Unaí solicita liberação de recursos do Governo do Estado para construção da Policlínica e de Unidades de Saúde

O prefeito Delvito Alves enviou ofício ao governador Fernando Pimentel, ao vice-governador Antônio Andrade e ao secretário de Estado de Saúde, Fausto Pereira dos Santos, solicitando especial atenção do Estado para viabilizar a construção da nova Policínica de Unaí e das Unidades Básicas de Saúde (UBS) nos bairros Novo Horizonte e Primavera. Os ofícios foram protocolados nos respectivos gabinetes no dia 30 de abril.

No ofício (de mesmo teor), foi explicado que "o município assinou convênios para obras de infraestrutura no ano de 2014 e teve alguns repasses parciais para execução dos projetos". No entanto, relata o ofício, "para o início das obras faz-se necessário a complementação do valor pactuado para que sejam viabilizadas as construções".

A administração unaiense justifica porque as obras são tão importantes para o município: "Unaí possui uma única Policlínica, com pouco mais de 150 metros quadrados, dispondo de quatro ambientes para consultórios médicos, abarrota-se diariamente com longas filas de pacientes para serem atendidos apenas em consultas médicas".

E justifica: "Os atendimentos de exames são encaminhados para um Pronto-Atendimento, cuja estrutura também já está saturada, tornando o atendimento da população um exercício de paciência e tolerância. Soma-se a isso o fato de estarmos pactuados nas especialidades com mais 11 municípios da região, cujos atendimentos são realizados no mesmo local, para uma população estimada de 164 mil pessoas".

Com relação às UBS, o ofício relata o seguinte: "temos bairros consolidados, com alta densidade populacional, cujos habitantes recorrem ao único serviço público de uma Policlínica e um Pronto-Atendimento localizados na zona central da cidade, uma vez que temos apenas 40% de cobertura da Estratégia de Saúde da Família, causando enormes dificuldades para resolução dos casos e concentração danosa para atender adequadamente às demandas".

No anexo das cartas, o relatório circunstaciado traz as seguintes informações do convênio: para a construção da Policlínica, os recursos a serem repassados pelo Estado serão R$ 3,6 milhões, com contrapartida de R$ 361 mil da Prefeitura de Unaí (o valor repassado pelo Estado até agora foi de R$ 530 mil). Para a UBS Novo Horizonte, recursos a serem repassados pelo Estado no valor de R$ 1,3 milhão, contrapartida do município no valor de R$ 41 mil (valor repassado pelo Estado até agora foi R$ 66,9 mil). Para a USB Primavera, os recursos a serem repassados pelo Estado são na ordem de R$ 1,3 milhão, contrapartida de R$ 41,3 mil do município (o Estado não repassou nada até agora).

No final, o ofício do município solicita a intervenção governamental do Estado na liberação dos recursos restantes para a construção da Policlínica e das UBS.

ubss 0001
Ofício recebido pelo gabinete do governador Fernando Pimentel

ubss 0002
Ofício recebido pelo gabinete do vice-govenador Antônio Andrade