topo ban fine

 
 

servicos solicitar banner

Violência doméstica: Saúde vai capacitar profissionais de unidades básicas para notificações e acolhimento de vítimas

O treinamento de médicos, enfermeiros, técnicos e agentes de saúde que atuam nas unidades básicas (UBSs) ocorrerá na segunda quinzena de abril e será executado em horários que não vão comprometer o atendimento da população. A violência cometida principalmente contra mulheres, crianças e adolescentes é um grave problema de saúde pública, porque dependendo da forma de agressão, a vítima lesionada acaba recorrendo a algum tipo de atendimento numa unidade de saúde. Por isso, após o treinamento nas UBSs, a capacitação será dada aos profissionais que atuam no Hospital Municipal.

 

Nos últimos anos, a violência doméstica tem sido intensificada contra pessoas vulneráveis, com taxas altas de lesões graves e óbitos. "E vem aumentando", atesta a enfermeira Maurineide Pereira de Souza, que atua no setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde como referência técnica em causas externas em saúde (agravos à saúde causados por acidentes e violência). "E as mulheres são as principais vítimas da violência", assinala Maurineide.

 

 A pandemia do novo coronavírus vitaminou ainda mais o cenário de crescente tensão psicossocial e aumentou as estatísticas de violência doméstica, com casos de agressões e mortes de crianças e crescimento expressivo de taxas de feminicídio (assassinato de mulheres).

 

O "novo" trabalho da saúde visa fortalecer a rede de combate à violência e atendimento às vítimas, integrando outros agentes como a Polícia Militar, a Polícia Civil, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e a Associação Unaiense de Desenvolvimento e Cidadania (Audec), entidade do terceiro setor que trabalha em conjunto com o Poder Judiciário no atendimento ao agressor e, mais recentemente, no atendimento às vítimas de agressão.

 

NÚMEROS SUBNOTIFICADOS NA SAÚDE

 

As notificações de vítimas de violência em Unaí não estão chegando à pasta da saúde e, quando chegam, o setor de referência não está tomando conhecimento. "Todas as unidades de saúde, tanto públicas quanto particulares, precisam notificar a epidemiologia do ocorrido", explica a enfermeira. "Sem os números, sem os dados, fica difícil o Estado formular ações e políticas públicas para o combate à violência no âmbito da saúde".

 

Na estrutura do Estado, já existem as unidades especializadas de atendimento às vítimas de violência doméstica, que Unaí ainda não possui. O Hospital Municipal funciona como referência, mas não é o ideal, segundo Maurineide. "Para criar essa unidade em Unaí (e fortalecer a rede de proteção), precisamos mostrar para o Governo do Estado que estamos precisando muito, que o município tem essa necessidade. Para isso, temos de ter os dados, as informações".

 

Ela já esteve, inclusive com a Polícia Militar, e pediu autorização para publicar os dados da violência doméstica e infantil no sistema do SUS. "Com isso, já pude observar que há uma subnotificação na saúde pública. Os dados da saúde não batem, são muito inferiores".

 

Para Maurineide, uma maior integração entre os agentes da rede de proteção resolve parte substancial do problema. E isso implica também capacitar os profissionais de saúde para preencher as fichas de notificação e informar os sistemas de agravo. "A Secretaria de Estado da Saúde e o Ministério da Saúde precisam tomar conhecimento dos casos", assinala.

 

TREINAR O OLHAR E OFERTAR MELHOR ATENDIMENTO

 

O Estado editou algumas resoluções que precisam ser executadas, entre as quais a capacitação de profissionais de saúde para melhorar a rede de atendimento e proteção às vítimas de violência.

 

"A violência doméstica e a vítima de agressão não são problemas só da polícia ou da rede de assistência social, mas também da saúde pública, porque demandam o atendimento da saúde, os recursos da saúde, demandam ações da rede do SUS", ressalta.

 

A violência contra a mulher é uma das mais recorrentes e, de acordo com a enfermeira, a saúde municipal busca formas de estruturar o atendimento para melhor acolher a mulher vítima de violência. "O olhar, o falar têm de ser diferenciados no acolhimento a essa vítima. E, depois saber como acionar a rede de proteção para encaminhá-la".

 

Maurineide admite que pode ocorrer de a mulher ser atendida na unidade de saúde e sair de lá sem o acolhimento necessário. "Porque o problema não foi identificado. A vítima não conta o caso. Por isso, é preciso treinar os profissionais da saúde para identificar os principais sinais de violência, mesmo diante do silêncio da vítima".

 

Segundo ela observa, numa consulta, numa conversa, o profissional de uma unidade básica de saúde (ou da Policlínica, ou do Hospital Municipal) tem de ter um olhar mais atencioso, mais atento para possíveis vítimas de violência.

