Ponte no PA Jiboia vai integrar comunidade separada por ribeirão

O Governo de Unaí entregou, nessa quarta-feira (22/6), à comunidade do Projeto de Assentamento (PA) Jiboia, uma ponte que vai integrar os dois lados da comunidade, antes separados pelo Ribeirão Jiboia. O assentamento fica a cerca de 90 quilômetros de distância da cidade (nas proximidades de Garapuava e Pedras de Marilândia), e os pequenos produtores reivindicavam a construção da ponte havia quase 20 anos.

A ponte, construída com trilhos de ferro sobre base de cimento (e madeira por cima), vai facilitar a vida dos "parceleiros" do assentamento que, antes, eram obrigados a "dar uma volta" de aproximadamente 40 quilômetros para ir até o outro lado do ribeirão e voltar de lá.

O assentamento Jiboia é constituído por 54 famílias, vivendo 18 de um lado do ribeirão e 36 do outro lado.

"A separação da comunidade pelo Ribeirão Jiboia dificultava as nossas relações sociais e econômicas, as atividades da associação, como por exemplo, participação dos assentados em cursos, relações comerciais, enfim, a falta dessa ponte nos trazia muito prejuízo. A ponte vai garantir a nossa integração", comemora Fernanda Guimarães, presidente da Associação Comunitária do PA Jiboia.

Para o prefeito Delvito Alves, a construção da ponte é mais uma ação governamental para melhorar a vida das famílias e fortalecer as atividades da agricultura familiar.

"A agricultura familiar é um setor que gera emprego e garante renda, sendo uma importante fonte de recursos da economia unaiense. E para avançar, os pequenos produtores necessitam do apoio forte e efetivo do poder público. E, aqui em Unaí, fortalecer este setor virou ação e programa do governo municipal", destacou o prefeito.

Segundo Delvito, a construção e manutenção de pontes, a cessão de tratores (do município para as associações de pequenos produtores rurais) para alavancar a produtividade e a manutenção das estradas rurais são ações que a Administração Municipal vem realizando para beneficiar as mais de 60 comunidades de produtores rurais, entre as quais 36 projetos de assentamento da agricultura familiar.

"A parceria com a Prefeitura está nos ajudando a superar os obstáculos e, com isso, a comunidade está avançando", sentenciou Ronildo de Almeida, vice-presidente da Associação Comunitária do PA Jiboia, que comemorou a entrega da ponte, benefício que era reclamado pela comunidade (junto às Administrações Municipais) havia quase 20 anos.

pontjiboiaa 0002
A ponte vai ligar os dois lados da comunidade do PA Jiboia, separados havia quase 20 anos

pontjiboiaa 0001
Quem vivia de um lado era obrigado a dar uma volta de 20 km para chegar ao outro lado do