Festa das crianças sensibiliza sobre combate ao trabalho infantil
- 04/11/2015 - 08:47
- Por Ricardo Ribas
Crianças dos mais variados bairros de Unaí estiveram na Praça JK (da Prefeitura), no sábado (24/10), para um dia inteiro de festividades comemorativas do mês das crianças. O Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e a Semdesc (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania) aproveitaram o momento de lazer, diversão e muitas brincadeiras da criançada, para também tratar de um assunto muito sério com os adultos: combate ao trabalho infantil.
Aproveitando a presença de pais e outros adultos, servidores do Creas, dos Cras, da Semedesc e do Conselho Tutelar distribuíram material informativo, a fim de alertar a população sobre a necessidade de combater o trabalho infantil, considerado crime pela legislação brasileira.
Para chamar maior atenção para esse crime, foram afixados também nos brinquedos cartazes contendo frases de impacto sobre a proibição do trabalho infantil.
O principal objetivo da ofensiva municipal foi sensibilizar a população para o fato de que "criança precisa brincar, estudar e viver. Trabalhar somente quando crescer".
A campanha buscou, ainda, sensibilizar a sociedade para uma participação efetiva na campanha, denunciando casos de trabalho infantil.
As denúncias podem ser feitas em qualquer dessas instituições: Ministério Público do Trabalho, Polícia Militar, Polícia Civil, Conselho Tutelar, Creas, Cras e no Disque 100-Direitos Humanos.
Animação de palhaços, pintura de rosto, pula-pula, escorregador, touro mecânico e piscina de
bolinhas estiveram entre as brincadeiras que rechearam as comemorações na Praça JK
O momento foi oportuno para também sensibilizar os adultos sobre a irregularidade que envolve
o trabalho infantil, crime previsto em lei federal