topo ban fine

 
 

servicos solicitar banner

Leishmaniose em cães: Centro de Zoonoses inicia inquérito canino pelo bairro Santa Clara

- Agentes de endemias percorrerão, casa por casa, todo o bairro. Depois é a vez do bairro Mamoeiro. A região possui alta população canina e já registrou leishmaniose tegumentar em humanos no ano passado


- Coleta de uma gota de sangue da orelha do cão é feita na hora para o teste rápido. Em caso positivo, é colhido o sangue na veia do animal, para confirmação em laboratório


- Se o cão estiver positivado nos dois testes, deve ser recolhido pelo Poder Público, já que a leishmaniose não tem cura, e o Ministério da Saúde preconiza a eutanásia


- Morador que não entrega cão para o teste ou, em caso positivo para eutanásia, precisa assinar Termo de Recusa. Se não assinar, é lavrado um boletim de ocorrência policial e o caso encaminhado para o Ministério Público


- Cão não transmite a leishmaniose, ele é reservatório do protozoário leishmania. A doença é transmitida pela picada da fêmea do mosquito palha, que adquire o protozoário ao picar o reservatório. E o ciclo é continuado.


O inquérito canino é um levantamento epidemiológico que faz um retrato da situação dos cães em relação à leishmaniose. O trabalho começou nessa segunda-feira, 6/2, pelo bairro Santa Clara, onde agentes de endemias baterão de casa em casa, ofertando os testes rápidos, feitos por meio da coleta de uma gota de sangue da orelha do animal. Os agentes vão perfazer todo o bairro, depois avançam para o Mamoeiro. Na região, há uma grande população de cães e, no ano passado, foram registrados casos de leishmaniose tegumentar em humanos.


Os agentes que fazem o inquérito canino são parte do quadro de servidores do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) - órgão da Secretaria Municipal de Saúde - e trabalham diretamente com a médica veterinária do CCZ, Juscely Carolina Carneiro (Carol). "É uma equipe treinada, muito capacitada para realizar o trabalho. Os agentes estão diretamente sob minha orientação e supervisão", enfatiza a veterinária.


A escolha da região dos bairros Santa Clara/Mamoeiro para o inquérito canino neste ano resulta da avaliação da grande população canina existente na região, da distância entre esses bairros e o CCZ (onde também é ofertado o teste rápido) e do registro de casos de leishmaniose tegumentar em humanos no Mamoeiro em 2021. No ano passado, a ação foi desenvolvida na região do bairro Novo Horizonte.


"Identificamos os locais que demandam uma ação do Centro de Controle de Zoonoses. Temos de ir onde a população mais demanda esse serviço", justifica Carol.


CASA FECHADA? TEM CÃES? NÃO TEM CÃES?


Quando os agentes deparam com uma casa fechada, deixam um aviso (na caixa de Correios ou debaixo do portão), no qual pedem para o morador entrar em contato com o CCZ (3676-4615). "Mesmo se o morador não tiver um cão, pode ligar e avisar que não tem, para a gente dar baixa na casa. Se tiver o cão, deve ligar e combinar um horário para o teste".

 

Se a casa tem um cão, mas o tutor se nega a apresentar o animal para a realização do teste durante o inquérito canino, ele precisa assinar um Termo de Recusa.


DEU POSITIVO. E AGORA?


Se o resultado, tanto do teste rápido (feito pelos agentes) quanto do confirmatório (feito em laboratório), deu positivo, então a Administração Municipal é obrigada a seguir o que é preconizado pelo Ministério da Saúde: recolher o cão para eutanásia.


Carol explica que o Ministério da Saúde indica e reconhece a eutanásia como única medida de controle da leishmaniose, porque a doença não tem cura no animal. E, segundo ela, mesmo sem sintomas (emagrecimento, feridas no focinho e pontas de orelhas, queda de pelos, crescimento das unhas, comprometimento de órgãos internos como fígado e rins) o cão doente transmite a leishmaniose. Ela revela que 7 em cada 10 cães com a doença não revelam sintomas.


