Revitalização da Rodoviária: intervenções mais profundas desde 1992

O terminal rodoviário de Unaí está se revestindo de uma nova roupagem. Falta muito pouco para que toda a obra de revitalização seja entregue à comunidade unaiense. Os banheiros da rodoviária (masculino e feminino) foram o setor que sofreram as intervenções mais profundas. Antes precários e sem atender às normas de acessibilidade, os banheiros foram reformulados do piso ao teto: tiveram renovados os pontos hidráulicos e hidrossanitários (novas divisórias, vasos sanitários novos, lavabo e torneiras novos), ganharam revestimento total de pastilha nas paredes, receberam piso todo em granito, espelhos, fraldário nos dois banheiros e conjunto sanitário para garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência, ou com mobilidade reduzida.

"Eu tinha vergonha dos antigos banheiros. O piso estava impregnado, chão sujo, poroso e fedorento, nem ácido dava mais jeito", relembra o administrador do Terminal Rodoviário de Unaí, Herculano Rodrigues. Ele observa que nos 27 anos de existência da rodoviária, essa é a primeira vez que o terminal passa por uma reforma mais acentuada, com destaque para os banheiros. "Agora sim, dá orgulho. Unaí merece isso". Para manter a limpeza, os banheiros são lavados, no mínimo, seis vezes por dia. Esses banheiros são os de uso geral. Porém, ainda estão em obras os vestiários (masculino e feminino), também com banheiro, para quem trabalha na rodoviária.

O Terminal Rodoviário Aprígio Furtado de Oliveira Neto foi inaugurado no dia 4 de setembro de 1992, pelo então prefeito Sebastião Alves Pinheiro, o Tão. A obra foi construída com recursos do município e, de lá pra cá, segundo Herculano, o terminal nunca passara por modificações como agora, com os banheiros sendo apenas a parte mais significativa da obra, que vai bem além. Pela rodoviária de Unaí passam uma média de 1.200 pessoas por dia, com movimento maior às segundas, quintas e sextas, quando esse número chega a dobrar. O movimento no terminal é mais intenso das 8h30 às 12h e das 13h30 às 15h30. Há um segurança de plantão na rodoviária, que fica das 5h às 17h. Depois desse horário, um vigilante faz a guarda noturna.

A Rodoviária de Unaí não se limita apenas às relações de venda de bilhetes e ao embarque e desembarque de passageiros. No local, funcionam salas: da Administração do Terminal, da Polícia Militar, do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), da Junta de Alistamento do Serviço Militar e da Diretoria Municipal de Trânsito. O terminal possui duas lanchonetes, uma unidade de guarda-volumes e guichês das empresas de ônibus Santa Izabel, Sertaneja, São Cristóvão, Real Expresso, Real Sul e Expresso Planalto. Os aluguéis rendem ao Terminal Rodoviário de Unaí cerca de R$ 14 mil, mensais, para despesas de manutenção. A unidade é subordinada à Secretaria Municipal de Administração.

Outras intervenções

Ainda que a intervenção mais importante tenha sido nos banheiros, porém todo o terminal recebeu melhorias. As obras foram (algumas ainda estão sendo) executadas com base em projeto arquitetônico elaborado pelo setor de engenharia e arquitetura da Secretaria Municipal de Obras. Depois de tudo pronto, incluindo as melhorias estéticas na parte interna /externa do terminal e iluminação de led, a Prefeitura Municipal terá gasto mais de R$ 400 mil na obra de revitalização.

Gisele Tonin, arquiteta da Prefeitura e responsável pelo projeto de revitalização da rodoviária, é quem dá detalhes sobre as várias modificações. Segundo ela, o piso de granitina antiga do terminal (tanto na área interna, quanto nos boxes da plataforma dos ônibus) passou por restauração. Corroída pelo tempo e pelo uso, a granitina foi totalmente retirada, recebeu resina, foi polida e reinstalada. Os guichês das empresas de ônibus receberam revestimento de pastilha, para melhorar a estética e facilitar a limpeza. Todo o terminal foi pintado, ganhando cores mais "clean", tornando o ambiente visualmente mais agradável e mais harmônico.

Os passeios (ou calçadas) externos do terminal também foram refeitos. A saída para a calçada frontal ganhou nova estrutura de escada, com corrimão e guarda-corpo, bem como rampas para garantir a acessibilidade. E, para suavizar o visual e dar um tom mais agradável, o talude (antes de concreto) foi substituído por grama.

Placa e iluminação

O Terminal Rodoviário também ganhará uma nova iluminação. As lâmpadas de halogênio (mais antigas) serão substituídas por potentes lâmpadas de led. No lado mais externo da plataforma de embarque e desembarque já foram instalados quatro postes, que também receberão potentes lâmpadas de led, deixando a área de entrada e saída dos ônibus mais iluminada.

A placa que identifica o terminal de Unaí terá letras maiores e será instalada numa parte mais alta da platibanda (estrutura metálica superior) da rodoviária. E, na porção lateral da rodoviária, ao lado do Fórum, serão instalados bancos. "Quem quiser esperar ou aguardar do lado de fora, terá essa opção para sentar-se ao ar livre", observa a arquiteta.

A expectativa é que as obras sejam totalmente concluídas em fevereiro, ou março.

terrodd 0010

terrodd 0001