Inaugurada ponte na Chapada do Catingueiro, região de alta produção agrícola

A Administração Municipal inaugurou, nessa segunda-feira (27/6), uma ponte sobre o Ribeirão Soberbo, na região da Chapada do Catingueiro. A ponte fica numa região com alta produção agrícola e, por isso, era uma reivindicação dos produtores havia quase 20 anos. Ela foi construída numa parceria entre a Prefeitura e grandes produtores rurais da região da chapada.

A nova ponte sobre o Ribeirão Soberbo está localizada há cerca de 80 quilômetros de distância da cidade, quase na divisa com o Estado de Goiás.

A ponte vai suportar carretas bitrens com 50 toneladas, porque foi construída sobre viga de metal e ocupa uma área de 6 metros de vão livre por 5,5 metros de largura.

Até o momento, o transporte era feito de forma precária, passando sobre uma ponte antiga (danificada) e que já não suportava mais o peso do movimento de veículos pesados na região.

O prefeito Delvito Alves disse não entender por que motivo as Administração Municipais passadas nunca consideraram essa ponte um gargalo numa área tão importante para a economia do município, especialmente para o segmento do agronegócio, haja vista que a região é um dos mais significativos redutos brasileiros da agricultura de alta precisão.

"Esta é uma obra de fundamental importância para o escoamento da produção agrícola. A Chapada do Catingueiro é uma das áreas com maior produção agrícola do Brasil e precisava de uma ponte que garantisse a passagem de plantadeiras modernas, colheitadeiras de última geração, bem como viabilizar o transporte da produção", afirmou Delvito.

Gerente da Fazenda Fênix, Ismar Xavier Lisboa comemorava a entrega da ponte. "É uma grande conquista, porque antes a gente era obrigado a dar uma volta grande para conseguir chegar ao outro lado do ribeirão, porque a ponte antiga já não suportava".

Marniel Lima dos Santos, gerente da Fazenda Santa Maria, revelou que a ponte antiga era também um risco constante para queda de caminhões e tratores.

E, além disso, ele apontou como grande perda de tempo e de dinheiro a baldeação que era preciso fazer com a carga, passando de um caminhão para outro.

"Há mais de 15 anos a gente vinha tendo transtornos com a ponte antiga. Com a entrega da nova ponte, vimos que o fluxo de trânsito na região já melhorou", celebrou Marniel.

Posta em funcionamento, a nova ponte vai encurtar as longas distâncias que os produtores eram obrigados a percorrer (podendo chegar a 50 km de voltas) e ainda garantir a segurança necessária para a passagem de carretas bitrens e outros grandes veículos usados na agricultura de precisão.

A Chapada do Catingueiro é a principal (área produtora de grãos) responsável por Unaí ocupar lugar de destaque no PIB agropecuário (soma das riquezas produzidas) de Minas e do Brasil.

pontsoberb 0001
Construída sobre vigas de metal, a ponte vai suportar peso de carretas bitrem com
capacidade de 50 toneladas

pontsoberb 0002