A partir desta terça (8/10), mototaxistas irregulares poderão ter motos removidas e pagar multas

É o que prevê a Lei 13.855, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro no dia 8 de julho de 2019. A lei, que teria 90 dias para entrar em vigor, modifica o Código de Trânsito Brasileiro e traz artigo que prevê infração gravíssima, multa e remoção do veículo que presta o serviço sem a permissão da Prefeitura. De acordo com o setor de licitações da Prefeitura de Unaí, 60 mototaxistas receberam a permissão para o transporte de passageiros, depois de participarem de concorrência pública e serem aprovados em todas as fases do certame. O mototaxista sem a permissão pública está irregular e corre o risco de ser parado numa blitz ou fiscalização. De acordo com a lei, que entra em vigor nesta terça (8/10), a infração é gravíssima e resulta em multa e remoção da moto.

Como identificar o mototaxista regular?

Para usar o serviço legal e seguro de mototaxistas, o usuário pode visualizar algumas identificações: o mototaxista possui uma cópia da permissão assinada pelo prefeito, a moto possui uma faixa amarela identificadora com o número da permissão (cada mototaxista/permissionário possui um número identificador) e a moto possui duas antenas frontais de proteção e barras de segurança para o passageiro poder segurar com as duas mãos. Outra medida de proteção obrigatória é o mototaxista oferecer uma touca descartável para o passageiro/usuário usar por baixo do capacete. Os dois capacetes são amarelos. A moto não precisa ter cor definida.

"Recomendamos aos passageiros procurarem o mototaxista que possui a permissão, que está apto e atua na legalidade. A Prefeitura está legalizando o serviço, dando a oportunidade para o mototaxista trabalhar coberto pela lei. E o serviço legalizado dá mais segurança e proteção também para o passageiro", explica o superintendente de Compras e Licitações da PMU, Eurípedes Santana, ao observar que só consegue participar da concorrência e adquire a permissão pública o candidato que apresenta toda a documentação (pessoal e da moto), inclusive certidões negativas estadual e federal, e demonstra total aptidão para a prestação do serviço.

Se o usuário do serviço tiver dúvidas, ou quiser denunciar irregularidades, pode ligar no 3677-9610, ramal 9015.

MAIS 268 VAGAS

No dia 25 de novembro, a PMU vai abrir uma nova concorrência para conceder outras 268 permissões. Unaí possui vagas para 335 mototaxistas, conforme a proporcionalidade de um (transportador) para cada 250 habitantes.

Para participar da nova concorrência pública, o interessado deve entregar os documentos exigidos até o dia 22 de novembro, no setor de Compras e Licitações da PMU. Para mais informações, ligar no 3677-9610, ramal 9015.

Clique aqui e conheça o edital da concorrência pública nº 006/2019, com todas as informações.

mttxx 0001