Unaí avança na implantação do novo sistema de gestão da saúde municipal

O prefeito Delvito Alves e o secretário municipal de Saúde, Ernandes de Menezes Júnior, assinaram contrato, nesta terça-feira (12/5), com diretores da empresa Health Solutions - HS, para a implantação de um novo sistema de funcionamento do SUS municipal. A iniciativa visa implantar o Cartão de Saúde Unaí, que identificará o usuário, instalará o prontuário eletrônico do paciente e garantirá maior eficiência no atendimento em saúde, otimizando (por meio de ligação telefônica – Call Center) processos como marcação de consultas básicas, de consultas especializadas e de exames.

O Cartão Saúde possibilitará imediata identificação do usuário, com maior rapidez no atendimento, ampliação e melhoria de acesso a medicamentos, além de manter controle sobre o histórico clínico do paciente. Todas as informações, como atendimentos e exames realizados, serão concentrados num único prontuário eletrônico do paciente, eliminando a atual ficha de papel.

De acordo com o diretor comercial da HS, Carlos Rolhano Filho, o processo da gestão da saúde pública municipal será modernizado , com a identificação biométrica (impressão digital) e foto do paciente no prontuário eletrônico.

"Isso vai tornar o acolhimento do paciente do sistema de saúde mais ágil e seguro, evitando fraudes", explicou o diretor, acrescentando que outra finalidade importante do novo sistema "é regrar o atendimento, fazendo com que os encaminhamentos sejam feitos a quem realmente resida no município de Unaí".

A grande vantagem do Cartão Saúde Unaí, segundo o diretor comercial, é a possibilidade da marcação de consultas por meio de ligação telefônica (Call Center), com data e hora marcadas. Todas as marcações de clínica geral, ginecologia, pediatria e odontologia, por exemplo, serão feitas por telefone.

Com o sistema em funcionamento, o cidadão unaiense somente terá de se deslocar até o Centro de Saúde para serviços de enfermagem, como vacinação, verificação de pressão arterial, nebulização ou curativos.

Para agendar consultas, bastará ligar no Call Center e fornecer o número do Cartão Saúde. A data e o horário são informados ao cidadão no momento da ligação.

"A expectativa da administração municipal é muito grande em relação a este novo método que estamos implantando, para a melhoria da saúde pública e para a promoção de justiça social nesse setor", revelou o prefeito Delvito.

Para o prefeito, "o mais importante de todo este projeto é o afastamento definitivo da ingerência da classe política do sistema de saúde pública do município".

Segundo ele, o pensamento da administração é trabalhar com políticas de saúde macro, com um sistema eficiente para beneficiar exatamente o cidadão que não tinha acesso à saúde pública.

Carlos Rolhano Filho informa que a implantação desse novo Sistema de Gestão terá, entre suas etapas, um completo levantamento e Diagnóstico da Rede de Saúde Pública do município de Unaí , bem como o cadastramento dos usuários do SUS no município.

Dizendo-se otimista e esperançoso com a adoção do programa, Delvito Alves aposta na eficiência e no sucesso desse novo sistema de gestão para tirar a saúde do município da situação em que se encontra há vários anos, condição muito reclamada pela população.

"Esse programa já foi implantado em cidades do Rio grande do Sul, onde deu certo. O nosso modelo é inspirado no de Canoas, cidade gaúcha com características semelhantes às de Unaí. Estamos cumprindo todas as etapas de implantação. Em breve, vamos dar uma resposta ao cidadão que precisa de um setor de saúde digno em nosso município", assegurou o prefeito.

calcen 0002

calcen 0003