"E uma vez infectado, não tem cura. A gente diz que a leishmaniose é uma doença depauperante e crônica, significa que o animal vai definhando", explica Carol. E com o passar do tempo, o agravamento da doença pode ser de muito sofrimento para ele, na medida em que os sintomas vão avançando.


A veterinária admite, no entanto, que há casos em que o tutor do cão busca um "tratamento caro e paliativo", feito à base de um medicamento autorizado pelo Ministério da Agricultura. "Não se trata de cura. Vai reduzir a carga do protozoário na pele do animal, mas não é 100%. Ainda assim, o cão pode ser reservatório de leishmaniose".


O protozoário em questão é a leishmania, que se desenvolve no organismo do mosquito quando este pica um cão infectado (adquire o leishmania) e alimenta o ciclo ao picar outro cão ou mesmo o ser humano, repassando o patógeno. O protozoário é transmitido pela picada da fêmea do mosquito palha, que mede cerca de 2 milímetros, tem cor marrom-amarelada e é comum nesta região.


A eutanásia nos cães é feita no menor tempo possível, sem sofrimento para os cães, segundo a veterinária do CCZ. O cão doente toma uma anestesia geral e, depois de completamente sedado, recebe o medicamento que causa a parada do coração. "É tudo feito de forma muito respeitosa", garante.


NÃO QUER ENTREGAR O CÃO?


Deu resultado positivo nos dois testes (rápido e confirmatório), o tutor deve entregar o cão ao poder público para a eutanásia. Caso se negue, deve assinar um Termo de Recusa. Se não entregar o cão e nem assinar o documento, um boletim de ocorrência policial será lavrado e tudo encaminhado para a Promotoria Pública.


Segundo Carol, essa é a forma de a Administração Municipal se resguardar da ocorrência de problemas com a leishmaniose em dada região. Por exemplo, um vizinho de alguém que tem um cão "sabidamente" doente contrai a leishmaniose, o tutor do animal poderá ser responsabilizado, principalmente em caso de morte.


"Todas as recusas (de fazer o teste, de entregar o cão positivado) são encaminhadas para a Promotoria Pública em forma de denúncia. Daí para frente, cabe ao Ministério Público e à Justiça dar andamento à ação", ressalta a veterinária do CCZ.


Outro exemplo passível de condenação, adverte Carol, é o tutor que mantém o animal com leishmaniose definhando no quintal, sem nenhum tipo de tratamento. "O ato pode ser considerado maus-tratos, e a pessoa ser processada e condenada, inclusive a cinco anos de detenção".


CÃES "DE RUA" PASSAM PELO INQUÉRITO?


Se os agentes percebem um cão "de rua" em situação "muito debilitada" podem testar o animal. Caso o resultado do teste rápido seja positivo, Carol reconhece a dificuldade de realização do teste de confirmação feito em laboratório, cujo resultado dura até uma semana. E neste prazo (enquanto aguarda o resultado), o cão de rua pode sumir. "Deu positivo no teste rápido, temos de levá-lo, senão corremos o risco de perder o animal, que continuará doente nas ruas", avisa a veterinária.

 

Mas essa situação (de agentes durante o inquérito) depararem com cães de rua aparentemente doentes não é tão comum. O mais comum, segundo Carol, é algum cidadão demandar a presença dos agentes em determinado local e comentar a situação sintomática do cão que vive nas imediações. "A pessoa que tem o hábito de dar água, comida àquele cão, liga e comenta os sintomas observados no animal. A gente pede o apoio à pessoa para facilitar a aplicação do teste".


CCZ EM DOMICÍLIO


A pessoa com mais de 10 cães sob sua tutela pode ligar no CCZ e solicitar a visita. Os agentes vão até o domicílio fazer os testes. O mesmo ocorre com pessoas idosas, impossibilitadas de sair, ou com pessoas com pouca mobilidade ou com dificuldades para ir até o CCZ, como os cadeirantes.
Devem ligar no 3676-4615 e agendar a visita.


