79º aniversário de Unaí – Branquinho: “Nossa festa é simples, mas feita com muita vontade”

logo pmu only


Toggle Bar

portal cidadao menu

acesso informacao minibanner

Pin It

As comemorações, que se iniciaram na noite de sexta, só foram terminar nas primeiras horas da madrugada desta segunda-feira (16/1). Uma extensa gama de atividades que tiveram como ponto de partida competições esportivas, passando pelas manifestações artístico-culturais (artesanato, artes plásticas, dança, capoeira, música, exposição literária), celebrações religiosas, brincadeiras para a criançada, chegando ao momento cívico e aos shows musicais.


“Nossa festa é simples, mas feita com muita vontade e bom gosto”, afirmou o prefeito José Gomes Branquinho, em pronunciamento durante momento cívico realizado na manhã desse domingo (15), no Salão Rural do Parque de Exposições.


“Procuramos privilegiar os músicos da nossa cidade, valorizar a prata da casa. Procuramos valorizar os grupos teatrais, os grupos de dança, os capoeiristas, a criançada (com brinquedos, pipoca, algodão doce), os ambulantes e barraqueiros, os que gostam de carros antigos”, disse Branquinho.
O prefeito também agradeceu às parcerias com entidades e associações da sociedade civil que participaram das celebrações.


RECONHECIMENTOS


Satisfeito, o prefeito distribuiu elogios e reconhecimentos aos presentes (e ausentes) em seu pronunciamento. Começou expressando a gratidão que tem pela população unaiense. “E aí, são todos, mesmo, cerca de 90 mil pessoas”. Agradeceu especialmente as mensagens e telefonemas que vem recebendo pelo aniversário da cidade. “Comemoração feita de forma simples, mas com coração transbordando de alegria”.


CÂMARA MUNICIPAL


Virou-se para a mesa de autoridades e fez um reconhecimento elogioso (reconhecimento especial) a cada representação ali posta. Voltou-se para o vereador Valdmix Silva (vice-presidente representando a Presidência da Câmara Municipal) e chamou a atenção para os vereadores presentes ao evento: Nair Dayana, Paulo César Rodrigues, Tião do Rodo, Paulo Arara e Raphael de Paulo.


“Ressalto a boa convivência que temos com a Câmara Municipal. A Prefeitura tem problemas demais. Se não tiver a parceria da Câmara, fica impossível governar um município do porte de Unaí. Mas graças a Deus, temos essa parceria, essa colaboração da Câmara”, reconheceu.


SERVIDORES PÚBLICOS


Ao mencionar a secretária de Cultura e Turismo, Luciana Navarro, o prefeito observou que ela representava todos os servidores da Prefeitura de Unaí. “Somos cerca de 2.500 servidores, e cada um faz seus serviços lá na ponta, atendendo nossa população, ajudando a cuidar das pessoas. Minha gratidão a todos os servidores da Prefeitura, porque são vocês que fazem as coisas acontecerem aqui na nossa querida Unaí”.


FORÇAS DE SEGURANÇA


Branquinho voltou-se para o representante da Polícia Penal, Sílvio Pereira Cardoso (diretor-geral da Paoj) e disparou: “a Polícia Penal representa, neste momento, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, a Polícia Civil, enfim, as forças de segurança. E Unaí é a regional: temos a penitenciária regional, a 16ª região de Polícia. As forças de segurança que cuidam de todo o noroeste de Minas estão sediadas aqui em Unaí. Leve às outras forças o meu abraço e a minha gratidão por tudo que fazem”.


UNAPREV


O assessor jurídico do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Unaí (Unaprev), José Eustáquio Ferreira Júnior, também ouviu o reconhecimento: “o nosso Unaprev é um instituto redondinho, arrumadinho. Não tem perigo de amanhã não dar conta de pagar nossos aposentados. Um abraço a todo o corpo administrativo do Unaprev”, ressaltou o prefeito.
O abraço também seguiu para os aposentados: “alguns estão sendo homenageados aqui, hoje. Mas quantos aposentados nós temos. Chegaram lá, merecidamente, depois de contribuir muito. Têm de ter mesmo direito ao descanso remunerado”.


