Saúde: apresentado relatório de gestão do 3º quadrimestre de 2013

A Secretaria Municipal da Saúde (Sesau) realizou audiência pública na quarta-feira (30/4) para apresentação do relatório de gestão do 3º quadrimestre de 2013. O relatório foi apresentado pela titular da pasta, secretária municipal Andréa Machado. Antes de submetido ao conhecimento público, o relatório foi examinado e aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde. De agora em diante, conforme preceito constitucional, os relatórios quadrimestrais terão de ser apresentados em audiência pública.

Entre os dados contidos no relatório apresentado pela secretária Andréa Machado, destacam-se os valores transferidos para Unaí. De um total de transferências externas que somam R$ 9,5 milhões, a União repassou R$ 8,4 milhões e o Estado de Minas Gerais transferiu R$ R$ 837,8 mil.

Das despesas correntes com a saúde municipal em 2013, foram computados R$ 38,06 milhões. Somente com folha de pessoal, a despesa foi de R$ 30,8 milhões. Mais de R$ 7 milhões foram registrados como outras despesas correntes.

A secretária explicou que a Constituição Federal estabelece que o município gaste com a saúde no mínimo 15% das receitas do município.

Seguindo a determinação constitucional, o município devia aplicar no ano passado, no mínimo R$ 14,7 milhões na saúde pública. A aplicação, contudo, passou dos R$ 30 milhões, mais que o dobro do percentual exigido pela legislação. De acordo com os dados, Unaí gastou R$ 467,64 por habitante em 2013.

O relatório apresentado também trouxe dados detalhados sobre atendimentos nas unidades, bem como pontuou diretrizes, objetivos e metas da saúde municipal.

Clique aqui, e conheça o relatório do último quadrimestre 2013, que foi apresentado pela secretária Andréa Machado. Os dados do relatório de gestão também podem ser encontrados no endereço eletrônico www.saude.gov.br/sargus

De acordo com a secretária, em razão de o programa de informática estar sendo ajustado, o sistema não buscou alguns dados ou o fez de forma irregular. Os relatórios de gestão da saúde são públicos e podem ser consultados inclusive na Secretaria Municipal da Saúde (Rua Calixto Martins de Melo, 249 – Centro).

relatorio 0001
A secretária Andréa Machado (ao centro) - ladeada pelos coordenadores de área da Secretaria
da Saúde - apresenta o relatório do 3º quadrimestre de gestão da saúde 2013; a audiência
pública ocorreu no plenário da Câmara Municipal