 

"A MULHER RELATA QUE CAIU. SERÁ QUE CAIU MESMO?"

 

O olhar treinado, a conversa amiga podem revelar os sinais (ocultos de violência). "A mulher relata que caiu. Será que caiu mesmo? Será que foi uma queda mesmo, será que não foi um empurrão, um soco? E a partir daí, que fazer? Para onde encaminhar?". É esse tipo de reflexão que a enfermeira de referência em causas externas de saúde pretende levar para a capacitação dos profissionais.

 

Muitas vezes, explica Maurineide, a própria mulher não consegue identificar-se como vítima da violência, por uma espécie de "normalização" da sociedade em face do problema. "Às vezes, ela se identifica como vítima da violência somente quando é agredida. E os sinais de violência surgem muito antes, porque quando chega ao ponto da agressão já passou por várias etapas", adverte.

 

No caso da mulher, além da violência física (agressões: socos, pontapés, empurrões, puxões de cabelo...), ela pode ser vítima de violência sexual (estuprar, obrigar a fazer atos que causam desconforto ou repulsa, etc), de violência psicológica (ameaçar, constranger, humilhar, isolar, perseguir...), de violência moral (acusar a mulher de traição, emitir juízos morais sobre a conduta, fazer críticas mentirosas, expor a vida íntima, etc.) e patrimonial (controlar o dinheiro, destruir documentos, furtar ou causar danos, reter ou destruir objetos da vítima, etc.).

 

"Temos de mostrar para a mulher que ela é a vítima da violência, não a causa. Porque devido à manipulação do agressor, ela acaba sentindo culpa e se acha a causadora do problema". E essa é uma situação que não pode ficar silenciada, impune.

 

A mulher vítima, ou a sociedade que sabe das agerssões (família, vizinhos, colegas, amigos), devem denunciar a situação na Polícia Militar (190), Polícia Civil (180), do Disque 100 (direitos humanos) ou nos órgãos da Prefeitura, como o Creas (3677-5083). A denúncia pode ser anônima.

 

QUANDO A MULHER NÃO SE SENTE ACOLHIDA PELOS PRÓPRIOS ÓRGÃOS DE PROTEÇÃO

 

Maurineide diz ter identificado muitos casos em que a vítima não se sente acolhida por quem deveria fazê-lo. Segundo ela, a vítima encontra dificuldades até mesmo para fazer o relato da ocorrência. "É muito traumático. A cada órgão que chega, ela precisa falar (mais uma vez) do ocorrido. Se a vítima for atendida pela Polícia Militar, tem de falar. Se for na Delegacia da Mulher (Polícia Civil), tem de falar novamente. Se for no Creas, mais um relato".

 

O relatar e reviver o drama das agressões toda vez que chegar a um órgão público aprofunda as raízes do trauma e acarretam mais sofrimento à vítima. A política de saúde pública pretende ajudar a rede de proteção às vítimas de violência a identificar onde estão situados os pontos problemáticos e buscar soluções conjuntas e integradas para o enfretamento da violência doméstica, especialmente contra mulheres e crianças (ou adolescentes), uma chaga sociocultural que é também problema de saúde pública.

 

No link abaixo, uma cartilha completa sobre a questão, elaborada pala Assembleia Legislativa de Minas Gerais:

https://www.almg.gov.br/export/sites/default/acompanhe/eventos/hotsites/2021/mulheres-desafios-pandemia/documentos/cartilha/cartilha_sempre_vivas_abril_2021.pdf

 

viomulsaaI 0001

viomulsaaI 0002

SmartNews.com
Previsão do Tempo

Siga-nos

    facebook FaceBook
insta icon Instagram
Twitter
linkedinico LinkedIn

Banco de Notícias

Assessoria de Comunicação Social e Relações Públicas - comunicaaiunai@gmail.com   -  (38)3677-9610 Ramal 9039
other a Sala de Imprensa (clique)

Notícias publicadas no período: 29/03/2005 até 17h24 do dia 13/12/2012

Prev Next Página:

18 de maio: oriente, ouça, denuncie!

18 de maio: oriente, ouça, denuncie!

18/05/2022 - Por Ricardo Ribas

SAÚDE – RETROSPECTIVA 2021

SAÚDE – RETROSPECTIVA 2021

29/12/2021 - Por Ricardo Ribas

CULTURA E TURISMO – RETROSPECTIVA 2021

CULTURA E TURISMO – RETROSPECTIVA 2021

28/12/2021 - Por Ricardo Ribas

ESPORTE E LAZER – RETROSPECTIVA 2021

ESPORTE E LAZER – RETROSPECTIVA 2021

28/12/2021 - Por Ricardo Ribas

FAZENDA MUNICIPAL – RETROSPECTIVA 2021

FAZENDA MUNICIPAL – RETROSPECTIVA 2021

28/12/2021 - Por Ricardo Ribas

GOVERNO (SEGOV) – RETROSPECTIVA 2021

GOVERNO (SEGOV) – RETROSPECTIVA 2021

28/12/2021 - Por Ricardo Ribas

EDUCAÇÃO – RETROSPECTIVA 2021

EDUCAÇÃO – RETROSPECTIVA 2021

27/12/2021 - Por Ricardo Ribas

Chuvas: Unaí em alerta

Chuvas: Unaí em alerta

24/12/2021 - Por Assessoria de Comunicação

Rosqueiro, por quê?

