Festa da Moagem – carros de bois começam a chegar aos pousos de Unaí; desfile na avenida será no dia 27, e festa no Parque de Exposições de 27/4 a 1º/5

Mais de 60 carros de bois, vindos de parte de Minas Gerais, do DF e de Goiás, estão sendo esperados para o tradicional desfile de quinta-feira, 27 de abril, que percorrerá parte da avenida Governador Valadares, da ponte até a praça São Cristóvão.

Um dos pontos altos da festa, o desfile culminará com a entrega de troféus aos carreiros na praça, com participação de representantes da Ascanor e da Prefeitura, entre as quais o prefeito José Gomes Branquinho, a secretária Luciana Navarro (Cultura e Turismo) e o presidente da Ascanor, Dilson Rodrigues Barbosa. O carreiro homenageado neste ano é Lindolfo Cordeiro da Silva, do distrito de Garapuava.

O desfile é apenas um dos destaques da Festa da Moagem e do Carro de Bois, cuja 22ª edição será realizada em Unaí do dia 27 de abril a 1º de maio.

O Parque de Exposições (aberto ao público) será o espaço de recepção dos carreiros para integração com o público, ponto de preparação da farinha, do caldo de cana, do melado, da rapadura, da venda de comidas típicas (carne de lata, paçoca de carne, arroz de carreiro, pão de queijo), e ainda palco de shows artístico-musicais. A entrada é gratuita.

A 22ª Festa da Moagem e do Carro de Bois é uma realização da Associação dos Carreiros e Candeeiros do Noroeste de Minas (Ascanor) e da Prefeitura de Unaí (PMU).

Além do apoio geral na organização e realização do evento, a Prefeitura é responsável por arcar com as despesas de aluguel do Parque de Exposições, da limpeza e segurança do local, da concessão dos troféus para os carreiros e do apoio na divulgação da festa.

FESTA COMEÇA BEM ANTES

Para os carreiros que já estão chegando a Unaí, a Festa da Moagem começa muito antes do desfile e da entrada das comitivas (de parte de Minas, Distrito Federal e Goiás) no Parque de Exposições.
De 18 a 26 de abril, os carreiros serão recepcionados na fazenda do Dirceu, no pouso do Alaor (fazenda Lontra, dia 25) e no pouso do Renildo (fazenda Curral Velho, dia 26).

Desta última (próxima ao bairro Mamoeiro), as comitivas saem (por volta das 7h), para o desfile (percorrem a MG-188 e entram na avenida, a partir das 13h) e para recepção dos troféus (na Praça São Cristóvão).

Carreiros de todas as comitivas (carreiro por carreiro) participantes do evento serão citados (pelo nome e a cidade de onde vêm), para receber o reconhecimento e serem homenageados (com o troféu carreiro “Lindolfo Cordeiro da Silva") pelos representantes da Prefeitura e da Ascanor.

SHOWS NO PARQUE DE EXPOSIÇÕES

As atrações artístico-culturais começam no parque na noite da quinta-feira (27/4), a partir das 21 horas.
Neste ano, a Ascanor contratou artistas “de fora”, como Edson Batista e Braguinha (dia 27), Flávio Brasil (dia 28), Ataíde e Alexandre (dia 29).

Os recursos para o pagamento provêm de emendas impositivas colocadas no orçamento municipal por vereadores.

Mas também a “prata da casa” ocupará o palco central da festa: Mattho Grandi e Matheus (apresentam-se dia 27), Bruno e Delucca/ Osmar e Adriano (duplas se apresentarão dia 30).

ABERTURA OFICIAL

A abertura oficial, no Parque de Exposições, está prevista para sexta-feira, 28 de abril, a partir das 21h.
Breve participação da Banda Municipal Lira Capim Branco, que executará músicas do cancioneiro nacional e internacional e tocará os hinos (nacional e municipal).

Depois da abertura (com pronunciamentos de autoridades), o grupo de Catira (Os Batatas) ocupa o centro do palco. Na sequência, Flávio Brasil dá o tom.

No domingo, 30 de abril, prevista a missa dos carreiros, a partir das 18h e, depois, apresentação de tradicionais grupos de folias: Folia de Reis de Ruralminas, Folia da Fazenda Saco Grande e Devotos dos Magos.

PARQUE ABERTO A PARTIR DAS 9h

Nos cinco dias de festa, o Parque de Exposições funcionará para recepcionar o público durante todo o dia, a partir das 9h.

Além das barracas de comidas típicas, o público poderá apreciar a Casa do Carreiro – um espaço separado dentro do parque e organizado pela família do homenageado (Lindolfo Cordeiro da Silva), onde poderá conferir atrações vinculadas ao carro de bois.

A Associação dos Artesãos de Unaí também fará exposição de sua produção artesanal, baseada especialmente na cultura do carro de bois. O público poderá apreciar e comprar bordados, esculturas e trabalhos em madeira que remetem a este importante símbolo cultural unaiense e que tem tudo a ver com a festa.

E, na segunda-feira, 1º de maio (feriado), a criançada terá seu dia “de festa”, com direito a brinquedos infláveis e distribuição de melado. A previsão é de que a 22ª Festa da Moagem e do Carro de Bois se encerre às 17h.

IMAGENS: FOTOS DE ARQUIVO DA ASCOM/PMU

moagemm ascom unai006