PREVENÇÃO À LEISHMANIOSE


A primeira medida preventiva é a realização periódica dos testes de leishmaniose nos cães (pelo menos duas vezes ao ano), que podem ser feitos gratuitamente no CCZ, às segundas e quartas-feiras, das 7h às 10h e das 13h às 16h. Antes de levar o cão, recomenda-se ligar (3676-4615), para evitar algum contratempo, e confirmar.


Outra medida preventiva é o manejo do ambiente onde os cães vivem, removendo folhas secas, frutas podres no chão, pedaços de madeira, fezes de animais, ou seja, restos de matéria orgânica que funcionam como criadouros do mosquito transmissor, que também prolifera nas proximidades de galinheiros e viveiros de aves.


Outra dica é endereçada especialmente aos tutores que levam os cães para passear no início da manhã ou no final da tarde, horários de maior atividade do mosquito palha. Se não for possível mudar o horário dos passeios, para maior proteção, a pessoa deve usar repelente e colocar a coleira repelente no cão, instrumento com resultado bastante eficaz para afastar o mosquito.

 

 incanii 0002

incanii 0001

incanii 0003

incanii 0004

incanii 0005

SmartNews.com
Previsão do Tempo

Siga-nos

    facebook FaceBook
insta icon Instagram
Twitter
linkedinico LinkedIn

Banco de Notícias

Assessoria de Comunicação Social e Relações Públicas - comunicaaiunai@gmail.com   -  (38)3677-9610 Ramal 9039
other a Sala de Imprensa (clique)

Notícias publicadas no período: 29/03/2005 até 17h24 do dia 13/12/2012

Prev Next Página:

18 de maio: oriente, ouça, denuncie!

18 de maio: oriente, ouça, denuncie!

18/05/2022 - Por Ricardo Ribas

SAÚDE – RETROSPECTIVA 2021

SAÚDE – RETROSPECTIVA 2021

29/12/2021 - Por Ricardo Ribas

CULTURA E TURISMO – RETROSPECTIVA 2021

CULTURA E TURISMO – RETROSPECTIVA 2021

28/12/2021 - Por Ricardo Ribas

ESPORTE E LAZER – RETROSPECTIVA 2021

ESPORTE E LAZER – RETROSPECTIVA 2021

28/12/2021 - Por Ricardo Ribas

FAZENDA MUNICIPAL – RETROSPECTIVA 2021

FAZENDA MUNICIPAL – RETROSPECTIVA 2021

28/12/2021 - Por Ricardo Ribas

GOVERNO (SEGOV) – RETROSPECTIVA 2021

GOVERNO (SEGOV) – RETROSPECTIVA 2021

28/12/2021 - Por Ricardo Ribas

EDUCAÇÃO – RETROSPECTIVA 2021

EDUCAÇÃO – RETROSPECTIVA 2021

27/12/2021 - Por Ricardo Ribas

Chuvas: Unaí em alerta

Chuvas: Unaí em alerta

24/12/2021 - Por Assessoria de Comunicação

Rosqueiro, por quê?

Rosqueiro, por quê?

