Mulheres do Cras Mamoeiro são beneficiadas com coletores menstruais

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania promoveu o workshop com o Projeto “Dona do Meu Fluxo”. O evento ocorreu na sexta-feira (21/7) na sede do Cras Mamoeiro e distribuiu coletores para 40 mulheres do programa oferecido pelo Centro de Referência. O projeto foi elaborado por mulheres da Korui, que produz absorventes femininos, e pela Raízes Desenvolvimento Sustentável, que tem experiência de mais de 10 anos com comunidades. Essa ação distribuiu coletores menstruais para mulheres em situação de vulnerabilidade pelo sertão de Minas Gerais.

As doações da Korui fazem parte de seu compromisso social de doar 1 coletor menstrual a cada 10 vendidos. Em 2017, elas estão sendo realizadas em parceria com o Projeto Raízes. A ação foi batizada de “Dona do meu Fluxo” e ocorreu entre os dias 15 e 25 de julho. No dia 21 de julho, o encontro foi em Unaí.

O Projeto Dona do Meu Fluxo tem como objetivo reduzir a desigualdade social. O foco é explicar o uso prático, quebrar o tabu e demonstrar as suas vantagens para o corpo e o bolso das mulheres, assim como para o meio ambiente. 

Durante o workshop foi explicado:

• O uso prático do coletor menstrual;
• A quebra que o tabu a respeito do ciclo menstrual;
• A diminuição da distância dessas mulheres com o próprio corpo (algumas não frequentaram a escola e nunca tiverem aulas de anatomia);
• As vantagens do uso do coletor a longo prazo – para o corpo, para o bolso e para o meio ambiente.

palestracras3
Coletores

Os coletores menstruais Korui são feitos de silicone medicinal e são inseridos no canal vaginal para coletar o sangue menstrual. Eles não absorvem, então não alteram a flora vaginal e são considerados opções muito mais saudáveis para o corpo feminino. Diferente dos absorventes descartáveis, os coletores menstruais não possuem químicos, não assam, não irritam e são totalmente hipoalergênicos.

Quando inserido corretamente, o coletor menstrual cria um vácuo que impede vazamentos. Ele proporciona até 12 horas de proteção, o que faz com que as meninas e mulheres possam viver sem se preocupar com a menstruação. Elas podem se sentar confortavelmente, pode andar, correr e participar normalmente das atividades do dia a dia. Além disso, o coletor menstrual pode ser reutilizado.

Para mais informações, acessar:
http://www.korui.com.br/quem-somos/
http://raizesds.com.br/pt/