Romaria de Santo Antônio do Boqueirão, 274 anos: estrutura construída e preparativos finais

logo pmu only


Toggle Bar

portal cidadao menu

acesso informacao minibanner

Pin It

A Festa e Romaria de Santo Antônio do Boqueirão, que este ano completa 274 anos, começa muito antes da data comemorativa do dia do Santo, 13 de junho. No mês de maio, já havia gente circulando no distrito, distante 44 km do Centro da cidade. Não só o pessoal da igreja, que faz uma trezena de 28 de maio a 9 de junho, mas famílias que vêm de outras localidades e ficam acampadas no Boqueirão, assim como os primeiros trabalhadores que vão e voltam faz algumas semanas.


O pessoal da Secretaria de Obras, Infraestrutura, Serviços Urbanos e Trânsito (Semoit) está no trecho há quase um mês. Da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), o pessoal está nos preparativos há cerca de dois meses, bem como o setor de Compras e Licitações, e ainda a Secretaria Municipal de Fazenda, desde a semana passada no local.


Junto com os primeiros acampados, chegaram também os trabalhadores, como o eletricista e quatro auxiliares contratados pela Prefeitura para dar suporte de energia elétrica nas barracas de comércio e barracas de acampados. Estão no Boqueirão desde 1º de junho.


Servidores da Semoit estão cuidando da manutenção das estradas de acesso ao distrito. Foram cascalhadas e niveladas, as pontes revisadas e reformadas, mata-burros reconstruídos. Um caminhão-pipa vai controlar a poeira no período, com o serviço mais intensificado entre os dias 10 e 13 de junho. O Departamento Municipal de Trânsito está sinalizando as vias com novas placas indicativas e de advertência.


A partir dessa segunda-feira (6/6), chega o pessoal que vai atuar na organização do trânsito no interior do Boqueirão e os funcionários que farão a limpeza e manutenção dos cinco banheiros. De terça em diante, uma guarnição da Polícia Militar e uma ambulância (com enfermeira) também estarão a postos no distrito.


A Escola Municipal funcionará como ponto de apoio central para o pessoal da Prefeitura, da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, assim como da Saúde.


ALVARÁS PARA O COMÉRCIO


Desde o último sábado (4/6), um pessoal da Secretaria Municipal de Fazenda está no Boqueirão liberando alvarás para as barracas de comércio. O valor da taxa é cobrado conforme o tamanho do espaço ocupado.


A ocupação do espaço comercial ficou acertado em reunião que a Prefeitura teve com os interessados. São comerciantes de Unaí e de outras localidades, que há muito tempo "locam" os espaços. "Temos a lista dos que estão sempre na festa", relata a secretária Luciana Navarro (Cultura e Turismo).


Um servidor da Prefeitura "assenta" a pessoa onde vai ficar a barraca comercial, faz a medição, encaminha para o pessoal da Sefaz, que providencia a guia para o pagamento do alvará. Só depois, é liberado o funcionamento.


ELETRICIDADE PARA COMERCIANTES E ACAMPADOS


Para terem instalados os pontos de energia elétrica, para iluminação e tomada, comerciantes e acampados precisam pagar uma taxa de instalação. Um eletricista licitado pela Prefeitura e credenciado pela Cemig é responsável pelas instalações. Está à disposição desde 1º de junho.


AMBULÂNCIA DE PLANTÃO


A partir desta segunda (6/6), haverá uma ambulância, com enfermeira de plantão, no distrito do Boqueirão. De sexta a segunda, dias de maior movimento, um médico (com equipamentos, como desfibrilador) também estará de plantão no distrito.


TRÂNSITO IMPEDIDO


Devido ao grande movimento de romeiros e visitantes, os veículos não poderão adentrar o espaço da festa já a partir desta terça. Um estacionamento será improvisado antes da ponte (sobre o rio Preto) do distrito, chegada pela via de acesso mais utilizada.


Acampados "registrados" receberão as credenciais para estacionar os veículos dentro do distrito, nos arredores do camping. Moradores e fazendeiros que precisam transitar pelo local também receberão credenciais. Poderão trafegar pelas ruas laterais. O trânsito estará proibido na rua central.


Além da organização do tráfego no distrito, "a rua livre" facilita a entrada e saída de carros de Bombeiro, Polícia e ambulância o mais rapidamente possível em caso de emergência (pessoa passa mal, incêndio, acidente). Placas de estacionamento proibido estão instaladas em ruas-chave.


BARRACAS, SÓ COM LONA ANTICHAMAS


A fim de evitar incêndios e os efeitos resultantes, a Prefeitura orienta comerciantes e acampados a instalarem barracas com lonas antichamas. Nada de plástico ou material altamente inflamável.


De acordo com Luciana Navarro, o Corpo de Bombeiros vem recomendando muito, e as pessoas estão avisadas. "Se for plástico, o bombeiro vai pedir para desmanchar", ela alerta. A secretária ressalta que os interessados foram informados dessa preocupação. "Não pode facilitar, não pode pôr nada que pega fogo fácil".


