Unaí recebe três médicos cubanos do Programa Mais Médicos

Três médicos cubanos chegaram a Unaí para compor a equipe de atendimento básico da saúde pública municipal. Os profissionais fazem parte do Programa Mais Médicos, do governo federal, e foram apresentados ao prefeito Delvito Alves na tarde dessa quarta-feira (6/11). Eles devem ser aproveitados em unidades do Programa de Saúde da Família (PSF).

Antes de chegar a Unaí, os clínicos Felix Salvador Carracedo Ilorente, Eulise Enrique Gazmuri Alfonso e Estrella Leyva Iralda passaram por treinamento durante 22 dias em Belo Horizonte. Os médicos cubanos exercem a profissão há mais de 20 anos e, além de Cuba, já atuaram na Bolívia e na Venezuela.

De acordo com o projeto, os médicos ficarão em Unaí por três anos. Uma vez por ano, vão a Cuba visitar os familiares. Os salários de R$ 10 mil serão pagos pelo governo federal, e o município arcará com despesas de moradia e alimentação em contrapartida mensal de R$ 1.500,00.

"Viemos com a disposição de ajudar a melhorar a saúde do povo", disseram os médicos cubanos ao prefeito Delvito Alves. O prefeito respondeu que a administração está à disposição para ajudá-los no que for necessário para cumprirem sua missão. "Estamos alimentando expectativas de que essa parceria dê certo. Vocês terão todo o meu apoio, da administração e da Secretaria de Saúde", afirmou Delvito.

Nos próximos vinte dias, os profissionais cubanos vão acompanhar médicos do Programa de Saúde da Família (PSF) unaienses, a fim de conhecer melhor a realidade da saúde local e saber, por exemplo, como funciona a farmácia básica municipal.

Após esse período de adaptação, os profissionais devem ser aproveitados em unidades de PSF. A unidade do Novo Horizonte, atualmente sem nenhum médico, deve receber um cubano. Os outros dois poderão ser aproveitados na unidade de PSF do bairro Canabrava, que deve ser inaugurado brevemente.

Mais Médicos

A chegada dos profissionais cubanos resulta da inscrição do município no Programa Mais Médicos. A Secretaria Municipal da Saúde ingressou no cadastro do programa solicitando a vinda de seis profissionais.

No primeiro ciclo do programa, Unaí recebeu um médico brasileiro, proveniente de Paracatu. A expectativa é que num próximo ciclo de designações outros dois profissionais cheguem para completar a lista. Entretanto, o governo federal não estabeleceu prazo para isso.

Segundo justificativa do governo federal, o Programa Mais Médicos foi criado para, entre outros motivos, garantir a presença desses profissionais nas periferias das grandes cidades e no interior do país, onde há maior escassez de médicos.

cuba 0001
Programa Mais Médicos, do governo federal, enviou três clínicos cubanos a Unaí

cuba 0002
Ao receber os profissionais estrangeiros no gabinete, prefeito Delvito deu as boas-vindas e