topo ban fine

 
 

servicos solicitar banner

Abuso sexual infantil: “a gente tende a se distanciar daquilo que dá problema, daquilo que dá trabalho” (palestrante)

Despertar entre as instituições a consciência de que algo precisa mudar e sair de um ambiente "confortável". A mensagem é dirigida aos profissionais que lidam com as consequências do abuso sexual infantil ("tem muito profissional vocacionado e quer ser capacitado"), passando pela família e pela escola que são agentes importantes no processo de prevenção e combate ao problema. "É dentro da escola e da família que a criança está se expressando, revelando comportamentos". E chegando à sociedade: "Proteger a criança é papel de qualquer cidadão adulto". A manifestação foi feita pela psicóloga Beatriz de Paula, que juntamente com a psicóloga Twani Martins (ambas do Projeto Cure, de Brasília) foram responsáveis pelas palestras condutoras do evento ocorrido nessa quarta (27/4), no auditório da Câmara Municipal de Unaí.


Durante o fórum, as psicólogas expositoras abordaram os diversos aspectos que cercam a violência sexual contra a criança (o que é o abuso sexual infantil, tipos de abusos, dados gerais, mitos e verdades sobre o abuso, impactos sobre a criança abusada, sinais e sintomas na vítima, prevenção, educação sexual e habilidades socioafetivas, escola e família, traumas da vítima, combate, denúncia e acompanhamento).


Na plateia, membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Unaí (CMDCA) e do Conselho Tutelar (de Unaí e de Cabeceira Grande), técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, profissionais do Creas e dos Cras, das entidades que formam a rede de proteção da criança e do adolescente de Unaí, universitários, entre outros.


Integraram a mesa de autoridades a secretária de Desenvolvimento Social, Cláudia Maria de Oliveira; o presidente do CMDCA, Geraldo Mansur; o conselheiro tutelar Murilo Soares Mendes; a vereadora Nair Daiana (representando a Mesa Diretora da Câmara Municipal); e o delegado de Polícia Civil Alisson Felipe Procópio.


O 1º Fórum sobre Prevenção do Abuso Sexual Infantil é o evento que antecede a campanha do Maio Laranja, voltada para orientação e conscientização da sociedade sobre medidas de prevenção e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, que tem seu ponto culminante no dia 18 de maio.


A CADA HORA, TRÊS CRIANÇAS SÃO ABUSADAS SEXUALMENTE NO BRASIL – APENAS 10% DOS CASOS SÃO NOTIFICADOS ÀS AUTORIDADES


Esses foram apenas os primeiros dados apresentados pela psicóloga Twani Martins durante sua exposição de abertura dos trabalhos. E os números continuaram: o abuso se inicia geralmente quando a vítima tem entre 6 e 12 anos. Entre 20% e 30% dos agressores sexuais foram abusados sexualmente quando crianças, e 50% deles foram vítimas de maus-tratos físicos combinados com abuso psicológico.


"O abuso sexual infantil (contra meninos e meninas de até 12 anos) é mais frequente do que a gente imagina", disparou Twani. "A gente acha que o abusador está lá fora, mas não". Mais de 7 em cada 10 casos de abuso sexual infantil ocorrem na casa da vítima ou do agressor.


Ou seja, o abusador é alguém da própria família (podendo ser pai, tio, primo ou avô) ou conhecido da vítima, um amigo da família. Ou mesmo de fora do seio familiar (um pastor, um padre, um médico, um professor, entre outros).


O crime ocorre em todas as classes sociais (entre ricos, pobres, remediados, sem rosto, sem nome, sem cor, sem raça). "A gente precisa olhar mais para dentro dos nossos lares, das nossas famílias", a psicóloga aconselhou.


A minoria dos abusadores revela algum tipo de transtorno mental ou psicopatia, e a maioria tem orientação heterossexual. "Mitos precisam ser derrubados", alertou Twani. Entre os mitos a serem desconstruídos, ela citou alguns: "o abuso é algo raro", "o agressor sexual é alguém distante do ciclo da família", "as crianças podem inventar que estão sendo abusadas, pois fantasiam muito", "a vítima de abuso infantojuvenil pode esquecer o que passou ao longo do tempo", "quando a vítima não esboça resistência, não existe o abuso sexual".


