Central de Regulação de Saúde muda agenda para garantir melhor atendimento

A fim de evitar a formação de filas e reduzir o tempo de espera do usuário, a Central de Regulação de Saúde unaiense está ajustando a agenda de atendimentos. A partir da segunda-feira (8/9), a marcação de consultas (com encaminhamento do médico) será feita somente às segundas e terças-feiras; a marcação de exames (especiais como tomografia, ultrassonografia, entre outros) será às quartas e quintas; e a marcação de cirurgias eletivas será todos os dias (de segunda a sexta-feira). A Central de Regulação funciona na Avenida Governador Valadares, 1.386 (próximo ao Posto Planalto). O horário de funcionamento da unidade é das 7h30 às 13h. Para mais informações, ligar 3677-5057 ou 3677-5058.

De acordo com a coordenadora-geral da Central de Regulação de Saúde, Juliana Luiz, as modificações são necessárias, porque a unidade ainda se encontra em fase de implantação. Hoje, as marcações estão acontecendo todas ao mesmo tempo. Com isso, segundo ela, está sendo "um desafio" conciliar a adequação do espaço (com equipamentos e servidores) e o atendimento, no mesmo local, para fazer frente à demanda reprimida por consultas, exames e cirurgias eletivas. "Por isso, estamos dividindo os dias, segunda e terça para marcação de consultas, quarta e quinta, para exames; e de segunda a sexta, para marcação de cirurgias eletivas", explicou.

Para a médica reguladora da Central, Diva Moreira Rodrigues, são naturais os transtornos gerados por mudança tão substantiva, já que a Central de Regulação propõe atender todos os cidadãos de maneira igualitária e socialmente justa. "Quando tiver tudo implantado e efetuado o atendimento dessa demanda ainda reprimida, não haverá mais filas e desconforto", assegura, ao acrescentar que, neste primeiro momento, todo o trabalho ainda é feito de forma manual.

Segundo a médica, a equipe empenhada em fazer a Central de Regulação de Saúde funcionar efetivamente está realizando "todos os esforços" e buscando as melhorias necessárias, até o pleno funcionamento do sistema. "É um sistema que, depois de implantado, funciona muito bem", afirma a médica reguladora, que foi à cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul, conhecer o funcionamento da Central de Regulação de lá. A Central de Regulação de Saúde de Canoas é o modelo de inspiração para o funcionamento da unidade unaiense.

Sempre que faz referência à adoção (pela administração municipal) do novo modelo de gestão pública em saúde, o prefeito Delvito Alves diz acreditar que a implantação da Central de Regulação de Saúde será responsável por democratizar o atendimento no município. Segundo ele, a medida acabará com a dependência do usuário de "favores" na marcação de consultas, de exames e em outras intervenções. "Na Central de Regulação, todos serão atendidos igualmente. Ninguém vai mais precisar bater na porta de prefeito, de vice-prefeito, de vereador, de secretário municipal ou de qualquer agente público ou político para conseguir marcar consultas, exames ou qualquer outra coisa", garante Delvito.

crsu 0001
Ainda em fase de implantação, a Central de Regulação de Saúde (foto) está adequando a
agenda para melhorar o atendimento em marcação de consultas, de exames, de cirurgias
eletivas e, ainda, para reduzir a demanda reprimida do setor