topo ban fine

 
 

servicos solicitar banner

Luta Antimanicomial: CAPs Unaí prepara programação para fortalecer política de saúde mental e contra manicômios

No dia 6 de abril de 2001, o então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, sancionou a lei que representou um divisor de águas no tratamento de brasileiros que sofrem com distúrbios, doenças e transtornos mentais. Foi a chamada Reforma Psiquiátrica (Lei 10.216), que teve como marca registrada o fechamento gradual de manicômios e hospícios que proliferavam país afora.

 

A Lei Antimanicomial, que promoveu a reforma, tem como diretriz principal a internação do paciente somente se o tratamento fora do hospital se mostrar ineficaz. Em substituição aos hospitais psiquiátricos, o Ministério da Saúde determinou, em 2002, a criação dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) em todo o país.

 

Os CAPs são espaços para o acolhimento de pacientes com transtornos mentais graves e persistentes, em tratamento não hospitalar. A função é prestar assistência psicológica e médica, visando à reintegração dos doentes à família e à sociedade, construção de uma sociedade mais tolerante (convívio com a diferença) e igualitária em direitos.

 

O CAPs de Unaí, com sua política de "portas abertas", possui equipe multiprofissional (médico psiquiatra, clínico geral, enfermeiras, psicólogos, assistente social, terapeuta ocupacional, técnicas de enfermagem e instrutoras de artesanato) para cuidar de pacientes com transtornos mentais e orientar suas famílias. São cerca de 900 pacientes cadastrados.

 

SEMANA DE LUTA ANTIMANICOMIAL

 

Uma intensa programação será desenvolvida pelo CAPs, no período de 14 a 21 de maio, para mostrar o serviço prestado pela unidade municipal, reforçar os direitos que a lei assegura aos pacientes e familiares, ampliar as informações e fortalecer a política antimanicomial e de valorização do atendimento psicossocial.

 

Um dos objetivos é reagir à queda dos investimentos do governo federal na rede de assistência psicossocial e, na contramão, o fortalecimento dos hospitais psiquiátricos, ato considerado por analistas como "a mercantilização da loucura" ou revogação de lei que prevê o tratamento "fora de manicômios e hospícios".

 

Para a terapeuta ocupacional do CAPs Unaí, Daniela Sousa de Oliveira, "isso é muito perigoso", porque a luta era para garantir vagas para os pacientes da saúde mental, quando necessário, em hospitais gerais, não hospitais psiquiátricos. "Não se engane: sinônimo de hospital psiquiátrico no Brasil é manicômio. E a gente luta contra isso. A gente não quer aprisionar pacientes, a gente não quer padronizar, não quer normalizar. A gente quer as pessoas vivas, livres para escolher o que querem fazer da vida delas".

 

Daniela, que fez residência em saúde mental, mestrado em saúde coletiva e já atuou em outros CAPs em Goiás e no Distrito Federal, ressalta que a lei antimanicomial não pode ser revogada. "O nosso grito é 'manicômio nunca mais'. Os usuários não querem isso (a volta de manicômios), a gente sabe da importância do cuidado do paciente em liberdade". Segundo ela, na política de manicômios, há um risco "muito grande" de as pessoas serem submetidas a maus-tratos e morrerem. "É um retrocesso muito perigoso", alerta a terapeuta.

 

Cumpre lembrar que manicômios eram locais onde isolavam e trancafiavam pessoas com transtornos mentais, ou quem mais o "sistema" gostaria de "limpar" da sociedade. O paciente era recebido à base de camisa de força, eletrochoques, lobotomias (cirurgias no cérebro para extrair a área afetada) e o isolamento imposto em verdadeiros "depósitos", que não raro os levavam à morte.

 

Os pacientes (mesmo sem laudo médico) eram depositados nessas instituições em péssimo estado, com grades, paredes infiltradas, falta de iluminação adequada. Pacientes sem roupa, drogados por medicamentos fortes, perambulando de um lado para o outro, em corredores ou internados. Sem acolhida, sem cuidados, sem assistência, sem direitos. 

