topo ban fine

 
 

servicos solicitar banner

Médico geneticista fala sobre doenças raras; Unaí possui caso de mucopolissacaridose

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) trouxe a Unaí, na sexta-feira (11/9), o médico geneticista Gérson Carvalho, para dar mais detalhes sobre uma doença rara lisossomal chamada mucopolissacaridose. A doença atinge 1 em cada 250 mil indivíduos nascido vivos, e Unaí possui um caso da doença. O geneticista usou o auditório do Saae para dar uma aula sobre o assunto que envolveu técnicos da área de saúde pública, particular e Apae.

"Chegou até nós, no Hospital da Criança de Brasília, uma solicitação de consulta para avaliar uma criança com suspeita de mucopolissacaridose de tipo 6 proveniente de Unaí. Quando fizemos os exames, confirmamos que o paciente tinha a doença e providenciamos o tratamento", explicou o geneticista que, durante a aula, falou (especialmente) sobre diagnóstico, sintomas e tratamento.

De acordo com Gerson Carvalho, as capitais dos estados brasileiros são centros de referência para o tratamento de doenças raras. Unaí faz parte do fluxo que demanda Brasília (DF). Quanto ao diagnóstico, ele explica que o geneticista é o médico com maior aptidão para fazê-lo. Porém, segundo ele, o diagnóstico pode ser feito por qualquer médico que conheça a doença.

O especialista explicou que o Ministério da Saúde (por meio da Portaria 199/2014) tem estimulado a capacitação dos médicos para fazerem a detecção dos sintomas de doenças raras. A portaria também previu a entrada dos geneticistas no hall dos médicos que compõem o Sistema Único de Saúde (SUS).

"Isso tem possibilitado que as Secretarias de Saúde e as entidades que atendem pacientes disponibilizem tanto conhecimento quanto medicação no tratamento das doenças raras", enfatizou o geneticista.

Além do caso de mucopolissacaridose revelado em Unaí, outros três casos de doenças raras foram detectados em pacientes de Arinos. Alguns pacientes precisam ser tratados em Brasília, ele explica. Outros recebem a medicação na própria cidade onde moram.

Além da aula, os técnicos presentes ao auditório do Saae receberam material de referência para conhecerem mais profundamente o assunto da doença rara (em geral) e da mucopolissacaridose (em particular): causas, herança genética, diagnóstico pré e pós-natal, problemas clínicos, problemas no nariz, garganta, tórax e ouvidos; problemas nos ossos e articulações; problemas no cérebro e alterações sensoriais e nervosas; tratamento e vida com doenças raras.

mucopo 0001
Médico geneticista Gerson Carvalho dá aula sobre doenças raras para técnicos de Unaí,
que possui um caso de mucopolissacaridose tipo 6


mucopo 0002
A aula reuniu profissionais de saúde pública e da Apae

SmartNews.com
Previsão do Tempo

Siga-nos

    facebook FaceBook
insta icon Instagram
Twitter
linkedinico LinkedIn

Banco de Notícias

Assessoria de Comunicação Social e Relações Públicas - comunicaaiunai@gmail.com   -  (38)3677-9610 Ramal 9039
other a Sala de Imprensa (clique)

Notícias publicadas no período: 29/03/2005 até 17h24 do dia 13/12/2012