Rosqueiro, por quê?

19/10/2021 - Por Assessoria de Comunicação

Unaí no FCO é tema de audiência na Presidência

Unaí no FCO é tema de audiência na Presidência

30/09/2021 - Por Assessoria de Comunicação

Começou o Ruralão 2021

Começou o Ruralão 2021

14/09/2021 - Por Assessoria de Comunicação

Zumba volta a movimentar UAI

Zumba volta a movimentar UAI

22/06/2021 - Por Ricardo Ribas

Retirada de canteiros segue a todo vapor

Retirada de canteiros segue a todo vapor

29/06/2020 - Por Ricardo Ribas

Asfalto chega a Pedras de Marilândia

Asfalto chega a Pedras de Marilândia

17/06/2020 - Por Ricardo Ribas

Dengue em Unaí: muita larva e alto risco

Dengue em Unaí:  muita larva e alto risco

20/01/2020 - Por Ricardo Ribas

Creche e pré-escolar: matriculas abertas

Creche e pré-escolar: matriculas abertas

09/12/2019 - Por Junei Martins

Papai Noel já chegou em Unaí

Papai Noel já chegou em Unaí

02/12/2019 - Por Junei Martins

VORTEX: BATALHA DE RIMA LOTA PRAÇA DA AABB

VORTEX: BATALHA DE RIMA LOTA PRAÇA DA AABB

30/10/2019 - Por Junei Martins

Unaí vai inaugurar UTI nesta sexta-feira

Unaí vai inaugurar UTI nesta sexta-feira

16/10/2019 - Por Junei Martins

Teatro unaiense premiado em Ponte Nova

Teatro unaiense premiado em Ponte Nova

23/09/2019 - Por Junei Martins

Unaí tem 60 mototaxistas legalizados

Unaí tem 60 mototaxistas legalizados

16/09/2019 - Por Junei Martins

Verdão da Serra de volta

Verdão da Serra de volta

13/09/2019 - Por Junei Martins

Aberto o cadastro escolar para 2020

Aberto o cadastro escolar para 2020

01/07/2019 - Por Ricardo Ribas

Grota do Cidade Nova com os dias contados

Grota do Cidade Nova com os dias contados

27/06/2019 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – AMALEGIS 2017/2018

RETROSPECTIVA – AMALEGIS 2017/2018

24/01/2019 - Por Ricardo Ribas

Unaí 75 anos: celebração oficial de gala

Unaí 75 anos:  celebração oficial de gala

16/01/2019 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – CULTURA E TURISMO 2017/2018

RETROSPECTIVA – CULTURA E TURISMO 2017/2018

21/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – FAZENDA 2017/2018

RETROSPECTIVA – FAZENDA 2017/2018

21/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – SAAE 2017/2018

RETROSPECTIVA – SAAE 2017/2018

20/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – SAÚDE 2017/2018

RETROSPECTIVA – SAÚDE 2017/2018

19/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – ESPORTE E LAZER 2017/2018

RETROSPECTIVA – ESPORTE E LAZER 2017/2018

18/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – MEIO AMBIENTE 2017/2018

RETROSPECTIVA – MEIO AMBIENTE 2017/2018

18/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – EDUCAÇÃO 2017/2018

RETROSPECTIVA – EDUCAÇÃO 2017/2018

17/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA ADMINISTRAÇÃO 2017/2018

RETROSPECTIVA ADMINISTRAÇÃO 2017/2018

12/12/2018 - Por Ricardo Ribas

Prefeitura paga servidores nesta sexta (28/9)

Prefeitura paga servidores nesta sexta (28/9)

26/09/2018 - Por Ricardo Ribas

Unaí terá Banco de Alimentos

Unaí terá Banco de Alimentos

17/08/2018 - Por Ricardo Ribas

Falta de UTI volta à pauta de discussões

Falta de UTI volta à pauta de discussões

27/07/2018 - Por Ricardo Ribas

Escolas municipais recebem mobiliário novo

Escolas municipais recebem mobiliário novo

11/04/2018 - Por Ricardo Ribas

Comprado elevador para prédio da Prefeitura

Comprado elevador para prédio da Prefeitura

14/03/2018 - Por Ricardo Ribas

Uma tarde para falar da saúde do homem

Uma tarde para falar da saúde do homem

01/12/2017 - Por Ricardo Ribas

Chuva provoca perdas e danos no Cidade Nova

Chuva provoca perdas e danos no Cidade Nova

28/11/2017 - Por Ricardo Ribas

Prefeitura retoma operação tapa-buracos

Prefeitura retoma operação tapa-buracos

23/06/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Organizadores avaliam Festa do Boqueirão