 

"Era uma internação de longa permanência", explica a coordenadora de Saúde Mental do CAPs Unaí, enfermeira Karita Rosa de Oliveira. "Às vezes o paciente ficava lá abandonado pelo resto da vida, com assistência precária ou sem qualificação. Virava morador de manicômio", completa. Local com características de tratamento cruel, desumano e degradante, a tortura.

 

A coordenadora lembra que a Reforma Psiquiátrica (antimanicomial) e a criação dos CAPs possibilitaram a retirada do paciente dos hospitais (hospícios ou manicômios) e a promoção de novas estratégias de acolhimento, de assistência e cuidado integral. As novas ações previam a reabilitação e a reinserção dos pacientes com transtornos. "Todo o tratamento de base comunitária vem funcionando. A internação é o último recurso", assinala Karita.

 

CAPs PROMOVE POLÍTICAS DE PORTAS ABERTAS

 

Os pacientes chegam ao CAPs por demanda espontânea ou encaminhados pela Unidade Básica de Saúde, porta de entrada do SUS, conforme Karita explica. "O médico clínico e o enfermeiro da unidade básica (posto de saúde, PSF) estão preparados, estão capacitados para adotar os primeiros cuidados de saúde mental. Faz parte das atribuições e responsabilidades da atenção primária de saúde".

 

Transtornos leves de ansiedade, por exemplo, podem ser tratados na própria UBS ou em ambulatórios, acrescenta Karita. Os mais graves e persistentes (como esquizofrenia, transtorno afetivo bipolar, depressão grave, etc.) ficam a cargo do CAPs, serviço que na hierarquia do SUS é classificado como de média e alta complexidade.

 

É raro, mas existem, os casos que extrapolam a capacidade de atendimento do CAPs Unaí, como explica a coordenadora. "Vai demandar internação psiquiátrica o paciente que o CAPs está acompanhando, utilizando todos os recursos especializados possíveis, mas o paciente tem fragilidades sociais e outras questões que impossibilitam controlar a crise".

 

Mas, é isso raro. A maior parte dos casos é resolvida na própria unidade, muito em razão das alternativas de serviços especializados ofertados em Unaí, que envolve atendimentos médicos e medicamentosos, cuidados individuais, em grupos, com a presença de familiares e as terapias indicadas – que vão de atendimentos psicológicos, passando por terapias ocupacionais e oficinas de arte e artesanato.

 

PROGRAMAÇÃO EM UNAÍ

 

Nesta quinta-feira, 5/5, o CAPs promove uma assembleia com pacientes atendidos e seus familiares, para discutir a programação do mês, que tem no dia 18 de maio o marco da Luta Antimanicomial. "Esse movimento não é do setor de saúde, deve ser um movimento de toda a sociedade", salienta Karita.

 

Segundo ela, esse será um movimento para os usuários e familiares terem a consciência da necessidade de reivindicarem a sua cidadania, reivindicarem melhorias para a área da saúde mental, defenderem seus direitos e fortalecerem a política sanitária e da atenção psicossocial. "Informar as pessoas sobre uma unidade aberta, que acolhe e cuida de pacientes livres, que podem ficar com quem gostam, e não isolados da sociedade".

 

Por isso, no sábado (14/5), haverá panfletagem (com entrega de material de informação e sensibilização sobre a saúde mental, a luta antimanicomial e o trabalho do CAPs) na feirinha do convento. A mesma panfletagem está prevista para a feirinha do bairro Novo Horizonte, no domingo (15/5); para o calçadão do córrego Canabrava na quarta (18/5); e para a feirinha do Divineia, na quinta-feira (19/5).

 

Na segunda-feira, 16/5, está prevista uma live (diz-se laive: transmissão ao vivo por meio de rede social) com um usuário de um CAPs de Brasília (DF), às 19h30, no Instagram da Prefeitura. Aberto à participação de profissionais, autoridades, estudantes e público geral. No mesmo horário, o Museu Municipal abrirá a Semana dos Museus, com o tema "Luta Antimanicomial". Haverá exposição sobre trabalhos produzidos no CAPs Unaí e fotos do movimento antimanicomial.

