topo ban fine

 
 

servicos solicitar banner

Com a pandemia, aumentaram casos de abuso sexual contra crianças; psicólogo do Creas Unaí dá dicas de prevenção

A violência doméstica de uma forma geral aumentou muito, mas contra a criança e o adolescente está uma "coisa horrorosa", chegando a dobrar, ou mesmo triplicar os casos, nesse período pandêmico. A constatação é do psicólogo do Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Unaí (Creas), Roger Campos. Ele atribui a escalada da violência intrafamiliar em geral e do abuso sexual contra crianças e adolescentes em particular, ao fato de as pessoas terem ficado mais "fechadas" em casa, devido à pandemia e à necessidade do isolamento social. Tal situação levou à deterioração das relações dentro de algumas famílias.

 

"É comum a mãe sair para trabalhar, e o marido (ou namorado, ou companheiro, ou avô, tio, irmão ficarem em casa. Quando se trata de pedófilos, isso é uma grande ameaça às crianças, principalmente meninas", ressalta Roger. "É só pegar as estatísticas, você verá que a maioria dos abusadores é o pai, o padrasto, o avô, um tio. Eles estão no topo da lista dos abusadores. Porque, normalmente, o abusador é próximo da criança e em quem ela confia".

 

PERFIS DE ABUSADORES

 

Roger Campos ensina que existem dois "terríveis" perfis de abusadores sexuais: o predador, que abusa e mata. "Normalmente é um criminoso. Ele vai cometer o crime e ser preso". O segundo tipo é o sedutor, o pior dos dois na opinião do psicólogo, porque age disfarçado de bonzinho e, principalmente, está acima de qualquer suspeita dentro da família. "Ele compra a criança com dinheiro, com presentes. Ele abusa durante anos de filhas, de sobrinhas, de enteadas, sem que ninguém o interrompa".

 

"Quando falo de abuso não se trata necessariamente de estupro. Porque o estupro é fato consumado. É muito mais fácil você prender um cara que estuprou, devido às marcas físicas deixadas na vítima (escoriações, arranhões, ferimentos, mordidas) que podem ser descobertas pela perícia técnica da polícia. Por outro lado, o abuso, com a criança molestada sem o ato consumado, é terrível. Deixa marcas psicológicas devastadoras, porque o estrago que um abuso sexual provoca é devastador", argumenta Roger, com 21 anos de experiência na área de psicologia clínica.

 

Pedofilia é doença?

 

O psicólogo é enfático ao afirmar que pedofilia não é doença. Segundo explica, trata-se de uma perversão sexual terrível que provoca muita dor nas vítimas, porque o pedófilo só se satisfaz quando consegue seu intento, o que persegue com muita obsessão.

 

Como prevenir o abuso?

 

Roger Campos orienta as mães a não deixarem crianças (principalmente meninas) sozinhas com qualquer pessoa, mesmo que seja da família. Adolescentes rapazes (estão com a sexualidade aflorada pelos hormônios, o que pode ser agravado pelo uso de álcool e drogas), adultos muito apegados a crianças (mesmo sendo tios, avôs, primos). "Às vezes, é melhor deixar a criança com uma pessoa contratada", diz o psicólogo.

 

Lembro a ele que nem toda mãe tem condição de contratar alguém para tomar conta da criança. Nesse caso, ele orienta que a mãe deixe a criança, principalmente meninas, com uma irmã mais velha (que já tenha discernimento e responsabilidade), uma avó, tia, madrinha, ou com mulheres. "Evite deixar a menina com homens, porque é muito arriscado. O maior índice de abusos sexuais contra crianças ocorre dentro de casa e praticados por homens da família", ensina. "Em toda minha vida profissional de mais de duas décadas, só atendi dois casos em que os abusos sexuais foram cometidos por mulheres. O grosso dos casos é cometido por homens, por isso o alerta".

 

Para o psicólogo, as campanhas contra o abuso sexual de crianças e adolescentes deveriam focar especialmente na prevenção, nem tanto na denúncia como vem sendo disseminado. "A denúncia é importante, mas quando um caso chega a ser denunciado, o estrago já está feito".

 

Oriente a criança!

 

Roger Campos salienta que deve haver amor, afeto em família (que nem tudo é risco, ameaça, perigo), mas alerta que existe uma linha muito tênue entre afeto e a violação da intimidade da criança. Segundo ele, principalmente a mãe deve ensinar à criança que ninguém deve pôr a mão no corpo dela. "Ensine que somente a mamãe, a vovó, a titia, a madrinha podem dar banho ou trocar uma roupa. Caso alguém ponha a mão no corpo, peça a ela para lhe contar", recomenda o psicólogo.

