Combate ao fumo: saúde municipal promove semana de ações preventivas

Na semana, de 25 a 29 de agosto, a Secretaria da Saúde de Unaí (por meio das equipes de saúde da família) promoveu ações preventivas de combate ao fumo. O principal objetivo foi levar informações e sensibilizar alunos de escolas públicas para os perigos decorrentes do tabagismo (consumo de cigarro, charuto, cachimbo, cigarro de palha, entre outros), fatores de risco e prevenção ao câncer. A medida faz parte do calendário do Sistema Único de Saúde e marca a passagem do Dia Nacional do Combate ao Fumo, que foi celebrado na sexta-feira, 29 de agosto.

A partir desta segunda-feira (25/8), equipes de saúde da família – composta por agentes comunitários de saúde, médico e enfermeiro – percorrerão algumas escolas unaienses levando a mensagem antitabagismo às crianças e adolescentes. Entre outros dados, os alunos saberão que o fumo é a segunda causa de morte evitável no Brasil (perde apenas para o consumo de álcool) e que o tabagismo passivo (não ser fumante, mas inalar a fumaça por estar próximo ao fumante) é a terceira causa de morte evitável no país.

O fumo causa 200 mil mortes por ano no Brasil, e o tabagismo é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma doença epidêmica. A dependência da nicotina expõe os fumantes continuamente a mais de 4.000 substâncias tóxicas e é fator de risco para aproximadamente 50 doenças, principalmente as respiratórias e cardiovasculares, além de alguns tipos de câncer.

Atendimento em Unaí
Para atender unaienses que desejam parar de fumar, ou reduzir paulatinamente o consumo, a Secretaria da Saúde dispõe de uma equipe especializada que atende no Hospital Municipal Doutor Joaquim Brochado. Composta por médico, enfermeiro e psicólogo, a equipe faz o atendimento atualmente de dois grupos, enfocando aspectos clínicos, biológicos, psicológicos e comportamentais dos fumantes.

Como a demanda vem aumentando (já há lista de espera), a coordenação planeja capacitar mais profissionais da saúde municipal e formar novas equipes especializadas no atendimento de fumantes. O objetivo principal é descentralizar o tratamento do tabagismo para as unidades básicas de saúde. A própria equipe que já faz o atendimento no Hospital Municipal e que segue metodologia terapêutica fundamentada em orientações do Instituto Nacional do Câncer (Inca), ficará responsável pela capacitação dos colegas.

Calendário da semana
Para passar a mensagem antitabagismo e explicar os perigos do fumo na vida das pessoas, será executdo o seguinte calendário: na segunda, dia 25, a equipe de saúde do bairro Bela vista estará na Escola Estadual Delvito Alves da Silva, a partir das 7h30; na terça, 26, a equipe de saúde da família do Novo Horizonte estará na Escola Estadual Isabel Campos, a partir das 7h30; na quinta, dia 28, a equipe de saúde do Divineia estará na Escola Estadual Teófilo Martins Ferreira, às 8 horas; na sexta, 29, a equipe de saúde da família do Divineia visitará a Escola Pinóquio; também, na sexta, dia 29, a equipe de saúde da família do Jacilândia estará na Associação do Servidor Municipal, a partir das 8 horas.

Mais informações: Secretaria da Saúde de Unaí - 3677 5049 (ramal 216)

fumo 0001
Na semana de 25 a 29 de agosto, equipes de saúde da família, da Secretaria Municipal da
Saúde, farão ações para orientar e sensibilizar os alunos de escolas públicas, para a