19/10/2021 - Por Assessoria de Comunicação

Unaí no FCO é tema de audiência na Presidência

Unaí no FCO é tema de audiência na Presidência

30/09/2021 - Por Assessoria de Comunicação

Começou o Ruralão 2021

Começou o Ruralão 2021

14/09/2021 - Por Assessoria de Comunicação

Zumba volta a movimentar UAI

Zumba volta a movimentar UAI

22/06/2021 - Por Ricardo Ribas

Retirada de canteiros segue a todo vapor

Retirada de canteiros segue a todo vapor

29/06/2020 - Por Ricardo Ribas

Asfalto chega a Pedras de Marilândia

Asfalto chega a Pedras de Marilândia

17/06/2020 - Por Ricardo Ribas

Dengue em Unaí: muita larva e alto risco

Dengue em Unaí:  muita larva e alto risco

20/01/2020 - Por Ricardo Ribas

Creche e pré-escolar: matriculas abertas

Creche e pré-escolar: matriculas abertas

09/12/2019 - Por Junei Martins

Papai Noel já chegou em Unaí

Papai Noel já chegou em Unaí

02/12/2019 - Por Junei Martins

VORTEX: BATALHA DE RIMA LOTA PRAÇA DA AABB

VORTEX: BATALHA DE RIMA LOTA PRAÇA DA AABB

30/10/2019 - Por Junei Martins

Unaí vai inaugurar UTI nesta sexta-feira

Unaí vai inaugurar UTI nesta sexta-feira

16/10/2019 - Por Junei Martins

Teatro unaiense premiado em Ponte Nova

Teatro unaiense premiado em Ponte Nova

23/09/2019 - Por Junei Martins

Unaí tem 60 mototaxistas legalizados

Unaí tem 60 mototaxistas legalizados

16/09/2019 - Por Junei Martins

Verdão da Serra de volta

Verdão da Serra de volta

13/09/2019 - Por Junei Martins

Aberto o cadastro escolar para 2020

Aberto o cadastro escolar para 2020

01/07/2019 - Por Ricardo Ribas

Grota do Cidade Nova com os dias contados

Grota do Cidade Nova com os dias contados

27/06/2019 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – AMALEGIS 2017/2018

RETROSPECTIVA – AMALEGIS 2017/2018

24/01/2019 - Por Ricardo Ribas

Unaí 75 anos: celebração oficial de gala

Unaí 75 anos:  celebração oficial de gala

16/01/2019 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – CULTURA E TURISMO 2017/2018

RETROSPECTIVA – CULTURA E TURISMO 2017/2018

21/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – FAZENDA 2017/2018

RETROSPECTIVA – FAZENDA 2017/2018

21/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – SAAE 2017/2018

RETROSPECTIVA – SAAE 2017/2018

20/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – SAÚDE 2017/2018

RETROSPECTIVA – SAÚDE 2017/2018

19/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – ESPORTE E LAZER 2017/2018

RETROSPECTIVA – ESPORTE E LAZER 2017/2018

18/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – MEIO AMBIENTE 2017/2018

RETROSPECTIVA – MEIO AMBIENTE 2017/2018

18/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – EDUCAÇÃO 2017/2018

RETROSPECTIVA – EDUCAÇÃO 2017/2018

17/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA ADMINISTRAÇÃO 2017/2018

RETROSPECTIVA ADMINISTRAÇÃO 2017/2018

12/12/2018 - Por Ricardo Ribas

Prefeitura paga servidores nesta sexta (28/9)

Prefeitura paga servidores nesta sexta (28/9)

26/09/2018 - Por Ricardo Ribas

Unaí terá Banco de Alimentos

Unaí terá Banco de Alimentos

17/08/2018 - Por Ricardo Ribas

Falta de UTI volta à pauta de discussões

Falta de UTI volta à pauta de discussões

27/07/2018 - Por Ricardo Ribas

Escolas municipais recebem mobiliário novo

Escolas municipais recebem mobiliário novo

11/04/2018 - Por Ricardo Ribas

Comprado elevador para prédio da Prefeitura

Comprado elevador para prédio da Prefeitura

14/03/2018 - Por Ricardo Ribas

Uma tarde para falar da saúde do homem

Uma tarde para falar da saúde do homem

01/12/2017 - Por Ricardo Ribas

Chuva provoca perdas e danos no Cidade Nova

Chuva provoca perdas e danos no Cidade Nova

28/11/2017 - Por Ricardo Ribas

Prefeitura retoma operação tapa-buracos

Prefeitura retoma operação tapa-buracos

23/06/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Organizadores avaliam Festa do Boqueirão