RELAÇÃO SEXUAL COM MENOR DE 14 ANOS, MESMO QUE CONSENTIDA, É CRIME


O delegado Alisson Procópio explicou tratar-se de "estupro de vulnerável", ou seja, pessoa de até 13 anos é incapaz de consentir com o ato. A lei entende que a vítima não tem o desenvolvimento necessário, a maturidade emocional para consentir. "É crime, o indivíduo vai preso", afirmou o delegado, para quem a pessoa precisa saber as consequências de seu comportamento.


Mas, segundo Twani, nem todas as violações sexuais da criança ocorrem com contato físico. O pedido de fotos de nudez, envio de vídeos, gestos obscenos, narração de atos sexuais para crianças, exibicionismo também são frequentes e se encaixam na rubrica "tipo de abuso sem contato físico".


Por isso, a psicóloga dá uma dica: "os pais devem procurar saber o que as crianças andam vendo (ou com quem mantêm contato) em telas de computadores, tablets e, principalmente, telefones celulares".


É PRECISO ENSINAR A CRIANÇA A DIZER "NÃO" E A SE PROTEGER


Numa segunda parte do evento, a psicóloga Beatriz de Paula detalhou os impactos (sobre a vítima) provocados pelo abuso infantil e falou sobre a importância da escola e da família para a identificação de sinais e sintomas (emocionais, interpessoais, comportamentais, cognitivos e físicos). Depois abordou um ponto chave: a prevenção.


E a prevenção, segundo ela, tem a ver com a qualificação de profissionais para levar informação de qualidade à família e à escola. E neste particular, a psicóloga cita a Educação sexual e as habilidades socioafetivas como fatores fundamentais para "formar uma consciência" e começar a atacar o problema de frente.


"As instituições precisam se capacitar para esse ensinamento. Falar de prevenção é falar de família, de relações afetivas. Precisamos ofertar suporte às famílias, enxergar a família como instituição parceira e principal instrumento e combate à violência sexual infantil", ressaltou Beatriz.


A psicóloga reconhece que, sem uma formação adequada, ninguém está preparado para falar sobre educação sexual e relacionamentos afetivos. "A gente não tem a cultura de falar sobre relacionamento, sobre afetos. Falar sobre educação sexual é falar sobre o corpo e as relações afetivas, não necessariamente falar sobre sexo. Relação sexual não é só penetração (conjunção carnal)".


E nesse percurso de conhecimento do próprio corpo, da percepção do afeto, ela explica, é necessário ensinar a criança a dizer "não". Treinar a criança para se defender. "Mas, para isso, ela precisa entender o que é afeto, o que é carinho, e o que não é", observou. "É preciso criar um ambiente desfavorável para a ação do abusador, pois a criança é vítima da construção de uma situação em que vai sendo envolvida".


E é aí que entram a família, a escola, os equipamentos públicos, os agentes de proteção e, finalmente, a sociedade. "Proteger a criança é papel de qualquer cidadão adulto. Essa proteção é obrigatória. A sociedade não pode se omitir".


Da parte dos profissionais e técnicos, segundo Beatriz, eles têm de fazer o que precisa ser feito. "É preciso profissionais vocacionados para trabalhar os traumas dos agredidos. Ajudar essas vítimas a conseguir a cura. Por isso, essa necessidade de despertar a consciência das instituições de que algo precisa mudar. Qualificar profissionais para passar orientações para a escola, para as famílias".


Ela avalia que "a gente tende a se distanciar daquilo que dá problema, daquilo que dá trabalho. E o trauma é trabalhoso tratar, é trabalhoso prevenir. Mas precisamos agir, sair do nosso lugar de conforto".