 

De 16 a 20 de maio, estão previstas oficinas no Museu Municipal, promovidas pelas instrutoras de artesanato do CAPs Unaí, com vistas à confecção de fantasias, colares, roupas, que serão utilizados em evento cultural programado para a Praça JK (da Prefeitura), na manhã do sábado, 21/5.

 

"A luta antimanicomial deve ser da sociedade como um todo. A sociedade inteira ganha com isso. Qualquer pessoa está sujeita a desenvolver um transtorno mental, ou ter um familiar ou amigo nessa condição. Portanto, a luta deve ser de toda a sociedade", reforça o psicólogo do CAPs Unaí, Fernando Ferreira, especialista em saúde mental.

 

DICAS DE FILME, DOCUMENTÁRIO E LEITURA PARA MAIOR CONHECIMENTO SOBRE O MANICÔMIO E SUAS POLÍTICAS

 

Para entender melhor como funcionavam os manicômios, recomendamos o livro-reportagem "Holocausto Brasileiro", um best-seller da jornalista mineira Daniela Arbex; o documentário "Em Nome da Razão", do cineasta mineiro Helvécio Ratton; e o filme "Bicho de Sete Cabeças", estrelado pelo ator Rodrigo Santoro, com direção de Laís Bodanzky.

 

 antimanicc 0001

SmartNews.com
Previsão do Tempo

Siga-nos

    facebook FaceBook
insta icon Instagram
Twitter
linkedinico LinkedIn

Banco de Notícias

Assessoria de Comunicação Social e Relações Públicas - comunicaaiunai@gmail.com   -  (38)3677-9610 Ramal 9039
other a Sala de Imprensa (clique)

Notícias publicadas no período: 29/03/2005 até 17h24 do dia 13/12/2012

Prev Next Página:

18 de maio: oriente, ouça, denuncie!

18 de maio: oriente, ouça, denuncie!

18/05/2022 - Por Ricardo Ribas

SAÚDE – RETROSPECTIVA 2021

SAÚDE – RETROSPECTIVA 2021

29/12/2021 - Por Ricardo Ribas

CULTURA E TURISMO – RETROSPECTIVA 2021

CULTURA E TURISMO – RETROSPECTIVA 2021

28/12/2021 - Por Ricardo Ribas

ESPORTE E LAZER – RETROSPECTIVA 2021

ESPORTE E LAZER – RETROSPECTIVA 2021

28/12/2021 - Por Ricardo Ribas

FAZENDA MUNICIPAL – RETROSPECTIVA 2021

FAZENDA MUNICIPAL – RETROSPECTIVA 2021

28/12/2021 - Por Ricardo Ribas

GOVERNO (SEGOV) – RETROSPECTIVA 2021

GOVERNO (SEGOV) – RETROSPECTIVA 2021

28/12/2021 - Por Ricardo Ribas

EDUCAÇÃO – RETROSPECTIVA 2021

EDUCAÇÃO – RETROSPECTIVA 2021

27/12/2021 - Por Ricardo Ribas

Chuvas: Unaí em alerta

Chuvas: Unaí em alerta

24/12/2021 - Por Assessoria de Comunicação

Rosqueiro, por quê?

Rosqueiro, por quê?