 

Nada de pegar as meninas e sentar no colo do avô, do tio, do primo. Nada de meninas ou meninos ficarem andando nus pela casa. "Tudo isso é muito desnecessário", alerta. "São hábitos muitos estranhos que precisam ser rejeitados, como permitir brincadeiras de mau gosto com as crianças, pegar demais no corpo da criança, sentar a criança no colo, encher de carícias e até tocar nas partes íntimas da criança. Cuidado!".

 

O psicólogo explica que suas orientações podem parecer "caretas", mas quando avaliadas com atenção, podem salvar uma vítima em potencial de abusos e evitar que carreguem sequelas psicológicas por anos a fio, ou mesmo para sempre. "Não é para ficar paranoico com isso, claro. Mas é importante ficar atento ao redor da criança, especialmente meninas. "É muito importante que as pessoas tenham noção de respeito, de pudor, de intimidade. Nosso corpo é nosso templo. A gente precisa ter privacidade, intimidade. Adultos também devem evitar de ficar nus na frente das crianças", recomenda.

 

E o papel da escola?

 

Como o abuso ocorre em todas as classes sociais, econômicas, na cidade e na zona rural, o psicólogo ressalta que a escola é um grande agente de orientação e uma porta para denúncias. "Professores precisam falar com as crianças, porque o pai e a mãe muitas vezes ignoram como ajudar. Muitas vezes eles próprios foram vítimas de abuso e reproduzem isso naturalmente", avalia Roger. Ele reconhece que problemas dessa natureza permeiam toda a sociedade, que deve ser engajada em campanhas contra o abuso sexual infantil, mas a escola é uma célula frequentada por todo tipo de criança e adolescente, inclusive potenciais vítimas de abuso e exploração sexual.

 

Para o psicólogo, quando o assunto é violência e abuso contra seus alunos, a escola não deve ter o papel apenas pedagógico, mas de diagnóstico social. "Como professor que fui durante muitos anos, vejo que a escola é muitas vezes negligente. Muitas vezes, é do conhecimento da comunidade escolar de que uma criança é abusada, que um pai ou mãe são drogados, que a criança vai suja para escola, com fome, com sinais de espancamento, doente, e as famílias não fazem nada. E a escola não faz nada".

 

Segundo ele, crianças pedem socorro, inclusive com relação à sexualidade, e é preciso que a escola tenha um olhar diferenciado para certos alunos. "Fui professor durante 18 anos e sabemos o que é um aluno acuado em sala de aula, muitas vezes vítima de um pai violento". Algumas crianças filhas de uma mãe negligente, acrescenta o psicólogo, pedem socorro é para a professora, única pessoa em quem confia e que a criança às vezes vê como mãe.

 

Para Roger, além de oferecer tratamento mais humanizado, a escola também poderia falar sobre corpo, sexualidade, higiene corporal íntima, autoproteção, autocuidado, direitos das crianças, privacidade, intimidade, respeito. "Esses temas deveriam ser disciplina curricular recorrente no ensino fundamental", opina o psicólogo do Creas.

 

E o Creas?

 

O Creas é uma unidade pública de prestação de serviço social especializado, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania de Unaí (Semdesc) e atende indivíduos e famílias socialmente vulneráveis que tiveram seus direitos violados, como nos casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

 

O Creas Unaí funciona na avenida Lisboa, 28, bairro São Sebastião. O telefone é o 3677-5083. Pode ser consultado por quem tem dúvidas sobre o tema ou precisa de mais informações.

 abucrii 0001

SmartNews.com
Previsão do Tempo

Siga-nos

    facebook FaceBook
insta icon Instagram
Twitter
linkedinico LinkedIn

Banco de Notícias

Assessoria de Comunicação Social e Relações Públicas - comunicaaiunai@gmail.com   -  (38)3677-9610 Ramal 9039
other a Sala de Imprensa (clique)

Notícias publicadas no período: 29/03/2005 até 17h24 do dia 13/12/2012

Prev Next Página:

Rosqueiro, por quê?

Rosqueiro, por quê?

