Fumacê vai atuar nos bairros mais infestados pelo mosquito da dengue a partir desta segunda (2/3)

Os bairros Sagrada Família, Cidade Nova, Iúna, Novo Horizonte, Canaã, De Lourdes, Divineia, Águas Claras, Bela Vista, Nossa do Carmo, Cachoeira, Politécnica, loteamento Rio Preto, Itapuã, Capim Branco I, Jacilândia, Barroca, Capim Branco II e Cruzeiro serão os primeiros a receber a visita do veículo Fumacê. A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de atuar primeiramente nesses bairros se deve ao índice elevado de proliferação do mosquito transmissor da dengue e da ocorrência dos casos de dengue nessas áreas. Nos outros bairros, o combate continuará sendo feito com bomba costal.

De acordo com o cronograma da Sesau, o Fumacê circulará das 5h às 9h e das 17h às 21h. Esses os horários de maior atividade do mosquito. "Porém, as pessoas devem continuar atentas com os criadouros de larvas em suas casas, porque o inseticida do fumacê atinge somente o mosquito adulto. As larvas, no entanto, continuam a proliferar em locais com água parada. Podendo, daí a poucos dias se transformarem em novos mosquitos. Por isso, devemos eliminar os locais com água parada", adverte Adriane Araújo, coordenadora da Vigilância Epidemiológica Municipal.

Os técnicos orientam que, no momento em que o fumacê estiver passando, alguns cuidados devem ser tomados:
- Manter portas e janelas abertas durante a passagem do fumacê, e só fechá-las duas horas depois.
- Cobrir gaiolas de pássaros.
- Cobrir alimentos.
- Trocar a água dos animais após a aplicação.
- Manter crianças e pessoas alérgicas distantes do local da aplicação.
- Procurar, imediatamente, atendimento médico, em caso de reações alérgicas.

Itinerário do Fumacê

Segunda (2 de março)