Programa Sorria Unaí promove ações de odontologia básica em alunos de escolas públicas

Com o objetivo de prevenir as doenças bucais mais comuns no público infantil, o setor de odontologia da Secretaria Municipal da Saúde criou há 15 anos o Programa Sorria Unaí. O programa é desenvolvido nas escolas públicas municipais e estaduais (no meio urbano e rural) e tem como público-alvo crianças do berçário ao 9º ano do ensino fundamental. Somente em 2013, foram mais de 50 mil atendimentos entre palestras, limpeza dos dentes, aplicações de flúor, orientações de escovação dentária e intervenções básicas diretas de dentistas.

O Programa Sorria Unaí conta com dez técnicos em saúde bucal que atuam nas escolas, conforme escala elaborada no início de cada ano. O objetivo do Sorria Unaí é, pelo menos uma vez por ano, percorrer sala por sala de cada escola pública na cidade e no campo. Os técnicos também são responsáveis pela triagem dos alunos, com encaminhamento de casos mais graves para os consultórios odontológicos do município.

De acordo com dados levantados em 2013, os agentes do programa orientaram as crianças em 37 mil atividades de escovação dentária, ministraram 1.700 palestras educativas sobre temas como alimentação mais saudável e doenças bucais mais comuns (e como prevenir) e 17 mil ações de aplicação de flúor.

"Com esse trabalho de prevenção, os níveis de saúde bucal melhoraram muito. Com efeito, estão diminuindo as necessidades de restaurações dentárias. Isso reduz o sofrimento da população e os custos do município", afirmou o dentista Vítor de Morais, que é coordenador de saúde bucal da Secretaria Municipal da Saúde.

Comunidade geral
A Secretaria da Saúde de Unaí também faz o atendimento odontológico básico do público geral. No ano de 2013, os dentistas do município realizaram mais de 52 mil ações, entre limpeza (profilaxia), restaurações dentárias e pequenas cirurgias.

Os serviços odontológicos básicos oferecidos nos 10 consultórios públicos espalhados pela cidade atendem casos de urgência (em que o paciente chega sentindo dor e deve ser atendido no mesmo dia, conforme verificação de dentistas); casos de demanda espontânea (o paciente quer fazer um tratamento e aguarda na fila de espera); e grupos prioritários de atendimento público (moradores de áreas rurais, deficientes físicos, idosos e escolares - que passaram pela triagem dos técnicos nas escolas - são agendados na primeira data disponível).

Consultórios

Os consultórios odontológicos municipais funcionam nas seguintes unidades:

UBS Cachoeira – Rua Santa Luzia, 263, Cachoeira – tel. 3677 5065

EFS CAIC – Rua Salustiano Caldeira, S/N, Canaã – tel. 3677-5089

ESF Mamoeiro – Rua Dona Nina, S/N, Mamoeiro – tel. 3677 9639

ESF Novo Jardim – Rua José Durães Versiani, 107, Novo Jardim – 3677 4202

ESF Jacilândia – Rua Arminda Rangel, 278, Jacilândia – 3676 9436

E.E.Delvito Alves – Av. Delvito Alves, 888, Divinéia – 3676 4340

E.E.Teófilo Ferreira – Rua das Magnólias, 180, Jardim – 3676 2175

E.M. Jovelmira Vasconcelos – Rua das Laranjeiras, S/N, Primavera – 3677 5173

Abrigo Frei Anselmo
– Av. Frei Anselmo, 687, Divinéia – 3676 3229