Repasse de subvenção municipal para a Mão Amiga salta de R$ 11 mil para R$ 25 mil em maio

O prefeito Delvito Alves anunciou na manhã dessa quinta-feira (14/2) o aumento do repasse mensal dos recursos de subvenção municipal à Associação Mão Amiga. Os recursos saltam dos atuais R$ 11 mil para R$ 25 mil a partir de maio. Membros da diretoria da entidade estiveram no gabinete durante o anúncio oficial.

O prefeito já havia recebido os dirigentes no gabinete dia 31 de janeiro e, depois, acompanhado por equipe de assessores, visitou a sede da Mão Amiga em 1º de fevereiro.

"Estamos recebendo a diretoria da Mão Amiga mais uma vez para o fechamento dos detalhes. Fomos ao local, conhecemos o trabalho de atendimento às crianças, um trabalho digno de elogios", declarou Delvito, após anunciar o aumento do repasse mensal.

O presidente da Associação Mão Amiga, Ronie José de Carvalho, disse reconhecer o ato administrativo como de "grande sensibilidade social" e firmou compromisso com o município. "Vamos nos comprometer aqui a gastar da melhor maneira possível o dinheiro, que não é nosso", salientou.

Entidade

Fundada em julho de 2003, a Associação Mão Amiga é uma entidade civil de caráter assistencial e filantrópico, sem fins lucrativos e com prazo de duração indeterminado.

O objetivo principal da entidade é ofertar serviço de acolhimento institucional para crianças e adolescentes que necessitem de medidas de proteção.

A Mão Amiga acolhe atualmente 23 crianças (de alguns meses a 14 anos de idade), que foram vítimas (dentro da família) de direitos negligenciados, abandono, abuso e toda sorte de violências. Essas crianças acolhidas pela entidade são resguardadas pela Justiça.

As crianças são assistidas por 25 funcionários, entre eles psicóloga, assistente social, cuidadoras/educadoras e auxiliares. Cozinheiras, faxineiras, lavadeiras e passadeiras, além de guardas noturnos completam o quadro de profissionais que prestam serviços à Mão Amiga.

Café da manhã, almoço, lanche e jantar fazem parte do cardápio diário das crianças no abrigo. Se em idade escolar, frequentam escolas municipais e estaduais. Parcerias e convênios do município garantem a participação das crianças em programas esportivos (futebol, vôlei, handebol) como o Segundo Tempo, oferecido no contraturno da atividade escolar.

O abrigo não possui profissionais de saúde. Mas, caso necessário, as crianças são encaminhadas (via parceria) para clínicas médicas e odontológicas ou para as unidades municipais de saúde.

De acordo com o presidente da Associação, a Mão Amiga tem despesa mensal de cerca de R$ 28 mil e uma receita fixa que soma R$ 16 mil, proveniente basicamente do repasse dos recursos de subvenção do município e do governo federal.

A sociedade organizada e os clubes de serviço ajudam a entidade com a doação de alimentos e material de limpeza e, esporadicamente, com doação em dinheiro.

mao01
No início do mês, prefeito e assessores visitam a Mão Amiga, para conhecer o funcionamento do local

mao02
Delvito ouve dirigentes da Mão Amiga e anuncia aumento no repasse da subvenção; A partir de maio,