Biblioteca Pública Municipal prepara 2ª etapa de modernização e informatização do setor

logo pmu only


Toggle Bar

portal cidadao menu

acesso informacao minibanner

Pin It

Com o avanço no setor de informatização e oferta de novos equipamentos digitais para a comunidade, a Biblioteca Pública entrará, em breve, num nível intermediário de modernização, comparável às faculdades da região. O diagnóstico é do bibliotecário Edson Frazão, ao anunciar o recurso de R$ 50 mil que será usado para a aquisição de novos equipamentos e de software (programa e recursos de informática) que facilitarão e ampliarão o acesso público ao acervo da biblioteca e a ferramentas de cadastramento e renovação do livro emprestado.


A Biblioteca Municipal fez jus ao recurso após ter aprovado projeto inscrito no edital do Fundo Estadual da Cultura do Governo de Minas, lançado em agosto de 2021, no projeto Requalifica Minas de financiamento à cultura. O resultado dando conta da aprovação do projeto unaiense saiu em fevereiro e da liberação do recurso, na semana passada.

 

NOVOS EQUIPAMENTOS


Os novos equipamentos virão com gerenciador de base de dados para agilizar a prestação de serviço ao usuário e tecnologia adaptada para garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência, que serão contempladas com tela ampliada, teclado em braile, mouse adaptado, tecnologia assistiva.


Uma sala para reuniões, palestras, cursos, conferências on-line será equipada com computador, webcam, 15 cadeiras, TV smart com tela de 60 polegadas e outros equipamentos digitais. Tudo para atender à comunidade, incluindo pessoas com deficiência.


Está prevista ainda aquisição de leitores de código de barras, impressora de cupons e máquina copiadora (tipo xerox) para facilitar a organização do trabalho e agilizar o atendimento dos usuários.


Serão alocados R$ 8,7 mil para aquisição de novos livros. Vão ser adquiridos, conforme levantamento dos títulos mais procurados pelos usuários. A maioria dos cerca de 20 mil títulos (literatura estrangeira e brasileira, infantil, alguns técnicos, de folclore, religião, educação e direito básico) que formam o acervo da Biblioteca Pública Municipal provêm de doações dos próprios usuários, incluindo os Amigos da Biblioteca, os quais integraram uma associação para alavancar o desenvolvimento e o fomento de atividades.


"Hoje, as diversas faculdades já têm bibliotecas virtuais. Estamos caminhando para isso", garante Frazão. Segundo ele, um dos objetivos é disponibilizar os livros de escritores unaienses em PDF, para acesso digital. "Se os escritores permitirem, vamos ampliar o acesso da população às suas obras".


SITUAÇÃO ATUAL


A maioria das pessoas que frequenta a Biblioteca Municipal é formada por estudantes de concurso, idosos em busca de informação/lazer e crianças, já que há espaço reservado só para elas. No local, os usuários encontram ambiente silencioso, sala com computadores para pesquisa e impressão, wi-fi gratuito, equipamentos para fotocópia e auxílio de servidores.


São 2,9 mil usuários cadastrados ativos, que retiram livros por empréstimo. O cadastrado mantém um livro por 10 dias, podendo renovar por mais 10. Mas, com a informatização do setor, o objetivo é que o usuário não tenha que ir à biblioteca para renovar o empréstimo, poderá fazê-lo on-line.


Outra vantagem para o cidadão, depois das aquisições, será consultar a maioria dos títulos do acervo da biblioteca pela internet. E ainda vários livros poderão ser lidos de forma digital, on-line, ou baixados para leitura em PDF. As obras com direitos autorais livre serão migradas diretamente para a plataforma digital. E, para isso, o leitor nem precisará estar cadastrado na biblioteca.


CADASTRO SÓ PARA EMPRÉSTIMO


Para frequentar a biblioteca ou usufruir dos diversos serviços (consulta em livros, pesquisa em computadores, impressão ou cópia de documentos, impressão de boletos, inscrição em cursos ou concursos, fazer um CPF ou documentos digitais, encaminhar uma mensagem, entre outros serviços), o cidadão não precisa ser cadastrado na biblioteca.


O cadastro é necessário apenas para levar o livro emprestado. Agora, para juntar-se aos quase 3.000 cadastrados, a pessoa deve apresentar duas fotos 3x4, documento pessoal, CPF e comprovante de endereço.


Com a aquisição do software e dos novos equipamentos, a expectativa é que a foto e a inscrição sejam feitas de forma digital. O leitor apenas precisando ir à biblioteca para retirar e devolver o livro.


A Biblioteca Pública é vinculada à Secretaria Municipal de Cultura e funciona na rua Aldeia, 360, das 7h às 17h30, sem interrupção.


PROJETOS PARA BREVE


Uma das metas é melhorar o espaço para o público infantil, com mais incentivo à leitura. Para isso, Edson Frazão afirmou que estão desenhando um projeto que envolve estagiários dos cursos de pedagogia e de biblioteconomia, incluindo os alunos de ensino a distancia que precisam fazer estágio.


Outro objetivo já traçado é a construção de uma sede própria da biblioteca, que no ano passado completou 50 anos de fundação e ainda funciona numa casa alugada.


De acordo com o bibliotecário, a Administração Municipal já tem um projeto pronto de construção de uma biblioteca com um anfiteatro anexo. "Fundamental ter um local mais bem preparado e adaptado para receber os mais diversos públicos", assinalou.


Trabalhando na biblioteca desde 2005, quando começou a organizar o acervo, Frazão afirmou sonhar com uma biblioteca que comporte 200 pessoas, bem estruturada, com espaço infantil organizado, sala de informática moderna, sala para reuniões e videoconferências. "Uma área para ser bem mais explorada na cidade".


Para impulsionar o setor, Frazão disse que a unidade conta com o apoio da Associação dos Amigos da Biblioteca Pública Municipal. Eles participam, estimulam a participação e buscam fomentar atividades para o espaço. E doam livros. "Alguns compram um livro, até lançamentos, leem e doam para a biblioteca". 


Os membros da associação dão sugestões, propõem melhorias e podem até conseguir recursos para aplicação no setor, sem precisar passar pela burocracia estatal.

 

livross 0001


livross 0003

livross 0005

livross 0007

livross 0008

livross 0009

livross 0010

livross 0011

livross 0012





top