Dengue: Prefeitura, Câmara Municipal e sociedade civil dão-se as mãos contra epidemia

Uma ação conjunta (que está sendo chamada de Super Ação contra a Dengue) desencadeada pela Prefeitura, Câmara Municipal e sociedade civil organizada, na manhã desta quarta-feira (6/5), assume contornos de uma verdadeira guerra contra o mosquito da dengue. Equipes de agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias misturaram-se a grupos de voluntários e saíram de rua em rua orientado e auxiliando os moradores na "limpeza geral" dos domicílios. Enquanto isso, máquinas retroescavadeiras e caminhões se juntavam para a limpeza dos lotes. A ordem é eliminar tudo que possa transformar-se em criadouros do mosquito transmissor da dengue. Com 4 mil casos de doentes notificados pelos órgãos públicos de saúde, Unaí já respira ares de uma epidemia, já que os números reais de infectados podem chegar a 40 mil. Para conter essa epidemia, a Super Ação contra a Dengue ocorre nos dias 6, 7 e 8 de maio.

Para a operação de "guerra" ao mosquito, foram envolvidas além das equipes da Secretaria Municipal e Estadual de Saúde, todas as demais secretarias do município (com alguns servidores), Câmara Municipal (com vereadores e alguns servidores), Saae (com servidores, máquinas e caminhões), clubes de serviço, empresas (Capul, Coagril, Factu, Facisa, Areuna, Anmecc, Polícia Militar, entre outros).

Além da limpeza no maior número de domicílios possível em todos os bairros da cidade, a Super Ação contra a Dengue também objetiva limpar (com máquinas) todos os lotes vagos "não murados", tanto públicos quanto particulares da cidade. O trabalho começou pelos bairros Zé Pedro e Cachoeira. Além das máquinas e caminhões da Prefeitura, o mutirão conta com as máquinas e caminhões do Saae, das empresas Fênix e JM (que coletam o lixo na cidade) e também da NG Engenharia.

Ação suprapartidária

O prefeito Delvito Alves esteve presente à concentração das equipes em frente à Casemg, no bairro Cachoeira, antes da saída a campo. Ele elogiou o presidente da Câmara Municipal, José Lucas, "pelo gesto de grandeza que adotou no sentido de envolver o Poder Legislativo na ação conjunta contra a dengue e em favor da população unaiense".

"Em momentos difíceis, devemos ter o pensamento acima das divergências e embates políticos. A ação de hoje está acima dos Poderes Executivo e Legislativo. Está a favor da população de Unaí", discursou o prefeito.

Delvito também aproveitou a oportunidade para agradecer a todos os parceiros e voluntários comprometidos na luta contra o mosquito. "Faço aqui um agradecimento especial a todos vocês que vão participar dessa ação. É uma luta em favor da população. Ainda existe ameaça de chuva, e os números da doença podem aumentar. Mas com essa mobilização da sociedade em parceria com o poder público, vamos conseguir superar isso. Com muita disposição, garra e vontade, vamos vencer esse grave problema de saúde pública que está assustando não apenas Unaí, mas grande parte do Brasil. Juntos, vamos fazer a diferença para minimizar o sofrimento dos unaienses", finalizou.

Roteiro da ação

Após a mensagem do prefeito, as equipes começaram a ser encaminhadas para percorrer todas as ruas dos bairros Politécnica, Cachoeira, Loteamento Rio Preto, Itapuã, Capim Branco, Jacilândia, Centro, Nossa Senhora do Carmo, Cruzeiro, Barroca e Capim Branco 2.

Nesta quinta-feira (7/5), as equipes vão se concentrar na praça do bairro Canabrava, às 7 horas. Serão atendidos os bairros Park Canabrava, Primavera, Primavera 5, Primavera 6, Vale Verde, Canabrava, Novo Jardim, Nossa Senhora Aparecida, Dom Bosco, Floresta, Serenata, Sagarana, Santa Luzia, Vila São Sebastião, Jardim, Nova Divineia, Divineia, Bela Vista, Vila Militar e Águas Claras.

No último dia da ação, na sexta-feira (8/5), a concentração das equipes, às 7 horas, será no PSF Caic (Novo Horizonte). Depois saem em direção aos bairros De Lourdes, Canaã, Novo Horizonte, Iúna, Cidade Nova, Sagrada Família, Kamayurá, Vila do Sol, Capim Branco 3, Riviera Park, Vale do Amanhecer, Amaral, Água Branca, Água Branca 2, Alvorada, Industrial, Distrito, Mamoeiro e Santa Clara.

acaoco 0004
A ação conjunta mobilizou, além de agentes da Secretaria de Saúde, voluntários de várias
áreas para montagem das equipes de trabalho

acaoco 0001