Unaí assina convênios de R$ 28 milhões para a saúde pública

O prefeito Delvito Alves e o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais em exercício, Wagner Ferreira, assinaram na terça-feira (18/3), convênio garantindo a liberação de R$ 12 milhões do tesouro estadual para investimento em obras estruturadoras no setor de saúde pública unaiense e mais R$ 16 milhões para custeio da Apae Unaí. A solenidade oficial ocorreu no plenário da Câmara Municipal, diante de autoridades de Unaí e dos 11 municípios que fazem parte da Gerência Regional de Saúde (GRS), que tem sede em Unaí. O deputado federal Rodrigo de Castro esteve presente ao ato.

Os R$ 12 milhões liberados pelo governo do Estado serão utilizados para a construção de uma nova policlínica (atendimento especializado); de três Unidades Básicas de Saúde (UBS); para a reforma do Pronto-Socorro (PA) e do Hospital Municipal Doutor Joaquim Brochado; para a construção de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto e 10 leitos de UTI neonatal; e ainda para custear os projetos (físico, arquitetônico, elétrico, hidráulico) de um novo hospital regional em Unaí com 126 leitos.

Outros R$ 16 milhões serão liberados para a Apae, divididos mês a mês, num prazo de seis anos. O valor será utilizado para custeio da entidade e principalmente para inaugurar o centro especializado de reabilitação dos pacientes da Apae, para adaptação de próteses, diagnósticos e acompanhamento de pacientes especiais. Sem o centro de reabilitação, os pacientes da Apae Unaí precisam viajar para Patos de Minas ou Uberlândia em busca dos serviços.

O prefeito Delvito Alves reconheceu a importância da parceria da administração municipal com o governo de Minas e o apoio dos deputados aliados, "para impulsionar o sistema de saúde pública em Unaí e região". Segundo Delvito, a ação em favor de Unaí foi muito rápida, em razão do peso político dos parceiros, e os resultados já começam a aparecer. "Foi um processo rápido de aprovação, uma resposta rápida do governo de Minas às nossas necessidades no setor. Unaí nunca viu tamanhos investimentos na área da saúde", o prefeito comemorou.

"Há 45 dias estivemos aqui a convite do prefeito Delvito Alves, e o governo de Minas se sensibilizou com a situação da saúde unaiense", disse o secretário Wagner Ferreira. De acordo com ele, o governo estadual está resgatando a dívida que tem com o Noroeste de Minas e com Unaí. "O benefício que assinamos é para Unaí e toda a região, já que Unaí é sede de regional da saúde", explicou.

Também presente ao ato, o deputado federal Rodrigo de Castro vem acompanhando a situação de perto, desde a primeira visita do prefeito a Belo Horizonte, em busca de soluções para a saúde unaiense. Depois da visita da cúpula da Secretaria de Estado da Saúde a Unaí há pouco mais de 45 dias, lembrou o deputado, foi estabelecido um cronograma para atender Unaí em tempo recorde.

"Em todos os setores da saúde unaiense há problemas crônicos. Por isso, a necessidade de iniciar uma revolução no sistema de saúde do município", ressaltou o deputado, ao mencionar outra luta iniciada, agora em busca de recursos para construir um novo hospital regional em Unaí, já que o recurso para os projetos da obra estão liberados.

Durante o ato, também se pronunciaram a secretária municipal Andréa Machado (Saúde), o coordenador da GRS, Juliano Espíndula, e a presidente da Câmara Municipal, vereadora Dorinha Melgaço. Em meio aos discursos de agradecimento, eles ressaltaram o momento como "histórico para Unaí, em virtude de o município nunca ter recebido tantos recursos de uma só vez na área da saúde".

recur 0001
Secretário Wagner Ferreira - observado pelo prefeito Delvito, pelo deputado Rodrigo de Castro
e por José Juliano Espíndula (GRS) - assina convênios com o município, liberando
R$ 12 milhões para obras estruturadoras na área de saúde