Cúpula estadual da saúde faz visita técnica a Unaí e promete investimentos no setor

O prefeito licenciado, Delvito Alves, e o prefeito em exercício, Hermes Martins, receberam nessa terça-feira (28/1) a cúpula da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais: ex-secretário Antônio Jorge de Souza Marques, secretário-adjunto Wagner Ferreira e o coordenador estadual de urgência e emergência, Rasível dos Reis. Os gestores vieram a Unaí conhecer a estrutura física e os serviços prestados pelo pronto-atendimento do Hospital Municipal (urgência e emergência) e pela Policlínica (atendimento especializado). Acompanhados pelo deputado federal Rodrigo de Castro, prometeram os investimentos necessários para garantir as melhorias requeridas pelo município.

Delvito Alves disse que, em companhia do deputado Rodrigo de Castro, havia procurado o gabinete do então secretário Antônio Jorge ainda em dezembro de 2013, quando foi prometida a visita a Unaí. "Levamos ao conhecimento do secretário a situação da saúde unaiense, ele compreendeu a condição de calamidade e resolveu vir à cidade, verificar in loco a situação".

Após a recepção no gabinete, comitiva da Prefeitura e da Câmara Municipal levou as autoridades à Policlínica, ao pronto-atendimento do Hospital Municipal (PA) e à área onde o poder público municipal pretende erguer a nova policlínica, em terreno situado ao lado do Clube do Sesi, no bairro Divineia. "Acreditamos que após essa visita, ocorrerão as melhorias desejadas. Tenho certeza de que as autoridades vão sair daqui sensibilizadas, ao constatar de que forma estamos trabalhando", disse Delvito.

Antônio Jorge reconheceu a importância da solicitação do prefeito e disse que o governador Antonio Anastasia é conhecedor da agenda. "Há problemas importantes a superar na saúde unaiense. Mas temos aqui capacidade técnica, política e administrativa, para que Unaí se transforme num polo cada vez mais autossuficiente, sem necessitar de Barretos, sem necessitar do Distrito Federal, sem bater à porta de outros municípios. Por isso, a decisão forte do governo do estado de apoiar a causa unaiense".

Ocupante interino da Pasta estadual da Saúde, Wagner Ferreira constatou que "a situação da saúde em Unaí não está boa". Ele, no entanto, salientou a importante iniciativa da administração municipal em buscar o apoio do governo estadual. "Ao saber dos problemas e da diligência unaiense, o governador Anastasia determinou o empenho para solucionar as dificuldades de Unaí", ressaltou.

De acordo com Ferreira, o aval do governador Anastasia e o empenho do deputado Rodrigo de Castro são a senha para o início do trabalho. "O nosso diretor regional (Gerência Regional de Saúde – GRS) imediatamente traçará os planos de ação com a secretária de saúde. Com o diagnóstico em mãos, o governo do estado achará um caminho para que daqui a seis meses essa ação comece a surtir os efeitos esperados e apareçam os resultados para a população".

Para o deputado Rodrigo de Castro, a vinda da cúpula da saúde a Unaí significa atenção do governo do estado para com o município. Em sua opinião, a saúde chegou a essa situação-limite em função da "falta de diálogo adequado" das administrações municipais passadas com o governo de Minas. "Creio que não dialogaram como devia ser, e a população saiu perdendo. Agora, o governador Anastasia determinou que reparássemos o equívoco, e que haja um entrosamento entre Prefeitura Municipal e Governo de Minas. E que esse entrosamento resulte em ações concretas para a população", disse o deputado.

Assim como o prefeito Delvito, o deputado disse ter certeza de que a ação do estado resultará em dias melhores para a saúde unaiense. "Visitamos as instalações de saúde, absolutamente acanhadas", atestou. Segundo Rodrigo de Castro, as instalações da Policlínica devem mudar "urgentemente" e o Hospital Municipal precisa passar por "transformações profundas".

"Nós estamos fazendo um compromisso com o prefeito e os cidadãos presentes (secretários, assessores, vereadores, oficiais militares, lideranças classistas, imprensa etc.) de, em poucos dias, trazermos soluções já apontadas, porque estamos ao lado de pessoas competentes e comprometidas, que têm conhecimento técnico e, sobretudo, o poder de decidir realmente os recursos e encaminhá-los para Unaí", enfatizou o deputado, ao também reconhecer a dívida e o compromisso que o governo do estado tem para com Unaí.

Depois de ouvir as autoridades, o diretor da Gerência Regional de Saúde (GRS), José Juliano Espíndula, e a secretária municipal da Saúde, Andréa Machado, se disseram esperançosos de que as mudanças virão. "Qualquer mudança positiva vai impactar os cidadãos tanto de Unaí quanto dos 11 municípios inscritos nesta região de saúde, que abrangem 174 mil pessoas", disse José Juliano. Andréa Machado afirmou sua grande expectativa "na vitória da saúde e nos resultados rápidos".

De acordo com a secretária, a expectativa é que a visita surta os efeitos desejados e que a cúpula da saúde mineira traga efetivamente os recursos solicitados por Unaí. Com isso, ela espera ampliar os setores de atenção básica à saúde, desafogar o pronto-atendimento do Hospital Municipal e receber uma nova policlínica. "Porque do jeito que está, é desumano tanto para os pacientes quanto para os profissionais que precisam trabalhar nesses locais", resumiu.

saud 0001
Prefeito em exercício, Hermes Martins, e prefeito licenciado Delvito Alves recebem
Rodrigo de Castro, Antônio Jorge e Wagner Ferreira

saud 0002