Organizadores avaliam Festa do Boqueirão

14/06/2017 - Por Ricardo Ribas

Aberta oficialmente a 15ª Semana de Museus

Aberta oficialmente a 15ª Semana de Museus

16/05/2017 - Por Ricardo Ribas

Conferência de Saúde aprova 83 propostas

Conferência de Saúde aprova 83 propostas

10/05/2017 - Por Ricardo Ribas

Escola Glória Moreira comemora 18 anos

Escola Glória Moreira comemora 18 anos

04/05/2017 - Por Ricardo Ribas

União: Prefeitura de Unaí, SAAE e UFVJM vão trabalhar juntos

União: Prefeitura de Unaí, SAAE e UFVJM vão trabalhar juntos

07/04/2017 - Por Assessoria de Comunicação

PMU inicia cirurgias de castração de cães

PMU inicia cirurgias de castração de cães

21/03/2017 - Por Ricardo Ribas

Prefeitura participa de blitz comemorativa do Dia da Mulher

Prefeitura participa de blitz comemorativa do Dia da Mulher

08/03/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Prefeitura e Ascanor definem parceria para a 19ª. Festa da Moagem

Prefeitura e Ascanor definem parceria para a 19ª. Festa da Moagem

24/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

PSF´s do Primavera e Novo Horizonte se mobilizam contra a Dengue

PSF´s do Primavera e Novo Horizonte se mobilizam contra a Dengue

24/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Prefeitura retira quebra-molas desnecessários

Prefeitura retira quebra-molas desnecessários

23/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Unaí quer implantação de Samu

Unaí quer implantação de Samu

13/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Município recebe novos ônibus para transporte escolar

Município recebe novos ônibus para transporte escolar

13/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Tapa-buracos depende da usina e da chuva

Tapa-buracos depende da usina e da chuva

06/02/2017 - Por Ricardo Ribas

Governo de Unaí quer fiscalização atuante

Governo de Unaí quer fiscalização atuante

02/02/2017 - Por Ricardo Ribas

Prefeitura vai pagar menos por combustível

Prefeitura vai pagar menos por combustível

01/02/2017 - Por Ricardo Ribas

Administração renegocia contrato de transporte coletivo

Administração renegocia contrato de transporte coletivo

01/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Prefeitura quer acabar com filas na Central de Regulação

Prefeitura quer acabar com filas na Central de Regulação

20/01/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Governo vai extinguir quatro Secretarias Municipais

Governo vai extinguir quatro Secretarias Municipais

19/01/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Unimontes vai ampliar presença em Unaí

Unimontes vai ampliar presença em Unaí

18/01/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Hospital Municipal quer se livrar de sucatas

Hospital Municipal quer se livrar de sucatas

17/01/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Branquinho recebe servidores do Unaprev

Branquinho recebe servidores do Unaprev

12/01/2017 - Por Ricardo Ribas

Limpeza de Unaí começa pela Praça JK

Limpeza de Unaí começa pela Praça JK

05/01/2017 - Por Ricardo Ribas

Visita a secretarias e órgãos municipais

Visita a secretarias e órgãos municipais

03/01/2017 - Por Ricardo Ribas

Prefeito faz 1ª reunião com secretariado

Prefeito faz 1ª reunião com secretariado

03/01/2017 - Por Ricardo Ribas

Manhã cívica marca início dos trabalhos

Manhã cívica marca início dos trabalhos

02/01/2017 - Por Ricardo Ribas

ADEUS GROTA DO TAQUARIL

ADEUS GROTA DO TAQUARIL

30/06/2016 - Por Ricardo Ribas

CCZ oferece seis cães para adoção

CCZ oferece seis cães para adoção

27/06/2016 - Por Ricardo Ribas

Por que fazer o Cartão Unaí Saúde?

Por que fazer o Cartão Unaí Saúde?

23/02/2016 - Por Ricardo Ribas

UAI promove 1º Forró para os idosos

UAI promove 1º Forró para os idosos

14/01/2016 - Por Ricardo Ribas

Diplomados os novos conselheiros tutelares

Diplomados os novos conselheiros tutelares

11/01/2016 - Por Ricardo Ribas

Same/Sesau orienta população sobre HIV-Aids

Same/Sesau orienta população sobre HIV-Aids

04/12/2015 - Por Ricardo Ribas