Água e Esgoto

logo pmu only


Toggle Bar

portal cidadao menu

acesso informacao minibanner

Serviço Municipal de Saneamento Básico - SAAE - Autarquia municipal, responsável pela captação, tratamento, distribuição de água potável e coleta de esgoto sanitário.

saae sede
A nova sede do SAAE ocupa uma área construída de 2.700 metros quadrados


saae eta
Tratamento de Água:

95% da cidade de Unaí é abastecida pela E.T.A (Estação de Tratamento de Água), que recebe água do Rio Preto, através de bombeamento.


saae ete
Tratamento de Esgoto:

A ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) de Unaí desempenha importante papel ambiental e sanitário, evitando que o esgoto seja lançado no Rio Preto.

História do SAAE

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Unaí – SAAE foi criado pela Lei Municipal n.º 504 de 27 de novembro de 1967.

Atualmente o SAAE é uma autarquia municipal, com personalidade de direito público e dispõe de autonomia econômica, financeira, técnica, administrativa e patrimônio próprio.

Em 1986 foi inaugurada a Estação de Tratamento de Água – ETA convencional com capacidade para 82 l/s, com desinfecção e fluoretação da água tratada. Hoje tem capacidade para 200 l/s e fluculodores mecânicos. Atualmente ela é responsável por 95% do abastecimento de água no perímetro urbano, sendo que os 5% restantes são realizados através de poços tubulares.
O sistema de água atual conta com uma extensão de 182.000 metros de rede de distribuição em tubos de PVC e cimento, amianto com diâmetros entre 50 e 300 mm, abastecendo, até janeiro de 2008, a 18.223 ligações, todas hidrometradas com medidores de 1,5 a 20 m3/h. com um atendimento de 99% da população urbana.

O monitoramento da qualidade da água é executado em modernos laboratórios atendendo a todos os padrões de potabilidade exigidos pela portaria n.º 518/04 do Ministério da Saúde.

O SAAE de Unaí é responsável em operar, manter, conservar e explorar, diretamente, os serviços de água, esgoto sanitário e drenagem pluvial urbana na sede, nos distritos e nos povoados, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e das condições ambientais deste município.


fluxograma


Fonte: Serviço Municipal de Saneamento Básico - SAAE


mais sobre unai ibge

UNAÍ VIRTUAL

Navegue virtualmente pelas ruas de Unaí
googlemaps icon




top