19/10/2021 - Por Assessoria de Comunicação

Unaí no FCO é tema de audiência na Presidência

Unaí no FCO é tema de audiência na Presidência

30/09/2021 - Por Assessoria de Comunicação

Começou o Ruralão 2021

Começou o Ruralão 2021

14/09/2021 - Por Assessoria de Comunicação

Zumba volta a movimentar UAI

Zumba volta a movimentar UAI

22/06/2021 - Por Ricardo Ribas

Retirada de canteiros segue a todo vapor

Retirada de canteiros segue a todo vapor

29/06/2020 - Por Ricardo Ribas

Asfalto chega a Pedras de Marilândia

Asfalto chega a Pedras de Marilândia

17/06/2020 - Por Ricardo Ribas

Dengue em Unaí: muita larva e alto risco

Dengue em Unaí:  muita larva e alto risco

20/01/2020 - Por Ricardo Ribas

Creche e pré-escolar: matriculas abertas

Creche e pré-escolar: matriculas abertas

09/12/2019 - Por Junei Martins

Papai Noel já chegou em Unaí

Papai Noel já chegou em Unaí

02/12/2019 - Por Junei Martins

VORTEX: BATALHA DE RIMA LOTA PRAÇA DA AABB

VORTEX: BATALHA DE RIMA LOTA PRAÇA DA AABB

30/10/2019 - Por Junei Martins

Unaí vai inaugurar UTI nesta sexta-feira

Unaí vai inaugurar UTI nesta sexta-feira

16/10/2019 - Por Junei Martins

Teatro unaiense premiado em Ponte Nova

Teatro unaiense premiado em Ponte Nova

23/09/2019 - Por Junei Martins

Unaí tem 60 mototaxistas legalizados

Unaí tem 60 mototaxistas legalizados

16/09/2019 - Por Junei Martins

Verdão da Serra de volta

Verdão da Serra de volta

13/09/2019 - Por Junei Martins

Aberto o cadastro escolar para 2020

Aberto o cadastro escolar para 2020

01/07/2019 - Por Ricardo Ribas

Grota do Cidade Nova com os dias contados

Grota do Cidade Nova com os dias contados

27/06/2019 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – AMALEGIS 2017/2018

RETROSPECTIVA – AMALEGIS 2017/2018

24/01/2019 - Por Ricardo Ribas

Unaí 75 anos: celebração oficial de gala

Unaí 75 anos:  celebração oficial de gala

16/01/2019 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – CULTURA E TURISMO 2017/2018

RETROSPECTIVA – CULTURA E TURISMO 2017/2018

21/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – FAZENDA 2017/2018

RETROSPECTIVA – FAZENDA 2017/2018

21/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – SAAE 2017/2018

RETROSPECTIVA – SAAE 2017/2018

20/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – SAÚDE 2017/2018

RETROSPECTIVA – SAÚDE 2017/2018

19/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – ESPORTE E LAZER 2017/2018

RETROSPECTIVA – ESPORTE E LAZER 2017/2018

18/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – MEIO AMBIENTE 2017/2018

RETROSPECTIVA – MEIO AMBIENTE 2017/2018

18/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – EDUCAÇÃO 2017/2018

RETROSPECTIVA – EDUCAÇÃO 2017/2018

17/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA ADMINISTRAÇÃO 2017/2018

RETROSPECTIVA ADMINISTRAÇÃO 2017/2018

12/12/2018 - Por Ricardo Ribas

Prefeitura paga servidores nesta sexta (28/9)

Prefeitura paga servidores nesta sexta (28/9)

26/09/2018 - Por Ricardo Ribas

Unaí terá Banco de Alimentos

Unaí terá Banco de Alimentos

17/08/2018 - Por Ricardo Ribas

Falta de UTI volta à pauta de discussões

Falta de UTI volta à pauta de discussões

27/07/2018 - Por Ricardo Ribas

Escolas municipais recebem mobiliário novo

Escolas municipais recebem mobiliário novo

11/04/2018 - Por Ricardo Ribas

Comprado elevador para prédio da Prefeitura

Comprado elevador para prédio da Prefeitura

14/03/2018 - Por Ricardo Ribas

Uma tarde para falar da saúde do homem

Uma tarde para falar da saúde do homem

01/12/2017 - Por Ricardo Ribas

Chuva provoca perdas e danos no Cidade Nova

Chuva provoca perdas e danos no Cidade Nova

28/11/2017 - Por Ricardo Ribas

Prefeitura retoma operação tapa-buracos

Prefeitura retoma operação tapa-buracos

23/06/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Organizadores avaliam Festa do Boqueirão

