Sesau promove caminhada para mobilizar sociedade contra epidemia de dengue

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) fez mais um esforço de sensibilização da sociedade unaiense para a gravidade da situação da dengue em Unaí. Na manhã desta quinta-feira (30/4), agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias se juntaram a alunos e professores da Escola Municipal Jovelmira Vasconcelos numa caminhada contra a dengue. Portando faixas e cartazes, os manifestantes percorreram a Rua da Serra, promovendo panfletagens e orientando os moradores e os comerciantes da região. A caminhada, em seu ponto de partida, foi acompanhada pelo secretário municipal de Saúde, Ernandes de Menezes Júnior, e pelo presidente da Câmara Municipal, vereador José Lucas.

"Mais uma vez estamos tentando sensibilizar a população de que esta guerra contra a dengue é de todos nós. Todos somos responsáveis por evitar a proliferação da doença e também evitar casos de óbito em Unaí, decorrentes da dengue. Ninguém quer ver um familiar com a doença, e muito menos, que o familiar morra vítima da dengue. Por isso, é tão necessário trabalharmos juntos na prevenção e no combate ao mosquito", afirmou o secretário municipal de Saúde, Ernandes de Menezes Júnior, que lembrou mais uma vez a necessidade da eliminação de qualquer quantidade de água parada, para evitar que o mosquito transmissor ponha seus ovos.

Segundo ele explicou, Unaí já vive uma situação de epidemia da doença. "De janeiro até agora, já foram notificados 3.800 casos de dengue. Como muitos casos ficam sem notificação nos órgãos públicos de saúde, o Estado preconiza multiplicar por dez os casos registrados, e aí se tem um quadro próximo da realidade dos números da doença em Unaí".

No combate mais intenso à dengue, o município atuou com ações centralizadas na prevenção desde os meses de outubro/novembro de 2014, quando os agentes visitaram casa por casa, orientando a população para a necessidade de eliminar potenciais criadouros do mosquito transmissor e fazendo o tratamento larvário. No período, a Sesau intensificou ainda os trabalhos de educação em saúde nas escolas e empresas, bem como promoveu um grande mutirão de limpeza em todos os bairros e ruas da cidade.

Com a chegada do período chuvoso e o aumento dos casos de pessoas acometidas pela dengue, o município iniciou um intenso trabalho de combate ao mosquito, que aproveitou as condições ideais de tempo e temperatura para se multiplicar. Uma parceria com o Estado resultou na chegada de dois veículos fumacês, que estão atuando diariamente. Uma força-tarefa do Estado, com dezenas de agentes, também foi enviada a Unaí, onde ficou por 10 dias fazendo um trabalho intenso de combate ao mosquito adulto e às larvas.

Para conter a epidemia, o município contratou mais profissionais de saúde. Agentes com bombas costais estão auxiliando os veículos fumacê, e fazendo um serviço de combate mais direto nos locais onde foram detectados casos de pessoas acometidas pela doença.

"Como é impossível colocar um agente em cada domicílio unaiense, precisamos contar com o apoio da população", clamou mais uma vez o secretário Ernandes, antes do início da passeata.

Outra ação municipal direta é a tentativa de descentralizar o atendimento dos casos suspeitos, ao destacar unidades de Programa de Saúde da Família (PSFs), a fim de desafogar a unidade de Pronto-Socorro (PA) e oferecer mais referências no atendimento às pessoas que precisam confirmar o registro da dengue e iniciar o tratamento.

Educação e Saúde

A Escola Municipal Jovelmira Vasconcelos, do bairro Primavera, atendeu ao chamado da Secretaria de Saúde, para ajudar na mobilização desta quinta (30/4).

A diretora da escola, Jaqueline Aparecida Magalhães, disse que a parceria da Secretaria de Saúde com as escolas é uma forte aliada na luta contra a dengue, pelo efeito multiplicador da atuação dos alunos diretamente sobre a comunidade, no sentido da sensibilização dos adultos.

"Os alunos movimentam a comunidade e multiplicam as ações de conscientização junto a suas famílias e aos vizinhos", afirmou.

Segundo Jaqueline, a dengue é um tema "transversal" que a escola trabalha durante todo o ano. "Como a escola faz um trabalho de conscientização dos alunos, o envolvimento deles na prática de sensibilização da comunidade funciona muito bem".

caminha 0002
Com o intúito de chamar a atenção da população, agentes da Sesau e alunos da Escola
Jovelmira "caminharam" pela Rua da Serra exibindo faixas e cartazes

caminha 0001