Unaí terá novo modelo de gestão em saúde a partir de 11 de agosto
- 07/08/2014 - 14:52
- Por Ricardo Ribas
O prefeito Delvito Alves anunciou que a Central de Regulação dos Serviços de Saúde de Unaí funcionará a partir desta segunda-feira, 11 de agosto. A instalação da unidade visa modernizar e aperfeiçoar a gestão da saúde unaiense, em termos de atendimento público e encaminhamento para consultas, exames, internações e cirurgias. A Central de Regulação dos Serviços de Saúde funcionará na Avenida Governador Valadares, 1.386, próximo ao Posto Planalto. O atendimento público diário na unidade será de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.
A Central de Regulação de Saúde unaiense terá seu funcionamento inspirado no modelo da unidade de Canoas, cidade do Rio Grande do Sul. "Percorremos o Brasil em busca de um modelo que funcione e vimos que lá (Canoas-RS) é o melhor", justificou o prefeito. Ele, porém, pediu compreensão à população para este momento de mudança na gestão da saúde municipal. "A administração do sistema, inicialmente, será manual, porque estamos providenciando o programa de informática que vai assegurar mais eficiência nos atendimentos".
Para Delvito, todas as modificações e adaptações iniciais valerão à pena, em razão do avanço que a população obterá na implantação do novo sistema municipal de saúde. Segundo o prefeito, com a instalação da Central de Regulação, o município promoverá justiça social ao garantir condição de igualdade no atendimento a todos os cidadãos num setor fundamental na vida da população.
"Queremos acabar com os privilégios no atendimento à saúde. Ninguém terá vantagens para conseguir consultas, exames, cirurgias, internações ou seja lá o que for na área da saúde, porque é amigo do prefeito, do vice, ou indicado pelo vereador, secretário municipal ou servidor público", garantiu Delvito, observando que a saúde não será mais "moeda de troca político-eleitoral".
O critério para assegurar maior ou menor rapidez no atendimento e encaminhamentos será "exclusivamente técnico". O cidadão vai passar pela equipe da Central de Regulação e o médico regulador encaminhará os atendimentos. "Todos deverão passar pela central, para o encaminhamento mais adequado", adiantou o prefeito, que afirmou ter confiança absoluta na equipe de coordenadores de regulação. Ele lembrou que, dos cinco servidores nomeados e empossados, quatro são ocupantes de cargo efetivo (concursados) na Secretaria Municipal da Saúde.
Para a coordenação da Central foram nomeados os seguintes servidores: Juliana Raimunda Luiz para coordenadora geral; Wellington de Melo Franco pra coordenador de Regulação de Urgências; Edilaine José de Carvalho como coordenadora de Regulação de Internações Hospitalares; e Eliane Pereira Baia Marques como coordenadora de Regulação de Consultas e Exames. Os coordenadores foram capacitados na cidade de Canoas. Diva Moreira Rodrigues ocupará o cargo de médica reguladora.
O prefeito Delvito Alves anunciou publicamente, por meio do Sistema Veredas de Radiodifusão,
o início de funcionamento (em 11/8) da Central de Regulação dos Serviços de Saúde