Diplomados os novos conselheiros tutelares

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) concedeu diploma aos cinco novos conselheiros tutelares que vão atuar em defesa das crianças e adolescentes de Unaí, entre 2016 e 2019. A solenidade ocorreu no plenário da Câmara Municipal, na sexta-feira (8/1).

Foram diplomados Rafael Alves da Silva, Júnia Araújo Menezes Santos, Eleusa Luiza Soares Pessoa, Danusa Carvalho Costa e Délio Oscar Neto. Os cinco novos conselheiros entraram em exercício à zero hora de domingo (10/1).

Eles foram "escolhidos" após passar por etapas de processo seletivo e depois de eleição pública aberta a todos os inscritos no colégio eleitoral de Unaí.

O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não-jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos infanto-juvenis, definidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O Poder Executivo foi representado no ato pelo secretário municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Gilmar da Silva Lima, e o Legislativo pelo vereador Thiago Martins.

Representou o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Severina Alda de Aguiar, presidente em exercício da entidade.

Para Alda, "o conselheiro tutelar não ocupa um cargo ou emprego público, mas cumpre uma missão". E essa missão, segundo a presidente do CMDCA, depende do apoio da família do conselheiro e o da sociedade para ser bem desempenhada.

O secretário municipal Gilmar Lima (Semdesc) lembrou, para acentuar a missão que ora se inicia, que o Conselho Tutelar funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, 365 dias por ano, em regime de plantão permanente.

"Com a dedicação de cada um de vocês, acreditamos num bom trabalho. Unaí é uma cidade que não para de crescer, e a demanda pelo serviço dos conselheiros cresce na mesma proporção", disse o secretário antes da diplomação.

O vereador Thiago Martins colocou a Câmara Municipal à disposição do Conselho Tutelar e disse desejar que o município garanta as condições satisfatórias para que os conselheiros realizem um bom trabalho.

A Polícia Militar possui uma relação "importante, próxima e íntima" com o Conselho Tutelar, segundo enfatizou a tenente Camila Oliveira Fernandes, representante do 28º Batalhão no evento.

Conforme explicou, tanto a criança e o adolescente são vítimas de violência como também são autores de crimes, situação que impõe uma ação constante da PM.

No complemento do trabalho dos policiais, há necessidade do contato permanente com os conselheiros e um trabalho conjunto PM-Conselho Tutelar.

A oficial militar disse estar pessoalmente no 28º BPM à disposição dos conselheiros tutelares, a fim de garantir o melhor andamento desses trabalhos que envolvem conjuntamente as duas instituições.

posstutelar 0002
A diplomação dos conselheiros tutelares foi prestigiada por familiares e agentes da rede de
atendimento à criança e ao adolescente de Unaí

posstutelar 0001