Surto de dengue assusta autoridades, e prefeito pede ajuda da população

A estimativa da Gerência Regional de Saúde (GRS), órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, é que os 12 municípios que compõem a GRS no Noroeste de Minas já tenham apresentado em 2014 mais de 40 mil casos de pessoas acometidas pela dengue. Em Unaí, os casos podem ter ultrapassado os 22 mil. Segundo a GRS, para cada caso notificado oficialmente, estão sendo considerados ou estimados outros 10 não notificados pelos órgãos oficias de saúde, que não são enviados por clínicas ou hospitais particulares. Para alertar a população sobre a gravidade do problema e pedir apoio à sociedade na luta contra a dengue, o prefeito Delvito Alves e o diretor da GRS, José Juliano Espíndula, reuniram a imprensa nessa terça-feira (15/4).

"Lamentavelmente a situação de Unaí é crítica. A dengue está avançando cada vez mais, e vamos investir o que for necessário para enfrentar esse problema", disse Delvito. Segundo ele, o município tem feito tudo o que é recomendado pelas autoridades no assunto para a prevenção e o combate à doença.

Em 2014, a Secretaria Municipal da Saúde já realizou um grande mutirão de limpeza entre 19 de janeiro e 14 de fevereiro, quando 50 agentes visitaram todos os bairros de Unaí (casa em casa), levando informação e ajudando a recolher objetos que poderiam tornar-se criadouros do mosquito. Foram removidas 700 toneladas de objetos, transportadas em caminhões da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos.

Outra ação de combate à dengue, esta em parceria com o governo do estado, resultou no envio a Unaí de uma força-tarefa composta por 63 agentes, que permaneceram na cidade por 10 dias. Os agentes realizaram operação pente-fino em 23 bairros e visitaram 8.947 imóveis levando orientações e ações de combate à doença.

Fora isso, agentes municipais de saúde e de combate a endemias atuam diariamente nas ações de orientação das comunidades e de eliminação do mosquito. Todas as ações são apoiadas por três veículos fumacê, que nebulizam inseticida pelas ruas da cidade, e individualmente por agentes com bombas costais, que fazem o combate direcionado em áreas infectadas.

Todas essas ações, no entanto, perdem a eficácia se a população não ajudar, segundo o prefeito. "O problema maior continua no quintal das residências. Mais de 90% dos focos de larvas da dengue estão lá, e só vamos conseguir vencer essa guerra se as pessoas ajudarem. Por isso, pedimos encarecidamente o apoio da população", conclamou Delvito.

De acordo com José Juliano, mais do que nunca é necessária a participação de todos, porque o tipo 4 do vírus foi detectado em Unaí, o que torna a situação ainda mais dramática. "O vírus tipo 4 é novo e não conhecemos o comportamento dele", alertou o gestor.

A GRS, porém, vem registrando casos de agravamento da doença, como internação em unidades de tratamento intensivo (UTIs) em função da dengue hemorrágica. De acordo com José Juliano, alguns casos de dengue estão sendo agravados com patologias neurológicas. "Em situações mais graves, quando a dengue não mata, pode deixar seqüelas sérias", alertou.

É nesse clima de alerta que prefeito e diretor da GRS pedem que a sociedade civil organizada (igrejas, escolas, clubes de serviços, maçonaria, imprensa, associações, entidades) abrace a causa e ajude a mobilizar a população para agir dentro de seus próprios domicílios. A situação é grave em todos os bairros de Unaí. "Precisamos da ação de toda a sociedade, a união faz a força. Se não acabarmos com a dengue, ela pode acabar com a gente", arrematou José Juliano.

aedes 0001
Prefeito Delvito Alves e diretor da GRS, José Juliano Espíndula, alertam para gravidade da
dengue e pedem moradores para que cuidem de seus quintais, onde estão sendo
encontrados 95% dos focos larvários da dengue