SAAE


O prefeito Branquinho também reconheceu a relevância do Serviço de Saneamento Básico de Unaí, que é uma autarquia municipal. O diretor-geral, Alino Coelho ouviu os elogios, atentamente: “o Saae foi criado no final da década de 60 pelo prefeito Tão (Sebastião Alves Pinheiro) e faz um trabalho extraordinário”.


Branquinho observou que o Saae “é uma empresa nossa” e salientou que a tarifa de água em Unaí é a metade da cobrada pela Copasa em outros municípios. Ele mandou um abraço a todos os servidores e fez uma referência especial ao ex-diretor-geral Antônio Oliveira (coronel Oliveira). “Ele que tão bem fez pelo Saae nas administrações do Antério (ex-prefeito Antério Mânica) e na nossa administração (foi diretor de 2017 a 2022).


FAMÍLIAS DE EX-PREFEITOS


Ao voltar-se para a primeira-dama do município, Neuzani Soares Branquinho, o prefeito disse que ela poderia tranquilamente representar, naquele ato, as famílias dos ex-prefeitos.


“Ser prefeito não é fácil, não. Quem convive comigo, ali no dia a dia, sabe. É um privilégio ser prefeito de Unaí, mas dá muito trabalho. Sacrifica muito a família, e eu vejo isso nos meus filhos e na Neuzani”.


Branquinho disse que quando faz uma homenagem aos ex-prefeitos de Unaí, acaba sendo um reconhecimento às famílias deles, porque a maioria já faleceu. “Vivos, hoje, estamos o Antério, o Delvito, e eu. Coincidentemente, os três com a mesma idade, 68 anos, com diferença de meses um do outro”.


Com o sentimento de reconhecimento, Branquinho disse que não poderia deixar de abraçar as famílias dos ex-prefeitos, e citou (de memória) um a um: José Adjuto, João Costa, Romero Ulhoa Santana, José Luiz Adjuto Filho, Virgílio Justiniano Ribeiro, Sebastião Alves Pinheiro (Tão), Joaquim Santana, Ronaldo Marques, Saint’ Clair (Martins Souto), Adélio Martins, José Braz, Antério Mânica e Delvito Alves da Silva Filho.


BANDA MUNICIPAL


“E tenho de abraçar a Banda Municipal, com uma alegria enorme”, Branquinho afirmou, satisfeito. “A cidade tinha a Banda Lira Unaiense, que era uma associação. Quando ela terminou, sentimos (a Administração Municipal) a necessidade de criar oficialmente a banda de Unaí, que é do município. E foi criada por lei”.


O prefeito lembra que, juntamente com a Banda Municipal (Lira Capim Branco), também foi criado o Hino Municipal de Unaí. “Isso se deu quando eu era vice do Antério”.


Branquinho se disse envaidecido, quando ouvia a banda tocar o Hino de Unaí. “Principalmente naquela parte do hino que diz assim: ‘neste pedaço de chão, encontra-se um povo feliz’. E é verdade. Esta é a nossa Unaí”.


OUTROS PRONUNCIAMENTOS


Antes do prefeito, os demais membros integrantes da mesa de autoridades também se pronunciaram. Todos elogiaram o município de Unaí (que cresce e desenvolve sem parar, mas sem perder o sentido da fraternidade, da solidariedade e da cooperação), falaram do orgulho em viver aqui e desejaram que os próximos anos sejam de muita prosperidade para o município.

 

pronuu 0006

pronuu 0001

pronuu 0010

pronuu 0002

pronuu 0003

pronuu 0004

pronuu 0005

pronuu 0008

pronuu 0009

pronuu 0011

 




top