PMU e Sebrae oferecem curso de capacitação em gastronomia para segmentos de alimentação "fora do lar"

O Prepara Gastronomia Unaí está com as inscrições abertas até 1º de abril para seleção pública de empreendimentos gastronômicos. As inscrições e o curso de capacitação são gratuitos. São ofertadas 15 vagas para os empreendedores desses segmentos do setor de alimentação "fora do lar". Cinco das vagas são para a agricultura familiar.

Para se candidatar a uma vaga, o empreendedor deve estar com o CNPJ ativo, alvará sanitário vigente e registros oficiais em dia. Na área da agricultura familiar, o interessado precisa apresentar a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). O Prepara Gastronomia Unaí é fruto de parceria entre a Prefeitura (que vai alocar 30% de recursos no curso) e o Sebrae Minas (com aporte de 70%).

No link abaixo, o interessado acessa o edital com todas as informações:

Para se inscrever, acesse o link:

PROJETO COM METODOLOGIA ESTRUTURADA

O projeto foi desenvolvido em algumas cidades mineiras, como Ouro Preto, Diamantina e Paracatu. Já passou por Belo Horizonte e capacitou, por exemplo, vários botecos, o que culminou no tradicional "Comida di Buteco", festival anual que ocorre na capital mineira em um circuito de bares, onde o público pode experimentar os diversos petiscos e votar no que considera o melhor. O festival belo-horizontino virou modelo para várias cidades do Brasil.

O Festival de Gastronomia de Paracatu, um dos melhores de Minas, também é fruto de cursos de capacitação como este. Foi resultado de parceria entre Prefeitura, Sebrae e Associação de Bares e Restaurantes. "Está consolidado em Paracatu, funcionando muito bem. Mas é resultado da preparação de muitos anos. O próprio setor viu a necessidade de um evento que priorizasse, valorizasse a culinária local", reconhece o analista técnico do Sebrae-MG, Warley Henrique da Silva.

Ele confirma que Unaí tem um perfil diferente das cidades citadas e que, por isso, um programa "personalizado" foi pensado para o empreendedor unaiense, contextualizado e adaptado à realidade local.

COMO SERÁ A CAPACITAÇÃO?

O curso terá duração de cinco meses, com previsão de início em 18 de abril e término em 18 de setembro. De formato híbrido, haverá "aulas" on-line (conteúdo geral) e presenciais (conteúdo específico para cada segmento). Tudo feito de modo a facilitar a vida dos empreendedores, sem comprometer seu tempo de trabalho.

Num primeiro momento, os estabelecimentos vão trabalhar questões relacionadas à gestão e à produtividade. De tal modo, que eles sigam uma lógica de sustentabilidade, ou seja, fazer mais com menos, otimizar o uso da matéria-prima, melhorar os resultados do estabelecimento por meio da gestão.

"Alimento tem de ter padrão. Sem isso, o produto tende a não ter muita aceitabilidade", sentencia Warley. "Não adianta eu consumir hoje um produto com determinado padrão de sabor e amanhã o sabor ser outro, diferente". Gestão, processos estabelecidos, construção de cardápios (quantidades exatas, processo de preparação do produto), tudo isso terá apoio do Sebrae.

Na sequência, chefs renomados de cozinha (consultores especializados) vão para dentro dos estabelecimentos e, junto com o empreendedor ou com o funcionário responsável pela produção, encontrar formas de "melhorar e potencializar" a apresentação, o formato, o sabor do produto.

"Serão três momentos dos chefs de cozinha dentro do estabelecimento unaiense", adianta Warley. "Treinando, construindo novos pratos e inovando ou melhorando os já existentes".

O analista do Sebrae ressalta que a ideia central é o estabelecimento produzir pratos que de algum modo sejam inovadores. "Pode ser no formato de apresentação, de atendimento, de entrega. Não precisa ser necessariamente inovador na formulação do prato", ele explica.

Warley lembra que Unaí recebe o turismo de negócios e o turismo religioso, além é claro, dos muitos visitantes de final de semana. "Precisamos trabalhar a capacidade de atender bem esse cliente, já no momento em que ele adentra o estabelecimento, em que solicita o produto. E depois é caprichar na hora de produzir o prato".

A ideia é que ao final da capacitação, Unaí realize seu próprio festival de gastronomia. Os produtos resultantes da capacitação serão apresentados à sociedade unaiense. Além de capacitar os empreendedores locais, o programa faz uma interface com o projeto do Governo de Minas de estimular o segmento da gastronomia, a tradicional comida mineira, como um dos principais atrativos turísticos do Estado.

COMO VAI FUNCIONAR NA ZONA RURAL?

A secretária de Cultura e Turismo, Luciana Navarro, salienta que alguns "fazendeiros" da agricultura familiar (que estão na rota de ciclistas, motociclistas, cavaleiros, ecoturistas) também precisam ser capacitados e estarem aptos para receber o turista ou visitante que passam pela região e esperam consumir produtos com características locais. "Esse empreendedor é quem está no meio do caminho e pode receber o visitante (a cavalgada, por exemplo) com um biscoito, com uma pamonha, um pão de queijo, com um almoço, um frango caipira".

Ela conta, por exemplo, que há grupos de ciclistas (de Unaí e Brasília) que estão perfazendo trilhas para locais como Pedra do Canto (ou da Fartura), Pilão de Pedra, Boqueirão e pretendem oficializar alguns circuitos. E a pessoa (o empreendedor), que mora na região, está no meio do caminho dos visitantes, pode oferecer os produtos. "Depois de devidamente preparados para receber os visitantes, é só ligar, combinar". Todo mundo ganha. A economia gira.

gastronn 0001