Além da lona antichamas, o acampado também precisa ter o disjuntor de energia para instalação elétrica, pois a Prefeitura não fornece. E é cobrado ainda que os barraqueiros (tanto comerciantes, quanto acampados) tenham um extintor de incêndio para a própria segurança, da família e dos outros.


PROBLEMA MAIOR É SOM AUTOMOTIVO


Luciana salienta que problema maior no Boqueirão é o som automotivo, que atrapalha missas, celebrações religiosas e perturba o sossego e o sono de quem quer, e precisa, dormir.


Prefeitura e Polícia Miliar solicitam que as pessoas colaborem. Campanhas de sensibilização em meios de comunicação da cidade, mídias sociais e aplicativos de mensagens estão sendo divulgadas para pedir a colaboração do público.


Campanhas de advertência também pedem a colaboração para condutores de veículos não dirigirem depois de ingerir bebida alcoólica, não transitarem em alta velocidade pela estrada de terra, para não tomar banho ou lavar os cabelos nos chafarizes espalhados pelo distrito, assim como para comerciantes evitarem de vender bebidas em garrafas de vidro.


USO DE MÁSCARA E ÁLCOOL EM GEL


O aumento da incidência dos casos de covid volta a preocupar. Por isso, a recomendação é que os romeiros, visitantes e festeiros em geral usem máscara de proteção durante a festa, pelo menos em lugares fechados, como nas igrejas e locais onde as pessoas estejam aglomeradas.


"Se a pessoa tiver com algum sintoma de gripe, favor não ir para o Boqueirão. Caso tenha de ir, colocar máscara de proteção e usar o álcool em gel com frequência", pede a secretária Luciana Navarro. O uso de máscara e a disponibilização de álcool já estão recomendados na central de apoio na escola e nas igrejas.


A secretária explica que quando se decidiu fazer a festa este ano, o índice de infestação de covid em Unaí estava muito baixo. "As pessoas estão vindo, o comércio está lá, os acampados chegando. Não tem mais como impedir a festa. Então, pedimos para as pessoas se protegerem, protegerem seus familiares e os outros romeiros ou visitantes".


COMENDAS E ESTANDARTES


No dia 13 de junho, dia de Santo Antônio, às 15h, serão agraciados com a Comenda de Santo Antônio do Boqueirão os cinco indicados para 2022: a Prefeitura indicou Luciana Navarro (gestora da pasta de cultura e turismo do município) e Andrea Martins (professora da Unimontes que produziu o documentário "Romeiros de Fé e Festa", em 2008); pela Câmara Municipal, foi indicada Vainaci Soares (ajuda na decoração da paróquia); pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição, foi indicado Manoel Lopes da Cruz (romeiro tradicional que auxilia nas missas); e a Associação dos Romeiros de Santo Antônio do Boqueirão – Arsab indicou José Dirceu da Silva (carreiro).


Antes, ainda na parte da manhã, serão apontados os vencedores do Concurso de Estandartes de Santo Antônio, uma promoção conjunta entre Prefeitura e Paróquia. Quatro jurados (indicados pela Prefeitura, Câmara, Paróquia e Arsab) vão selecionar os três melhores trabalhos, que serão premiados pela paróquia: vencedor recebe 1.000 reais, segundo colocado leva 500 reais, terceiro melhor estandarte recebe 300 reais. Os romeiros e visitantes também podem votar presencialmente no estande da Secretaria de Cultura, onde os estandartes estarão expostos à apreciação. Votação será encerrada às 10h do dia 13. E o resultado divulgado por volta do meio-dia.


MUSEU E CEMITÉRIO


A Sectur estabelece um pequeno museu no Boqueirão por ocasião da festa, para lembrar as antigas construções, hábitos e costumes do povo da região. O espaço fica situado ao lado da igreja antiga (imóvel onde, em outros tempos, funcionou uma escola, um cartório).


A Cultura Municipal está, inclusive, fazendo alguns levantamentos para buscar o tombamento definitivo da Festa de Santo Antônio em âmbito estadual e federal. Já é tombada no município.
"Mas, para isso a gente precisa de uma série de registros, como depoimentos de romeiros mais antigos, nomes de pessoas enterradas no cemitério local, fotos, documentos de época", conta Luciana Navarro. Segundo ela, quem puder contribuir para o levantamento, procurar o museu "temporário" no Boqueirão.


O cemitério local recebeu em 2019 uma placa com 50 nomes de pessoas sepultadas. Luciana afirma que existem mais pessoas enterradas lá. "A gente convida os romeiros que tenham conhecimento (dos registros da romaria ao longo do tempo) que passem lá no museu, levem seu depoimento, levem suas fotos antigas, algum registro histórico que faça menção ao distrito. Isso é importante para nós".

 

 bokeii 0001

bokeii 0002

bokeii 0003

bokeii 0004

bokeii 0005

bokeii 0006

bokeii 0007





top