Dirigente da Escola Móvel Sesi /Senai explica funcionamento dos cursos em Unaí

O gerente da Escola Móvel Sesi/Senai, Levindo Araújo Costa, esteve em Unaí, na tarde dessa terça-feira (4/2), reunido com os secretários municipais das áreas de Desenvolvimento Social (Gilmar da Silva Lima), de Obras e Serviços Urbanos (João Lúcio Lima), de Educação (Francisca Peres) e de Comunicação Social (Osmar Leitão), para passar informações sobre a instalação da escola móvel e as 680 vagas para os nove cursos gratuitos oferecidos pela parceria entre a Prefeitura de Unaí e o Sistema Fiemg - Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Sesi e Senai).

Desde o dia 1º de dezembro de 2013, estão abertas no CPPT-SINE de Unaí (Rua Eduardo Rodrigues Barbosa, 180, Centro) as inscrições para os cursos de pedreiro de alvenaria, eletricista predial, costureiro, mecânico de motos, auxiliar administrativo, atendimento ao cliente, meio ambiente e sustentabilidade, oficinas de artesanato e Cozinha Brasil.

A iniciativa de trazer os cursos de capacitação profissional para Unaí nasceu de um encontro entre o prefeito Delvito Alves e o presidente da Fiemg, Olavo Machado Júnior. "A partir desse encontro, surgiu a proposta de a escola móvel instalar-se em Unaí para atender uma demanda reprimida da população e capacitar para o mercado de trabalho especialmente pessoas de baixa renda", revelou o secretário Gilmar Lima.

Levindo Costa explicou que a educação, a inclusão social e a geração de renda estão entre os principais objetivos da Escola Móvel Sesi/Senai. A fim de preparar os alunos para o mercado, Costa disse ser o suficiente as 80 horas/aula ofertadas pela instituição: são 20 dias letivos com quatro horas/dia de aula. O início das aulas está previsto para o dia 25 de fevereiro e haverá turmas nos períodos da manhã (8h às 12h) e da tarde (13h45 às 18h).

"O tempo é suficiente, porque procuramos privilegiar a parte prática, criamos no aluno o gosto pelo fazer e, principalmente, para descobrir dentro dele uma profissão", disse Costa. De acordo com o gerente da escola móvel, os alunos saem preparados para ocupar uma vaga no mercado de trabalho ou ainda para empreender seu próprio negócio. "Todos os alunos são submetidos a provas orais e práticas. Portanto, só recebe o certificado de capacitação quem for aprovado", afirmou.

No curso de pedreiro de alvenaria, por exemplo, a prova exige que o aluno seja capaz de montar o início de uma parede em "L", para observação do prumo, alinhamento, esquadro, níveis de bolha e planicidade, entre outros pontos. Dos alunos de elétrica predial são cobrados a funcionalidade, qualidade do acabamento e o tempo hábil na montagem de circuitos elétricos, como interruptores, tree way, four way, sensor de presença e campainha.

As aulas de mecânico de motos exigem que os alunos sejam capaz de desmontar e montar veículos, identificando peças, verificando defeitos e substituindo componentes. Já no curso de costura é observado se os alunos são capazes de confeccionar peças de acordo com o que foi ensinado: costura reta, curvada, côncava, noções de espaço, capricho e acabamento. As roupas produzidas nas aulas práticas são distribuídas para entidades filantrópicas.

A estrutura da escola móvel começa a ser montada em Unaí na quarta-feira, 12 de fevereiro, em terreno ao lado da Estação Rodoviária Municipal. A unidade principal conta com uma tenda móvel e modular de, aproximadamente 650 metros quadrados, dotada de secretaria, unidades de ensino, banheiros, sendo o ambiente iluminado e climatizado. A unidade é construída em estruturas metálicas e lonas, tendo o piso de madeira e divisórias revestidas. De acordo com o secretário João Lúcio Lima, para receber a estrutura, a Secretaria de Obras está dotando o local com distribuição de água, coleta de esgoto e terminais de energia elétrica.

Inscrições

As inscrições continuam abertas no CPPT-SINE de Unaí, situado na Rua Eduardo Rodrigues Barbosa, 180, Centro, quase esquina com Avenida José Luiz Adjuto. Os telefones para mais informações são 3677-5890 e 3677-2086.

Para se inscrever, o interessado deve ter no mínimo 16 anos e não precisa ter completado o ensino médio. O curso é totalmente gratuito e o aluno recebe uniforme e material de aula. No ato da inscrição, apresentar documento de identidade, CPF e comprovante de endereço. Menores devem se inscrever acompanhados dos pais ou responsáveis legais e portando certidão de nascimento.

escom 0001
Durante a reunião com os secretários municipais, o gerente da Escola Móvel Sesi/Senai,
Levindo Costa (na foto, de óculos), revela como será a estrutura e o funcionamento dos cursos

escom 0002