Bolsa Família: Se não fizer pesagem, famílias podem perder benefício

O Cadastro Único Municipal (CadÚnico) alerta os beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF) em Unaí para a necessidade de manter atualizadas as condicionalidades de educação e saúde. E uma das principais condicionalidades é o acompanhamento vacinal e nutricional, com o respectivo controle do peso dos membros das famílias. A segunda vigência da pesagem 2014 termina em dezembro. Quem não pesar, poderá ter o benefício bloqueado pelo governo federal.

Para realizar a pesagem, os membros da família deverão comparecer à unidade de saúde mais próxima de casa ou procurar o agente de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Devem ser pesadas as mulheres de todas as idades (especialmente as gestantes) e os homens de zero a sete anos.

De acordo com dados do CadÚnico unaiense, apenas 30% das famílias beneficiárias foram pesadas durante a segunda vigência 2014 (julho a dezembro). Famílias que não cumprem as condicionalidades têm seu benefício bloqueado pelo governo federal. Mas, antes do bloqueio definitivo (desligamento do Bolsa Família), o descumprimento gera repercussões como advertência e suspensão do benefício.

Além da pesagem, outros compromissos da família beneficiada pelo PBF são freqüência escolar de crianças e jovens (até 18 anos), acompanhamento vacinal das crianças, controle nutricional dos membros da família (com a respectiva pesagem) e, ainda, obrigatoriedade do pré-natal das gestantes beneficiadas ou inseridas no programa.

Em Unaí, cerca de 4 mil famílias recebem o benefício do PBF, cuja média mensal do montante passa dos R$ 500 mil, recurso que gira majoritariamente no comércio local.

Cadastro Único

O Cadastro Único foi criado para o governo saber quem são e como vivem as famílias mais pobres. É por meio do CadÚnico que o governo consegue entender quais são as principais dificuldades que a família enfrenta e como o poder público pode ajudar a melhorar as condições de vida daquele núcleo familiar.

Fazendo parte do Cadastro Único, a família pode ser beneficiada por diversos programas, entre os quais o Bolsa Família, a Tarifa Social de Energia Elétrica e o Telefone Popular.

Podem ser cadastradas as famílias de baixa renda: que ganham mensalmente até meio salário mínimo por pessoa (resultado da renda familiar mensal dividida pelo número de pessoas da família) ou que ganham 3 (três) salários mínimos de renda mensal familiar total (somatório dos rendimentos da família).

O CadÚnico municipal funciona na Rua Alba Gonzaga, 1.131 (próximo à garagem da Santa Izabel). O atendimento ao público é de segunda a quinta-feira, das 7h às 18h. Na sexta-feira, funciona para procedimento interno, como lançamento de dados e atualização do sistema. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3677-4963.

pesag 0001
CadÚnico convoca famílias beneficiárias do PBF para
a pesagem dos beneficiários, que é uma das
condicionalidades