Organizadores avaliam Festa do Boqueirão

14/06/2017 - Por Ricardo Ribas

Aberta oficialmente a 15ª Semana de Museus

Aberta oficialmente a 15ª Semana de Museus

16/05/2017 - Por Ricardo Ribas

Conferência de Saúde aprova 83 propostas

Conferência de Saúde aprova 83 propostas

10/05/2017 - Por Ricardo Ribas

Escola Glória Moreira comemora 18 anos

Escola Glória Moreira comemora 18 anos

04/05/2017 - Por Ricardo Ribas

União: Prefeitura de Unaí, SAAE e UFVJM vão trabalhar juntos

União: Prefeitura de Unaí, SAAE e UFVJM vão trabalhar juntos

07/04/2017 - Por Assessoria de Comunicação

PMU inicia cirurgias de castração de cães

PMU inicia cirurgias de castração de cães

21/03/2017 - Por Ricardo Ribas

Prefeitura participa de blitz comemorativa do Dia da Mulher

Prefeitura participa de blitz comemorativa do Dia da Mulher

08/03/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Prefeitura e Ascanor definem parceria para a 19ª. Festa da Moagem

Prefeitura e Ascanor definem parceria para a 19ª. Festa da Moagem

24/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

PSF´s do Primavera e Novo Horizonte se mobilizam contra a Dengue

PSF´s do Primavera e Novo Horizonte se mobilizam contra a Dengue

24/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Prefeitura retira quebra-molas desnecessários

Prefeitura retira quebra-molas desnecessários

23/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Unaí quer implantação de Samu

Unaí quer implantação de Samu

13/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Município recebe novos ônibus para transporte escolar

Município recebe novos ônibus para transporte escolar

13/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Tapa-buracos depende da usina e da chuva

Tapa-buracos depende da usina e da chuva

06/02/2017 - Por Ricardo Ribas

Governo de Unaí quer fiscalização atuante

Governo de Unaí quer fiscalização atuante

02/02/2017 - Por Ricardo Ribas

Prefeitura vai pagar menos por combustível

Prefeitura vai pagar menos por combustível

01/02/2017 - Por Ricardo Ribas

Administração renegocia contrato de transporte coletivo

Administração renegocia contrato de transporte coletivo

01/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Prefeitura quer acabar com filas na Central de Regulação

Prefeitura quer acabar com filas na Central de Regulação

20/01/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Governo vai extinguir quatro Secretarias Municipais

Governo vai extinguir quatro Secretarias Municipais

19/01/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Unimontes vai ampliar presença em Unaí

Unimontes vai ampliar presença em Unaí

18/01/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Hospital Municipal quer se livrar de sucatas

Hospital Municipal quer se livrar de sucatas

17/01/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Branquinho recebe servidores do Unaprev

Branquinho recebe servidores do Unaprev

12/01/2017 - Por Ricardo Ribas

Limpeza de Unaí começa pela Praça JK

Limpeza de Unaí começa pela Praça JK

05/01/2017 - Por Ricardo Ribas

Visita a secretarias e órgãos municipais

Visita a secretarias e órgãos municipais

03/01/2017 - Por Ricardo Ribas

Prefeito faz 1ª reunião com secretariado

Prefeito faz 1ª reunião com secretariado

03/01/2017 - Por Ricardo Ribas

Manhã cívica marca início dos trabalhos

Manhã cívica marca início dos trabalhos

02/01/2017 - Por Ricardo Ribas

ADEUS GROTA DO TAQUARIL

ADEUS GROTA DO TAQUARIL

30/06/2016 - Por Ricardo Ribas

CCZ oferece seis cães para adoção

CCZ oferece seis cães para adoção

27/06/2016 - Por Ricardo Ribas

Por que fazer o Cartão Unaí Saúde?

Por que fazer o Cartão Unaí Saúde?

23/02/2016 - Por Ricardo Ribas

UAI promove 1º Forró para os idosos

UAI promove 1º Forró para os idosos

14/01/2016 - Por Ricardo Ribas

Diplomados os novos conselheiros tutelares

Diplomados os novos conselheiros tutelares

11/01/2016 - Por Ricardo Ribas

Same/Sesau orienta população sobre HIV-Aids

Same/Sesau orienta população sobre HIV-Aids

04/12/2015 - Por Ricardo Ribas