"QUANDO MEXE NO VESPEIRO, É MUITA COISA QUE APARECE"


Registros oficiais unaienses apontam uma média de cinco casos de abusos sexuais por mês no município. Técnicos e autoridades, no entanto, dizem acreditar que há uma subnotificação. De acordo com levantamentos da Ouvidoria Nacional, somente 10% dos casos de abuso sexual são notificados oficialmente.


Com base na suspeita de subnotificação, o presidente do CMDCA de Unaí, Geraldo Mansur, questiona: "onde estão os outros 45 possíveis casos que podem estar ocorrendo mensalmente em Unaí?".


Ele mesmo responde que há muito trabalho pela frente, que muito se tem a fazer para combater essa chaga social que marca para sempre a vida de meninos e meninas, mais tarde homens e mulheres adultos. "Precisamos acordar para o problema, abrir os olhos e trabalhar duro. A prioridade número "um" é falar do assunto". E agir.


AO FINAL


Como ato final do fórum, as palestrantes se dispuseram a tirar dúvidas e responder aos questionamentos dos presentes. A maioria das perguntas versou sobre a educação sexual das crianças. O projeto Cure, devido à experiência desenvolvida, colocou-se à disposição para ajudar na qualificação dos profissionais ou interessados.

 

forumabuss 0007


forumabuss 0008

 

 forumabuss 0002

forumabuss 0005

forumabuss 0001

forumabuss 0004

forumabuss 0003

forumabuss 0006

forumabuss 0009


SmartNews.com
Previsão do Tempo

Siga-nos

    facebook FaceBook
insta icon Instagram
Twitter
linkedinico LinkedIn

Banco de Notícias

Assessoria de Comunicação Social e Relações Públicas - comunicaaiunai@gmail.com   -  (38)3677-9610 Ramal 9039
other a Sala de Imprensa (clique)

Notícias publicadas no período: 29/03/2005 até 17h24 do dia 13/12/2012

Prev Next Página:

18 de maio: oriente, ouça, denuncie!

18 de maio: oriente, ouça, denuncie!

18/05/2022 - Por Ricardo Ribas

SAÚDE – RETROSPECTIVA 2021

SAÚDE – RETROSPECTIVA 2021

29/12/2021 - Por Ricardo Ribas

CULTURA E TURISMO – RETROSPECTIVA 2021

CULTURA E TURISMO – RETROSPECTIVA 2021

28/12/2021 - Por Ricardo Ribas

ESPORTE E LAZER – RETROSPECTIVA 2021

ESPORTE E LAZER – RETROSPECTIVA 2021

28/12/2021 - Por Ricardo Ribas

FAZENDA MUNICIPAL – RETROSPECTIVA 2021

FAZENDA MUNICIPAL – RETROSPECTIVA 2021

28/12/2021 - Por Ricardo Ribas

GOVERNO (SEGOV) – RETROSPECTIVA 2021

GOVERNO (SEGOV) – RETROSPECTIVA 2021

28/12/2021 - Por Ricardo Ribas

EDUCAÇÃO – RETROSPECTIVA 2021

EDUCAÇÃO – RETROSPECTIVA 2021

27/12/2021 - Por Ricardo Ribas

Chuvas: Unaí em alerta

Chuvas: Unaí em alerta

24/12/2021 - Por Assessoria de Comunicação

Rosqueiro, por quê?

Rosqueiro, por quê?

