topo ban fine

 
 

servicos solicitar banner

Dia “D” de vacinação contra paralisia infantil e sarampo será neste sábado (8/11)

O sábado, 8 de novembro, será utilizado pela Secretaria Municipal da Saúde (Sesau) como dia "D" da campanha de vacinação contra a paralisia infantil (poliomielite) e o sarampo em Unaí. Isso porque, no sábado, equipes estarão mobilizadas em todos os PSFs (postos de saúde da família), no Centro de Saúde do bairro Cachoeira e na unidade de planejamento familiar (avenida Belo Horizonte, bairro Cruzeiro) para atendimento exclusivo com vistas à vacinação das crianças de seis meses a quatro anos de idade. O horário de funcionamento dos postos de vacinação será das 8h às 17h. Pais ou responsáveis devem levar o cartão de vacina da criança.

A meta da Sesau é vacinar cerca de 6.000 crianças de Unaí, na cidade e na zona rural. A campanha de vacinação na área rural começa nesta terça-feira, dia 11 de novembro.

Erradicação

A coordenadora do núcleo de Epidemiologia da Sesau, Adriane Araújo, explica que a campanha que vai começar objetiva manter a população protegida dessas doenças consideradas erradicadas ou controladas no país.

"O Brasil está livre do vírus da paralisia infantil desde 1990. Por isso, a necessidade de vacinar as crianças, para evitar que o vírus seja reintroduzido no país e a doença volte a atacar os brasileiros", explica. A doença ainda ocorre em países como Afeganistão, Nigéria, Paquistão, Somália, Guiné, Iraque, Camarões, Síria, Etiópia e Quênia.

Segundo a coordenadora, "o trânsito mundial de pessoas acaba por tornar-se uma ameaça constante de reintrodução das doenças em países onde já foram erradicadas e obriga governos a fazerem as campanhas anuais de imunização".

Quanto ao sarampo, em 2013 e 2014 foram detectados 596 casos nos estados de Pernambuco e Ceará. Mas foram casos considerados "importados", já que no país o sarampo é considerado doença controlada desde 2000.

Para conseguir atingir a meta de vacinar pelo menos 6.000 crianças em Unaí, Adriane Araújo está apelando aos pais ou responsáveis legais. "A responsabilidade pela vacinação das crianças é dos pais. Portanto, não deixem de levar seu filho para vacinar e não esqueça o cartão de vacinas".

Serviço

Evento: Dia "D" de vacinação contra a paralisia infantil e o sarampo
Público alvo: crianças de seis meses a quatro anos de idade
Dia: Sábado – 8 de novembro
Local: Todos os PSFs, Centro de Saúde do bairro Cachoeira e Unidade de Planejamento Familiar
Horário: das 8h às 17h
Mais informações: Setor de Epidemiologia da Sesau (Adriane Araújo) – 3677 5049, ramal 206.

vacin 0001

plan 0001
A Unidade de Planejamento Familiar do município (avenida Belo Horizonte, bairro Cruzeiro)
será um dos postos de 
vacinação que estarão abertos neste sábado (8/11), das 8h às 17h


plan 0002






SmartNews.com
Previsão do Tempo

Siga-nos

    facebook FaceBook
insta icon Instagram
Twitter
linkedinico LinkedIn

Banco de Notícias

Assessoria de Comunicação Social e Relações Públicas - comunicaaiunai@gmail.com   -  (38)3677-9610 Ramal 9039
other a Sala de Imprensa (clique)

Notícias publicadas no período: 29/03/2005 até 17h24 do dia 13/12/2012