Farmácia Básica funciona provisoriamente em frente ao Hospital Municipal

A Farmácia Básica, ligada à Secretaria Municipal da Saúde, está funcionando provisoriamente na Rua Virgílio Justiniano Ribeiro, 590, em frente ao Hospital Municipal Doutor Joaquim Brochado. A mudança foi promovida para que o imóvel da Rua Paracatu (274) seja reformado para implantação de um sistema operacional mais eficiente, inclusive para adequação à nova rede de internet.

A reestruturação da unidade torna-se necessária, em razão da busca de eficiência e eficácia do atendimento ao público e do aumento do volume de serviços na Farmácia Básica. O setor atende diariamente cerca de 300 pessoas, número superado em 20% nos dias de maior movimento.

A "farmacinha" oferece ao cidadão unaiense (gratuitamente) mais de 200 tipos de medicamentos, como analgésicos, antialérgicos, antidepressivos, antitérmicos, para controle de colesterol, de pressão alta, remédios dermatológicos, colírios, entre outros.

Qualquer cidadão unaiense com receita médica (carimbada e assinada pelo médico) pode ter acesso aos medicamentos. Os beneficiários, no entanto, devem ficar atentos ao prazo de validade da receita, para retirada dos produtos na farmácia.

Para retirar antibióticos, a receita vale por, no máximo 10 dias; para a retirada de medicamentos de controle especial, a validade da receita é por, no máximo, 30 dias; e para medicamentos de uso contínuo (antialérgicos, analgésicos, controle de pressão arterial, entre outros), a receita é válida por período de seis meses e deve estar identificada pelo termo "medicamento de uso contínuo".

De acordo com a coordenação, os medicamentos da Farmácia Básica Municipal devem atender apenas os moradores de Unaí, que precisam estar cadastrados na unidade. O cidadão que ainda não tem cadastro poderá fazê-lo na hora. Para isso, basta apresentar documento pessoal de identidade e comprovante de residência em Unaí.

A Farmácia Básica Municipal funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.

farma 0003
A Farmácia Básica atende diariamente cerca de 300 pessoas, que devem morar em Unaí e
estarem cadastradas na unidade; o cadastro pode ser feito na hora, mediante apresentação
de documento de identidade e comprovante de endereço