19/10/2021 - Por Assessoria de Comunicação

Unaí no FCO é tema de audiência na Presidência

Unaí no FCO é tema de audiência na Presidência

30/09/2021 - Por Assessoria de Comunicação

Começou o Ruralão 2021

Começou o Ruralão 2021

14/09/2021 - Por Assessoria de Comunicação

Zumba volta a movimentar UAI

Zumba volta a movimentar UAI

22/06/2021 - Por Ricardo Ribas

Retirada de canteiros segue a todo vapor

Retirada de canteiros segue a todo vapor

29/06/2020 - Por Ricardo Ribas

Asfalto chega a Pedras de Marilândia

Asfalto chega a Pedras de Marilândia

17/06/2020 - Por Ricardo Ribas

Dengue em Unaí: muita larva e alto risco

Dengue em Unaí:  muita larva e alto risco

20/01/2020 - Por Ricardo Ribas

Creche e pré-escolar: matriculas abertas

Creche e pré-escolar: matriculas abertas

09/12/2019 - Por Junei Martins

Papai Noel já chegou em Unaí

Papai Noel já chegou em Unaí

02/12/2019 - Por Junei Martins

VORTEX: BATALHA DE RIMA LOTA PRAÇA DA AABB

VORTEX: BATALHA DE RIMA LOTA PRAÇA DA AABB

30/10/2019 - Por Junei Martins

Unaí vai inaugurar UTI nesta sexta-feira

Unaí vai inaugurar UTI nesta sexta-feira

16/10/2019 - Por Junei Martins

Teatro unaiense premiado em Ponte Nova

Teatro unaiense premiado em Ponte Nova

23/09/2019 - Por Junei Martins

Unaí tem 60 mototaxistas legalizados

Unaí tem 60 mototaxistas legalizados

16/09/2019 - Por Junei Martins

Verdão da Serra de volta

Verdão da Serra de volta

13/09/2019 - Por Junei Martins

Aberto o cadastro escolar para 2020

Aberto o cadastro escolar para 2020

01/07/2019 - Por Ricardo Ribas

Grota do Cidade Nova com os dias contados

Grota do Cidade Nova com os dias contados

27/06/2019 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – AMALEGIS 2017/2018

RETROSPECTIVA – AMALEGIS 2017/2018

24/01/2019 - Por Ricardo Ribas

Unaí 75 anos: celebração oficial de gala

Unaí 75 anos:  celebração oficial de gala

16/01/2019 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – CULTURA E TURISMO 2017/2018

RETROSPECTIVA – CULTURA E TURISMO 2017/2018

21/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – FAZENDA 2017/2018

RETROSPECTIVA – FAZENDA 2017/2018

21/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – SAAE 2017/2018

RETROSPECTIVA – SAAE 2017/2018

20/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – SAÚDE 2017/2018

RETROSPECTIVA – SAÚDE 2017/2018

19/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – ESPORTE E LAZER 2017/2018

RETROSPECTIVA – ESPORTE E LAZER 2017/2018

18/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – MEIO AMBIENTE 2017/2018

RETROSPECTIVA – MEIO AMBIENTE 2017/2018

18/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – EDUCAÇÃO 2017/2018

RETROSPECTIVA – EDUCAÇÃO 2017/2018

17/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA ADMINISTRAÇÃO 2017/2018

RETROSPECTIVA ADMINISTRAÇÃO 2017/2018

12/12/2018 - Por Ricardo Ribas

Prefeitura paga servidores nesta sexta (28/9)

Prefeitura paga servidores nesta sexta (28/9)

26/09/2018 - Por Ricardo Ribas

Unaí terá Banco de Alimentos

Unaí terá Banco de Alimentos

17/08/2018 - Por Ricardo Ribas

Falta de UTI volta à pauta de discussões

Falta de UTI volta à pauta de discussões

27/07/2018 - Por Ricardo Ribas

Escolas municipais recebem mobiliário novo

Escolas municipais recebem mobiliário novo

11/04/2018 - Por Ricardo Ribas

Comprado elevador para prédio da Prefeitura

Comprado elevador para prédio da Prefeitura

14/03/2018 - Por Ricardo Ribas

Uma tarde para falar da saúde do homem

Uma tarde para falar da saúde do homem

01/12/2017 - Por Ricardo Ribas

Chuva provoca perdas e danos no Cidade Nova

Chuva provoca perdas e danos no Cidade Nova

28/11/2017 - Por Ricardo Ribas

Prefeitura retoma operação tapa-buracos

Prefeitura retoma operação tapa-buracos

23/06/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Organizadores avaliam Festa do Boqueirão

