Município inaugura sede própria do CREAS

O Governo de Unaí, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e Cidadania (Semdesc), inaugurou na manhã dessa quinta-feira (24/4) a sede própria do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). O "motivo de orgulho" dos gestores é o fato de o CREAS ser o primeiro equipamento público da assistência social do município a ter sede própria. O prefeito Delvito Alves e o vice, Hermes Martins, participaram da inauguração acompanhados por secretários e assessores municipais, dirigentes de conselhos municipais da área da assistência social e de representantes de entidades socioassistenciais como Apae e Mão Amiga.

A principal função do CREAS é promover o atendimento de indivíduos ou famílias em situação de risco social ou pessoal, por violação de direitos, ou que já tiveram seus direitos violados. Para isso, o município investe na manutenção das instalações físicas e em pessoal especializado: assistente social, psicólogo, pedagogo, advogado e agente social.

Na construção da sede própria foram investidos R$ 303 mil, entre os quais R$ 73 mil de recursos próprios do município e R$ 230 mil de recursos federais.

"As obras sociais são importantes e até mais fundamentais que as obras físicas, porque atendem as pessoas nas suas maiores dificuldades, nos seus maiores problemas. E Unaí, hoje, já tem problemas que as cidades grandes têm", afirmou o prefeito, durante a solenidade de inauguração.

O secretário municipal Gilmar Lima (Semdesc) disse considerar aquele um "momento histórico para Unaí", explicando que o CREAS é o primeiro equipamento com sede própria em todo o Noroeste de Minas. O principal avanço, segundo ele, é que a unidade torna-se um centro de referência permanente, "o que é altamente desejável por realizar atendimento socioassistencial de alta complexidade".

Para a presidente da Câmara Municipal, vereadora Dorinha Melgaço – que durante seis anos foi secretária municipal do Desenvolvimento Social e Cidadania de Unaí – o CREAS funcionar em sede própria é uma importante conquista, já que o órgão lida com problemas sérios de indivíduos e de famílias, e precisa ser uma referência permanente para o usuário.

"O Creas presta um serviço de alta complexidade e é complicado ficar mudando de endereço", afirmou a vereadora, acrescentando que, em caso contrário (sem endereço fixo e com mudanças constantes), "os usuários perdem a referência de onde devem ir para efetivação da política de direitos".

Falando em nome dos profissionais do CREAS, a técnica de referência do órgão Claudiene Ferreira Gomes afirmou que os técnicos estavam naquele momento concretizando um sonho, no sentido de poder prestar um melhor atendimento aos usuários, na garantia de seus direitos. "Aqui vamos poder ser uma melhor referência no atendimento desde crianças até idosos em todas as ameaças ou violações efetivas de seus direitos", afirmou.

CRAS
Aproveitando a oportunidade, o secretário Gilmar solicitou ao prefeito Delvito que a administração municipal empenhe esforços para construir sedes próprias também dos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), pelos mesmos motivos que levaram a construir uma sede própria para o CREAS.

Unaí possui atualmente três CRAS: Mamoeiro, Canaã e Centro, todos funcionando em imóveis alugados, portanto, passíveis de mudança de endereços, o que pode gerar prejuízos em termos de referência para os usuários. Os CRAS são a porta de entrada dos usuários da política de assistência social para a rede de proteção básica e referência para encaminhamentos à proteção especial no CREAS.

"Vamos buscar recursos para construir os CRAS, sim. No próximo ano, já devemos ter novidades, porque vamos colocar recursos no orçamento para as obras de construção. Na nossa administração, vamos construir a sede própria dos três CRAS", afirmou o prefeito.

creas 0001
A sede própria do CREAS fica na rua Lisboa, 27, Vila São Sebastião; funciona das 7h30 às 11h
e das 13h às 17h30

creas 0002