Construção de hospitais entra na pauta da Comissão de Saúde da ALMG

Em audiência pública da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa (ALMG) realizada no plenário da Câmara Municipal de Unaí, nessa quinta-feira (2/7), prefeitos e vereadores de alguns dos 12 municípios atendidos pela Gerência Regional de Saúde (GRS-Unaí) solicitaram a liberação de recursos do Estado para a construção de um hospital regional no Noroeste e ajuda para a construção do Hospital do Câncer (em Unaí). A reunião foi comandada pelo presidente da comissão, deputado Arlen Santiago, e contou com a presença do prefeito Delvito Alves e do secretário municipal de Saúde, Ernandes de Menezes Júnior.

O prefeito Delvito Alves afirmou, durante a abertura da reunião, que Unaí precisa do Governo do Estado para construir uma estrutura física mínima na área da saúde para atendimento à população.

Ele reclamou que o Hospital Municipal de Unaí não possui estrutura para atender a população unaiense e os outros 11 municípios – cuja população total ultrapassa os 165 mil habitantes – que fazem parte da Regional de Saúde, que tem Unaí como cidade polo.

"O Noroeste é uma das poucas regiões de Minas onde não há um hospital regional. Precisamos construir uma estrutura física para adotar políticas mais eficientes na área da saúde. O hospital municipal tem mais de 20 anos, atende 12 municípios, e está sucateado. Isso é uma vergonha", atestou o prefeito.

Delvito reivindicou ainda que a ALMG faça gestões junto ao Governo do Estado visando à liberação de recursos para a construção da Policlínica (somente parte dos recursos foi liberada) e para a conclusão de duas Unidades Básicas de Saúde (Primavera e Novo Horizonte).

O prefeito lembrou que ofícios (contendo essa solicitação) já foram encaminhados ao governador Fernando Pimentel, ao vice-governador Antônio Andrade e ao secretário de Estado de Saúde, Fausto Pereira dos Santos.

A construção do Hospital do Câncer em Unaí, outra reivindicação local e regional, teve o apelo reforçado pelo prefeito Delvito, que considerou o empreendimento uma conquista para a região.

"Sua presença em Unaí, deputado, é fundamental na busca dessas melhorias para o setor de saúde da região. Pedimos o senhor para que oficie o Estado, para podermos construir uma estrutura que melhor possa atender o segmento de saúde da região", resumiu Delvito.

A construção de um Hospital Regional na região Noroeste e do Hospital do Câncer (em Unaí) foi a principal reivindicação de prefeitos e vereadores que usaram os microfones.

Após ouvir as reivindicações, o deputado Arlen Santiago disse que fará o que for possível à Comissão para viabilizar os pedidos junto ao Governo do Estado.

O deputado aconselhou às lideranças que procurassem também os deputados votados na região, a fim de somar esforços em torno do ideal de melhorar a saúde de Unaí e da região Noroeste.

almggg 0002
Durante a audiência pública, lideranças políticas da região reivindicaram principalmente a
construção do Hospital do Câncer (em Unaí) e um hospital regional para o Noroeste de Minas

almggg 0001