19/10/2021 - Por Assessoria de Comunicação

Unaí no FCO é tema de audiência na Presidência

Unaí no FCO é tema de audiência na Presidência

30/09/2021 - Por Assessoria de Comunicação

Começou o Ruralão 2021

Começou o Ruralão 2021

14/09/2021 - Por Assessoria de Comunicação

Zumba volta a movimentar UAI

Zumba volta a movimentar UAI

22/06/2021 - Por Ricardo Ribas

Retirada de canteiros segue a todo vapor

Retirada de canteiros segue a todo vapor

29/06/2020 - Por Ricardo Ribas

Asfalto chega a Pedras de Marilândia

Asfalto chega a Pedras de Marilândia

17/06/2020 - Por Ricardo Ribas

Dengue em Unaí: muita larva e alto risco

Dengue em Unaí:  muita larva e alto risco

20/01/2020 - Por Ricardo Ribas

Creche e pré-escolar: matriculas abertas

Creche e pré-escolar: matriculas abertas

09/12/2019 - Por Junei Martins

Papai Noel já chegou em Unaí

Papai Noel já chegou em Unaí

02/12/2019 - Por Junei Martins

VORTEX: BATALHA DE RIMA LOTA PRAÇA DA AABB

VORTEX: BATALHA DE RIMA LOTA PRAÇA DA AABB

30/10/2019 - Por Junei Martins

Unaí vai inaugurar UTI nesta sexta-feira

Unaí vai inaugurar UTI nesta sexta-feira

16/10/2019 - Por Junei Martins

Teatro unaiense premiado em Ponte Nova

Teatro unaiense premiado em Ponte Nova

23/09/2019 - Por Junei Martins

Unaí tem 60 mototaxistas legalizados

Unaí tem 60 mototaxistas legalizados

16/09/2019 - Por Junei Martins

Verdão da Serra de volta

Verdão da Serra de volta

13/09/2019 - Por Junei Martins

Aberto o cadastro escolar para 2020

Aberto o cadastro escolar para 2020

01/07/2019 - Por Ricardo Ribas

Grota do Cidade Nova com os dias contados

Grota do Cidade Nova com os dias contados

27/06/2019 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – AMALEGIS 2017/2018

RETROSPECTIVA – AMALEGIS 2017/2018

24/01/2019 - Por Ricardo Ribas

Unaí 75 anos: celebração oficial de gala

Unaí 75 anos:  celebração oficial de gala

16/01/2019 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – CULTURA E TURISMO 2017/2018

RETROSPECTIVA – CULTURA E TURISMO 2017/2018

21/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – FAZENDA 2017/2018

RETROSPECTIVA – FAZENDA 2017/2018

21/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – SAAE 2017/2018

RETROSPECTIVA – SAAE 2017/2018

20/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – SAÚDE 2017/2018

RETROSPECTIVA – SAÚDE 2017/2018

19/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – ESPORTE E LAZER 2017/2018

RETROSPECTIVA – ESPORTE E LAZER 2017/2018

18/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – MEIO AMBIENTE 2017/2018

RETROSPECTIVA – MEIO AMBIENTE 2017/2018

18/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – EDUCAÇÃO 2017/2018

RETROSPECTIVA – EDUCAÇÃO 2017/2018

17/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA ADMINISTRAÇÃO 2017/2018

RETROSPECTIVA ADMINISTRAÇÃO 2017/2018

12/12/2018 - Por Ricardo Ribas

Prefeitura paga servidores nesta sexta (28/9)

Prefeitura paga servidores nesta sexta (28/9)

26/09/2018 - Por Ricardo Ribas

Unaí terá Banco de Alimentos

Unaí terá Banco de Alimentos

17/08/2018 - Por Ricardo Ribas

Falta de UTI volta à pauta de discussões

Falta de UTI volta à pauta de discussões

27/07/2018 - Por Ricardo Ribas

Escolas municipais recebem mobiliário novo

Escolas municipais recebem mobiliário novo

11/04/2018 - Por Ricardo Ribas

Comprado elevador para prédio da Prefeitura

Comprado elevador para prédio da Prefeitura

14/03/2018 - Por Ricardo Ribas

Uma tarde para falar da saúde do homem

Uma tarde para falar da saúde do homem

01/12/2017 - Por Ricardo Ribas

Chuva provoca perdas e danos no Cidade Nova

Chuva provoca perdas e danos no Cidade Nova

28/11/2017 - Por Ricardo Ribas

Prefeitura retoma operação tapa-buracos

Prefeitura retoma operação tapa-buracos

23/06/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Organizadores avaliam Festa do Boqueirão

