Município inicia período de intensificação de ações contra dengue e chikungunya

O período de início das chuvas marca também o começo de intensificação das ações preventivas que a Secretaria Municipal da Saúde (Sesau) promoverá para combater a dengue e a chikungunya. As primeiras ações serão integradas com a Câmara Municipal e a Gerência Regional de Saúde (GRS) e acontecem nesta quinta-feira (6/11), com audiência pública, e no sábado (8/11), com carreata de conscientização da sociedade unaiense.

Durante a audiência pública na Câmara Municipal, nesta quinta (6/11), a partir das 19 horas, autoridades e técnicos de saúde darão informações sobre as doenças e abordarão as políticas públicas governamentais que estão sendo adotadas para o enfrentamento tanto na prevenção quanto no combate às moléstias.

Às 19h30, o subsecretário de Vigilância e Proteção à Saúde de Minas Gerais, Luiz Felipe Caram, falará sobre "A política do Estado no combate à dengue e à chikungunya". Em seguida, a coordenadora municipal de Epidemiologia, Adriane Araújo, Abordará o "Cenário da dengue e da chikungunya em Unaí". E, por último, o gerente regional de saúde do Noroeste de Minas, José Juliano Espíndula, vai explicar "a realidade e as ações integradas (união de forças) no combate à dengue à chikungunya na região Noroeste".

Para a audiência pública, foram convidados autoridades e lideranças, representantes de segmentos da sociedade organizada e a comunidade como um todo.

Essas primeiras ações integradas continuam no sábado (8/11), com carreata que percorrerá as principais ruas do Centro e dos bairros da cidade. A concentração das equipes, dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate a endemias será em frente ao Itapuã Iate Clube, de onde a carreata sairá por volta das 8 horas.

Ainda como medida preventiva para este mês, está prevista a realização de um mutirão de limpeza para recolhimento e destinação correta de recipientes que possam reter água e favorecer a formação de criadouros do mosquito transmissor.

O mutirão começa no dia 12 de novembro, pelos bairros Cachoeira/Politécnica, e termina no dia 28 de novembro, nos bairros Mamoeiro/Santa Clara.

Dengue 2014

De acordo com dados da Sesau, mais de 1.500 casos de dengue foram confirmados e registrados oficialmente este ano em Unaí. As autoridades informam, no entanto, que o número de doentes "teria sido" muito maior, superando em mais de duas vezes o registro oficial.

Muitos casos da dengue, segundo a coordenadora municipal de Epidemiologia, Adriane Araújo, nem chegam ao conhecimento das autoridades públicas, ficando sem registro nos órgãos oficiais. Os casos não notificados são, principalmente, os tratados em clínicas e hospitais particulares, que não passam pelos registros dos órgãos oficiais.

Quanto à chikungunya, diferentemente de algumas cidades do Estado, Unaí ainda não registrou caso. Mas a possibilidade de surgirem focos não está descartada pela coordenadora epidemiológica, pois o mesmo vetor (mosquito Aedes aegipty) e a forma de transmissão é idêntica à da dengue, ou seja, por meio da picada do inseto contaminado pelo vírus.

"A chikungunya é menos grave que a dengue", informa Adriane, porém – ela explica – "afeta com mais intensidade e por mais tempo as articulações do doente, o que causa muita dor".

Ações de enfrentamento

As diversas ações de enfrentamento adotadas pelas autoridades de saúde estaduais e municipais em Unaí nos meses finais de 2013 e no ano de 2014 não foram suficientes para evitar os casos de dengue.

A Sesau realizou dois mega-mutirões de limpeza (percorrendo todos os bairros da cidade), no final de 2013 e início de 2014, que resultaram na remoção e coleta de algumas toneladas de lixo de quintais e lotes vagos; trabalho permanente durante todo o ano de agentes comunitários de saúde e agentes de controle de endemias de casa em casa na cidade; atividades constantes de educadores em saúde que, durante o ano, visitaram escolas e empresas, utilizando inclusive da linguagem do teatro para facilitar a comunicação com os públicos-alvo, principalmente com as crianças.

E uma parceria com o Governo do Estado em 2013/2014, para reforçar as ações municipais, resultou na vinda (em dois momentos distintos) de mais de 60 homens da Força-Tarefa de combate à dengue de Minas Gerais, além de três veículos fumacê para eliminação dos mosquitos.

As medidas preventivas contra a dengue e a chikungunya, de acordo com as autoridades sanitárias, passam necessariamente pelo envolvimento da comunidade, já que 95% do foco das doenças (criadouros de larvas) são encontrados na casa das pessoas.

"É preciso eliminar qualquer objeto que possa manter a água parada. Uma simples tampinha de refrigerante, sacolinha plástica, ou mesmo uma casca de ovo jogadas no quintal podem se tornar local apropriado para o desenvolvimento de larvas do mosquito", alertou Adriane, acrescentando que "sem a ajuda da população, fica impossível evitar casos de dengue e prevenir a entrada da chikungunya em Unaí".

chiku 0002
As equipes de saúde estão se preparando para mais um mutirão de limpeza

chiku 0001
Quintais como este são criadouros perfeitos para as larvas do mosquito transmissor