O Dia Mundial do Turismo é comemorado em 27 de setembro. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) vai aproveitar o simbolismo da data para incentivar empreendimentos vinculados ao segmento a se cadastrar nos órgãos públicos oficiais ligados ao turismo em Minas e no Brasil. Empresários e comerciantes, principalmente do ramo da hotelaria e de bares e restaurantes unaienses, podem fazer o cadastramento pela internet, ação que demora em média cinco minutos. "Negócios" é o que mais movimenta Unaí no segmento turístico.
"O cadastro é obrigatório, se o empreendedor quiser ter seu negócio divulgado no mapa do turismo brasileiro", explica a secretária municipal Luciana Navarro (Sectur). "É fácil e rápido cadastrar a empresa. Tem um filminho que mostra o passo a passo".
A partir do cadastramento, a empresa ou comércio serão divulgados gratuitamente nas "mídias" do Ministério do Turismo e da Secretaria de Estado, condição que confere mais importância ao empreendimento e aumenta sua visibilidade, tanto em nível estadual quanto nacional.
A secretária afirma que aproveitará o Dia Mundial do Turismo para fazer essa campanha de divulgação, em rádio e TV de Unaí, a fim de informar as vantagens de o empreendedor unaiense figurar no mapa do turismo brasileiro. Essa campanha em Unaí deve contar com a participação do gestor executivo da Associação do Circuito Turístico Noroeste das Gerais, Igor Araújo Diniz.
Inventário turístico
Unaí assinou o termo de adesão ao Circuito Turístico Noroeste das Gerais no dia 12 de maio de 2017. Já é o segundo município do circuito com o maior número de itens inventariados. "Mas pelo tamanho de Unaí, ainda foram poucos os questionários respondidos", observa Luciana.
Para incentivar políticas e ações para o setor turístico dos municípios, governos federal e estadual cobram que os conselhos municipais do segmento estejam criados e em funcionamento, que os regimentos estejam atualizados, que os atrativos do município sejam inventariados e que os empreendimentos estejam cadastrados para figurar no mapa do turismo brasileiro.
"Esse é um trabalho de formiguinha, constante e contínuo, que os unaienses estão entendendo e começando a participar", conclui Luciana Navarro. Quem quiser mais informações, pode ligar na Sectur, telefone 3677-5054.