Organizadores avaliam Festa do Boqueirão

14/06/2017 - Por Ricardo Ribas

Aberta oficialmente a 15ª Semana de Museus

Aberta oficialmente a 15ª Semana de Museus

16/05/2017 - Por Ricardo Ribas

Conferência de Saúde aprova 83 propostas

Conferência de Saúde aprova 83 propostas

10/05/2017 - Por Ricardo Ribas

Escola Glória Moreira comemora 18 anos

Escola Glória Moreira comemora 18 anos

04/05/2017 - Por Ricardo Ribas

União: Prefeitura de Unaí, SAAE e UFVJM vão trabalhar juntos

União: Prefeitura de Unaí, SAAE e UFVJM vão trabalhar juntos

07/04/2017 - Por Assessoria de Comunicação

PMU inicia cirurgias de castração de cães

PMU inicia cirurgias de castração de cães

21/03/2017 - Por Ricardo Ribas

Prefeitura participa de blitz comemorativa do Dia da Mulher

Prefeitura participa de blitz comemorativa do Dia da Mulher

08/03/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Prefeitura e Ascanor definem parceria para a 19ª. Festa da Moagem

Prefeitura e Ascanor definem parceria para a 19ª. Festa da Moagem

24/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

PSF´s do Primavera e Novo Horizonte se mobilizam contra a Dengue

PSF´s do Primavera e Novo Horizonte se mobilizam contra a Dengue

24/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Prefeitura retira quebra-molas desnecessários

Prefeitura retira quebra-molas desnecessários

23/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Unaí quer implantação de Samu

Unaí quer implantação de Samu

13/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Município recebe novos ônibus para transporte escolar

Município recebe novos ônibus para transporte escolar

13/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Tapa-buracos depende da usina e da chuva

Tapa-buracos depende da usina e da chuva

06/02/2017 - Por Ricardo Ribas

Governo de Unaí quer fiscalização atuante

Governo de Unaí quer fiscalização atuante

02/02/2017 - Por Ricardo Ribas

Prefeitura vai pagar menos por combustível

Prefeitura vai pagar menos por combustível

01/02/2017 - Por Ricardo Ribas

Administração renegocia contrato de transporte coletivo

Administração renegocia contrato de transporte coletivo

01/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Prefeitura quer acabar com filas na Central de Regulação

Prefeitura quer acabar com filas na Central de Regulação

20/01/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Governo vai extinguir quatro Secretarias Municipais

Governo vai extinguir quatro Secretarias Municipais

19/01/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Unimontes vai ampliar presença em Unaí

Unimontes vai ampliar presença em Unaí

18/01/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Hospital Municipal quer se livrar de sucatas

Hospital Municipal quer se livrar de sucatas

17/01/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Branquinho recebe servidores do Unaprev

Branquinho recebe servidores do Unaprev

12/01/2017 - Por Ricardo Ribas

Limpeza de Unaí começa pela Praça JK

Limpeza de Unaí começa pela Praça JK

05/01/2017 - Por Ricardo Ribas

Visita a secretarias e órgãos municipais

Visita a secretarias e órgãos municipais

03/01/2017 - Por Ricardo Ribas

Prefeito faz 1ª reunião com secretariado

Prefeito faz 1ª reunião com secretariado

03/01/2017 - Por Ricardo Ribas

Manhã cívica marca início dos trabalhos

Manhã cívica marca início dos trabalhos

02/01/2017 - Por Ricardo Ribas

ADEUS GROTA DO TAQUARIL

ADEUS GROTA DO TAQUARIL

30/06/2016 - Por Ricardo Ribas

CCZ oferece seis cães para adoção

CCZ oferece seis cães para adoção

27/06/2016 - Por Ricardo Ribas

Por que fazer o Cartão Unaí Saúde?

Por que fazer o Cartão Unaí Saúde?

23/02/2016 - Por Ricardo Ribas

UAI promove 1º Forró para os idosos

UAI promove 1º Forró para os idosos

14/01/2016 - Por Ricardo Ribas

Diplomados os novos conselheiros tutelares

Diplomados os novos conselheiros tutelares

11/01/2016 - Por Ricardo Ribas

Same/Sesau orienta população sobre HIV-Aids

Same/Sesau orienta população sobre HIV-Aids

04/12/2015 - Por Ricardo Ribas