Organizadores avaliam Festa do Boqueirão

14/06/2017 - Por Ricardo Ribas

Aberta oficialmente a 15ª Semana de Museus

Aberta oficialmente a 15ª Semana de Museus

16/05/2017 - Por Ricardo Ribas

Conferência de Saúde aprova 83 propostas

Conferência de Saúde aprova 83 propostas

10/05/2017 - Por Ricardo Ribas

Escola Glória Moreira comemora 18 anos

Escola Glória Moreira comemora 18 anos

04/05/2017 - Por Ricardo Ribas

União: Prefeitura de Unaí, SAAE e UFVJM vão trabalhar juntos

União: Prefeitura de Unaí, SAAE e UFVJM vão trabalhar juntos

07/04/2017 - Por Assessoria de Comunicação

PMU inicia cirurgias de castração de cães

PMU inicia cirurgias de castração de cães

21/03/2017 - Por Ricardo Ribas

Prefeitura participa de blitz comemorativa do Dia da Mulher

Prefeitura participa de blitz comemorativa do Dia da Mulher

08/03/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Prefeitura e Ascanor definem parceria para a 19ª. Festa da Moagem

Prefeitura e Ascanor definem parceria para a 19ª. Festa da Moagem

24/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

PSF´s do Primavera e Novo Horizonte se mobilizam contra a Dengue

PSF´s do Primavera e Novo Horizonte se mobilizam contra a Dengue

24/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Prefeitura retira quebra-molas desnecessários

Prefeitura retira quebra-molas desnecessários

23/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Unaí quer implantação de Samu

Unaí quer implantação de Samu

13/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Município recebe novos ônibus para transporte escolar

Município recebe novos ônibus para transporte escolar

13/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Tapa-buracos depende da usina e da chuva

Tapa-buracos depende da usina e da chuva

06/02/2017 - Por Ricardo Ribas

Governo de Unaí quer fiscalização atuante

Governo de Unaí quer fiscalização atuante

02/02/2017 - Por Ricardo Ribas

Prefeitura vai pagar menos por combustível

Prefeitura vai pagar menos por combustível

01/02/2017 - Por Ricardo Ribas

Administração renegocia contrato de transporte coletivo

Administração renegocia contrato de transporte coletivo

01/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Prefeitura quer acabar com filas na Central de Regulação

Prefeitura quer acabar com filas na Central de Regulação

20/01/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Governo vai extinguir quatro Secretarias Municipais

Governo vai extinguir quatro Secretarias Municipais

19/01/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Unimontes vai ampliar presença em Unaí

Unimontes vai ampliar presença em Unaí

18/01/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Hospital Municipal quer se livrar de sucatas

Hospital Municipal quer se livrar de sucatas

17/01/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Branquinho recebe servidores do Unaprev

Branquinho recebe servidores do Unaprev

12/01/2017 - Por Ricardo Ribas

Limpeza de Unaí começa pela Praça JK

Limpeza de Unaí começa pela Praça JK

05/01/2017 - Por Ricardo Ribas

Visita a secretarias e órgãos municipais

Visita a secretarias e órgãos municipais

03/01/2017 - Por Ricardo Ribas

Prefeito faz 1ª reunião com secretariado

Prefeito faz 1ª reunião com secretariado

03/01/2017 - Por Ricardo Ribas

Manhã cívica marca início dos trabalhos

Manhã cívica marca início dos trabalhos

02/01/2017 - Por Ricardo Ribas

ADEUS GROTA DO TAQUARIL

ADEUS GROTA DO TAQUARIL

30/06/2016 - Por Ricardo Ribas

CCZ oferece seis cães para adoção

CCZ oferece seis cães para adoção

27/06/2016 - Por Ricardo Ribas

Por que fazer o Cartão Unaí Saúde?

Por que fazer o Cartão Unaí Saúde?

23/02/2016 - Por Ricardo Ribas

UAI promove 1º Forró para os idosos

UAI promove 1º Forró para os idosos

14/01/2016 - Por Ricardo Ribas

Diplomados os novos conselheiros tutelares

Diplomados os novos conselheiros tutelares

11/01/2016 - Por Ricardo Ribas

Same/Sesau orienta população sobre HIV-Aids

Same/Sesau orienta população sobre HIV-Aids

04/12/2015 - Por Ricardo Ribas