Comendadores de Santo Antônio do Boqueirão 2022

comend22 0006

Um dos pontos marcantes da Festa e Romaria, que em 2022 completou 274 anos no distrito do Boqueirão, é a parte oficial que conta com a solenidade de entrega das comendas, no dia de Santo Antônio – 13 de junho – data celebrada como feriado municipal. Um decreto do município regulamenta a concessão da Comenda de Santo Antônio do Boqueirão, instituída pela Lei 2.325, de 30/08/2005.

A honraria é concedida anualmente a, no máximo, cinco pessoas que contribuíram ou contribuem com a organização e o desenvolvimento da romaria. Os agraciados são indicados por Prefeitura, Câmara Municipal, Paróquia Nossa Senhora da Conceição e Associação dos Romeiros de Santo Antônio do Boqueirão (Arsab).

Os comendadores de 2022: Andreia Cristina Martins Pereira (indicada pela Prefeitura e representada no ato por Neuzani Soares), Dirceu José da Silva (indicado pela Arsab e representado no ato por seu irmão, Misael da Silva), Luciana Risolia Navarro Cardoso Vale (indicação da Prefeitura), Manoel Luiz Prado (indicado pela Paróquia) e Vainaci Soares Silva (indicação da Câmara Municipal).

ANDREIA CRISTINA MARTINS PEREIRA

comend22 0001

É natural de Mirabela, cidade do Norte de Minas. Mora em Montes Claros, onde graduou-se em Letras e tornou-se professora da Unimontes. Coordenou o campus da Unimontes em Unaí a partir de 2004. Ela teve notícias da festa de Santo Antônio do Boqueirão por intermédio dos acadêmicos do curso de Letras e de moradores (que sabiam de seu interesse por cinema) e que mencionavam o potencial audiovisual da romaria.

Seduzida pelos relatos, Andreia Martins decidiu conhecer e registrar a história, a religiosidade e demais manifestações da cultura popular presentes na festa de Santo Antônio do Boqueirão. Daí, nasceu o documentário "Romeiros de fé e festa", produzido em 2007. No ano seguinte, Andreia foi até o Boqueirão para uma exibição pública do documentário, que é também mencionado em catálogos do gênero e foi exibido em nichos de audiovisual Brasil afora.

DIRCEU JOSÉ DA SILVA

comend22 0002

Nasceu em Martinho Campos, região central de Minas Gerais. Casou-se com Dalva de Oliveira Silva, com quem teve três filhas: Délvia, Dorália e Dircéia. Em 1976, chegou a Unaí, onde comprou a Fazenda Canabrava e uma casa no conjunto Pink, no Centro da Cidade. Também foi proprietário das Fazendas Fartura, Forquilha, Tamboril e Palmeirinha.

Em 1995, juntamente com seu inseparável amigo, Dilson Rodrigues, deram vazão a projetos, entre os quais a recuperação da Romaria de Santo Antônio do Boqueirão, que naquela época passava por forte decadência.

Um dos idealizadores da Festa da Moagem e do Carro de Bois de Unaí, Dirceu é produtor rural, cooperado da Capul, vice-presidente da Ascanor (Associação dos Carreiros e Candeeiros do Noroeste de Minas) e criador de gado, de muares e de cavalos mangalarga marchador.

LUCIANA RISOLIA NAVARRO CARDOSO VALE

comend22 0003

Luciana Navarro é paulista, nascida em Bauru. Casada com Paulo Sérgio Cardoso Vale, com quem tem três filhos: João, Daniel e Pedro.

Moradora de Unaí desde 1985, Luciana é cidadã unaiense com título concedido pela Câmara Municipal em 2007.

Antes de 2017, ela participava da romaria como turista. Mas, a partir de então (já como secretária de Cultura e Turismo), passou para o outro lado: a atuar na organização do distrito, para a realização da festa, juntamente com a Paróquia e a Arsab.

Luciana afirma dividir a honraria com as demais Secretarias Municipais e servidores que se dedicam para que o Boqueirão funcione da melhor maneira possível na 1ª quinzena de junho.

MANOEL LUIZ PRADO

comend22 0004

Casado com Olga Martins Borges do Prado, o casal tem dois filhos: Robson e Tatiane.

Em 2002, quando Manoel contava 22 anos, começou a participar da romaria de Santo Antônio do Boqueirão e nunca mais se afastou.

Ficou encantado com as celebrações e logo se colocou à disposição para ajudar no apoio ao santuário, juntamente com a esposa Olga.

Foi o mestre de obras e pedreiro responsável pela construção do santuário novo.

Todos os anos, Manoel chega ao Boqueirão no dia 5 de junho e só vai embora quando acaba a festa, ficando com a responsabilidade direta sobre o santuário.

VAINACI SOARES SILVA

comend22 0005

Nascida em Bonfinópolis de Minas, é casada com Misael Délio da Silva, com quem tem três filhos: Bruno, Andressa e Diego.

Vainaci conheceu a festa de Santo Antônio do Boqueirão em 1984, quando prometeu a si mesma que (a partir de então) todos os anos visitaria a romaria.

Por diversos anos, fez parte da comitiva do cunhado, Dirceu José da Silva, época em que percorria a pé da Fazenda Canabrava até o distrito do Boqueirão, permanecendo durante todo o período da festa. Sempre ajudando na organização.

Desde o início dos anos 1990, Vainaci ornamenta as igrejas do Boqueirão para a romaria. Ela é fundadora e diretora da empresa Vainaci Eventos.