Organizadores avaliam Festa do Boqueirão

14/06/2017 - Por Ricardo Ribas

Aberta oficialmente a 15ª Semana de Museus

Aberta oficialmente a 15ª Semana de Museus

16/05/2017 - Por Ricardo Ribas

Conferência de Saúde aprova 83 propostas

Conferência de Saúde aprova 83 propostas

10/05/2017 - Por Ricardo Ribas

Escola Glória Moreira comemora 18 anos

Escola Glória Moreira comemora 18 anos

04/05/2017 - Por Ricardo Ribas

União: Prefeitura de Unaí, SAAE e UFVJM vão trabalhar juntos

União: Prefeitura de Unaí, SAAE e UFVJM vão trabalhar juntos

07/04/2017 - Por Assessoria de Comunicação

PMU inicia cirurgias de castração de cães

PMU inicia cirurgias de castração de cães

21/03/2017 - Por Ricardo Ribas

Prefeitura participa de blitz comemorativa do Dia da Mulher

Prefeitura participa de blitz comemorativa do Dia da Mulher

08/03/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Prefeitura e Ascanor definem parceria para a 19ª. Festa da Moagem

Prefeitura e Ascanor definem parceria para a 19ª. Festa da Moagem

24/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

PSF´s do Primavera e Novo Horizonte se mobilizam contra a Dengue

PSF´s do Primavera e Novo Horizonte se mobilizam contra a Dengue

24/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Prefeitura retira quebra-molas desnecessários

Prefeitura retira quebra-molas desnecessários

23/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Unaí quer implantação de Samu

Unaí quer implantação de Samu

13/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Município recebe novos ônibus para transporte escolar

Município recebe novos ônibus para transporte escolar

13/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Tapa-buracos depende da usina e da chuva

Tapa-buracos depende da usina e da chuva

06/02/2017 - Por Ricardo Ribas

Governo de Unaí quer fiscalização atuante

Governo de Unaí quer fiscalização atuante

02/02/2017 - Por Ricardo Ribas

Prefeitura vai pagar menos por combustível

Prefeitura vai pagar menos por combustível

01/02/2017 - Por Ricardo Ribas

Administração renegocia contrato de transporte coletivo

Administração renegocia contrato de transporte coletivo

01/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Prefeitura quer acabar com filas na Central de Regulação

Prefeitura quer acabar com filas na Central de Regulação

20/01/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Governo vai extinguir quatro Secretarias Municipais

Governo vai extinguir quatro Secretarias Municipais

19/01/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Unimontes vai ampliar presença em Unaí

Unimontes vai ampliar presença em Unaí

18/01/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Hospital Municipal quer se livrar de sucatas

Hospital Municipal quer se livrar de sucatas

17/01/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Branquinho recebe servidores do Unaprev

Branquinho recebe servidores do Unaprev

12/01/2017 - Por Ricardo Ribas

Limpeza de Unaí começa pela Praça JK

Limpeza de Unaí começa pela Praça JK

05/01/2017 - Por Ricardo Ribas

Visita a secretarias e órgãos municipais

Visita a secretarias e órgãos municipais

03/01/2017 - Por Ricardo Ribas

Prefeito faz 1ª reunião com secretariado

Prefeito faz 1ª reunião com secretariado

03/01/2017 - Por Ricardo Ribas

Manhã cívica marca início dos trabalhos

Manhã cívica marca início dos trabalhos

02/01/2017 - Por Ricardo Ribas

ADEUS GROTA DO TAQUARIL

ADEUS GROTA DO TAQUARIL

30/06/2016 - Por Ricardo Ribas

CCZ oferece seis cães para adoção

CCZ oferece seis cães para adoção

27/06/2016 - Por Ricardo Ribas

Por que fazer o Cartão Unaí Saúde?

Por que fazer o Cartão Unaí Saúde?

23/02/2016 - Por Ricardo Ribas

UAI promove 1º Forró para os idosos

UAI promove 1º Forró para os idosos

14/01/2016 - Por Ricardo Ribas

Diplomados os novos conselheiros tutelares

Diplomados os novos conselheiros tutelares

11/01/2016 - Por Ricardo Ribas

Same/Sesau orienta população sobre HIV-Aids

Same/Sesau orienta população sobre HIV-Aids

04/12/2015 - Por Ricardo Ribas

Prefeituras fecham as portas dia 24 de agosto

Prefeituras fecham as portas dia 24 de agosto

17/08/2015 - Por Ricardo Ribas

Prefeito visita Agrobrasília 2015

Prefeito visita Agrobrasília 2015

14/05/2015 - Por Assessoria de Comunicação

Passeata contra a dengue: quinta-feira (30/4), às 7h30

Passeata contra a dengue: quinta-feira (30/4), às 7h30

27/04/2015 - Por Assessoria de Comunicação