Prefeitura e Fiemg promovem solenidade de formatura de 514 unaienses

Os mais de 500 unaienses que passaram cerca de um mês sendo capacitados por instrutores da Escola Móvel Sesi/Senai concluíram os cursos na quinta-feira (27/3). O certificado dá aos concluintes a possibilidade de ingressar no mercado de trabalho como empregados ou microempreendedores. A iniciativa foi resultado de parceria entre o Sistema Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais) e a Prefeitura de Unaí.

"Os resultados só surgem efetivamente de parcerias fortes. Os gestores públicos têm de se preocupar com as parcerias", disse o prefeito Delvito, durante a solenidade oficial de entrega de certificados aos concluintes.

De acordo com o prefeito, as parcerias são ainda mais perfeitas quando resultam em benefícios especialmente para as camadas mais necessitadas da população. "Temos uma obrigação maior com essas pessoas que mais dependem do serviço público", ressaltou ele, observando que Prefeitura e Sesi/Senai, por meio dos cursos, estão criando condições para que desempregados e subempregados tenham oportunidade de inserção no mercado de trabalho.

O secretário municipal do Desenvolvimento Social e Cidadania, Gilmar Lima, elogiou a perseverança e luta dos alunos, salientou o apoio da administração municipal aos segmentos sociais mais necessitados e também ressaltou a qualidade da parceria. "A parceria com o Sesi-Senai enaltece o município e a comunidade. Desde o primeiro contato até o momento atual, tudo aconteceu com muita eficiência e muito rapidamente", disse. Ele reconheceu como fatores concorridos para o sucesso da ação, o "alto nível" dos instrutores da escola móvel e a união dos secretários municipais "que deram as mãos nessa causa tão importante para o município".

Falando em nome da gerência da escola móvel, o analista de relações empresariais Kleber Lúcio Pinto louvou a iniciativa do presidente da Fiemg, Olavo Machado Júnior. Segundo ele, a ideia do presidente era promover a formação das pessoas por meio do ofício: "Aprender fazendo e fazer aprendendo". Ele agradeceu o prefeito de Unaí, que acreditou na parceria. "Acreditou, e deu certo. Dever cumprido", afirmou. Kleber aproveitou para agradecer também a todos os demais envolvidos no projeto.

Para o presidente da Regional Alto Paranaíba da Fiemg, João Batista Nunes Nogueira, a ideia da escola móvel "é fantástica", porque tem capacidade de levar conhecimentos a mais cidades de Minas Gerais, mesmo aos mais distantes rincões do estado. "Com certeza, hoje vocês têm mais conhecimento dentro do ofício que cada um escolheu", dirigiu-se aos formandos. João Batista prosseguiu: "As sementes foram plantadas, e as instruções que receberam vão dar a vocês mais condições para caminhar". Nogueira também destacou o que chamou de "parceria adequada entre Prefeitura e Fiemg, para as pessoas se desenvolverem e contribuir com os ideais da coletividade".

O gerente regional da Fiemg Alto Paranaíba, José Alexandre Ferreira Filho, resumiu seu discurso dizendo que o projeto escola móvel repetiu essa conclusão de cursos por 23 vezes em cidades de Minas Gerais e já capacitou mais de 15 mil pessoas.

Antes de finalizar seu pronunciamento e passar efetivamente à entrega dos certificados, o prefeito Delvito disse que o crescimento e o desenvolvimento de Unaí farão a administração municipal mais uma vez bater às portas da Fiemg. "Quem sabe num futuro breve vocês possam estar aqui para capacitar novas pessoas. Na próxima vinda da escola móvel a Unaí, com certeza um número maior de pessoas vai participar", concluiu Delvito.

sesi 0001
A Escola Móvel Sesi/Senai capacitou 514 unaienses para o mercado de trabalho

sesi 0002
O prefeito Delvito atribui o sucesso da iniciativa às parcerias fortes, como Prefeitura e Fiemg,