Unaí lança “Outubro Rosa” para prevenir contra câncer nas mulheres

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) lançou, na manhã desta quinta-feira (1º/10), a campanha "Outubro Rosa: Unaí na luta contra o câncer". O evento será promovido por todo o mês de outubro e visa alertar as mulheres unaienses para a necessidade de fazer exames preventivos contra o câncer de mama e do colo de útero.

Na abertura do evento, a Sesau reuniu os profissionais da atenção básica de saúde (médicos, enfermeiros, agentes de saúde e técnicos de enfermagem) no auditório das Faculdades Inesc, onde ocorreu palestra da médica reguladora do município, Diva Rodrigues, que é ginecologista e obstetra.

"Vocês são a porta de entrada das mulheres no serviço de saúde. O momento mais frágil da vida do ser humano é quando ele chega doente. Portanto, façam sua parte da melhor maneira possível", exortou a médica aos presentes, ao iniciar a palestra.

Mais ações

Para esta sexta-feira (2/10), está prevista uma caminhada de conscientização, a fim de chamar a atenção para a necessidade de se prevenir o câncer feminino.

Com o apoio de um carro de som, o grupo sairá da Praça JK (da Prefeitura), às 8 horas, seguirá pela Avenida Governador Valadares até a Praça São Cristóvão e retornará (até a Praça JK) pela Rua São José.

Colo do útero

Como parte das ações do Outubro Rosa, a Sesau está convocando as mulheres com idade entre 25 e 64 anos que não realizaram (este ano) o exame de prevenção do câncer do colo de útero, para fazerem o agendamento da coleta de material na própria Secretaria de Saúde (Rua Calixto Martins de Melo, 249 – Centro).

Para os exames (papanicolau), um veículo da Sesau (Unidade Móvel de Saúde) estará estacionado na Praça JK (da Prefeitura), a partir da segunda-feira (5/10). A unidade móvel ficará na praça durante todo o mês de outubro.

Para mais informações, ligar 3677 5049.

Mamografia

A carreta da mamografia, unidade móvel da Secretaria de Estado de Saúde, também esteve estacionada na Praça JK nos meses de agosto e setembro.

Em parceria com o município, conseguiu-se atacar o problema da demanda reprimida por exames de mamografia em Unaí: mais de 6.000 mulheres com idade entre 45 e 69 anos foram examinadas na unidade móvel.

Os exames que revelaram alteração da mama estão sendo acompanhados por médicos da Sesau, que - em casos necessários - fazem o encaminhamento das mulheres para exames complementares, em busca da obtenção de um diagnóstico mais preciso.

outrosa 0002
O lançamento da campanha contou com a presença da coordenadora da Atenção Básica
Estadual, Lenice Martins, e do secretário municipal de Saúde, Ernandes de Menezes Júnior

outrosa 0001