topo ban fine

 
 

servicos solicitar banner

Unaí vacinará cerca de 74 mil contra covid; aproximadamente 35% já tomaram ao menos a 1ª dose

Levantamento da Secretaria de Saúde, na tarde dessa quarta (30/6), aponta que mais de 26 mil pessoas em Unaí já tomaram ao menos a primeira dose de uma das vacinas disponíveis contra a covid-19. Esse número representa aproximadamente 35% do total de maiores de 18 anos estimados para a imunização em Unaí. No início da semana passada, o município iniciou a vacinação das pessoas por faixa etária (menores de 60 anos) que estão fora dos grupos prioritários.

 

"Nossa situação é muito boa", avalia a coordenadora do setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde. Adriane Araújo se baseia no cronograma do Ministério da Saúde para comemorar os números da vacinação em Unaí. "A meta do Estado era terminar o mês de junho vacinando a faixa dos 55 aos 59 anos. Em Unaí, fechamos o mês vacinando o pessoal de 51 anos. Estamos muito bem".

 

Segundo Adriane Araújo, a meta de vacinação ultrapassou os 100% previstos para o grupo de pessoas idosas. E vacinou todas as pessoas com comorbidades, profissionais da saúde, da educação, das forças de segurança que constavam de listas e apresentaram documentação comprobatória de sua condição profissional.

 

HOUVE ATRASO NA VACINAÇÃO DA POPULAÇÃO "FORA DOS GRUPOS PRIORITÁRIOS", POR FAIXA ETÁRIA?

 

Com a aplicação da primeira dose da vacina nos grupos prioritários, a população "comum" esperava iniciar logo sua imunização. Porém, antes que isso ocorresse, outros grupos "foram estabelecidos" pelo cronograma do Ministério da Saúde. Então, não houve atraso. Houve interposição de novos grupos "prioritários".

 

"Quando a gente estava terminando de vacinar o grupo da educação que trabalha nas escolas e o pessoal das forças de segurança pública, saiu uma resolução, ou nota informativa, do Ministério da Saúde colocando o segmento industrial, de transformação e beneficiamento como grupo prioritário 'seguinte' para tomar a vacina", recorda Adriane.

 

Isso explica o motivo pelo qual funcionários da Coagril, Piracanjuba, fábricas de laticínios e de ração da Capul, fábrica de ração União e outras do segmento foram vacinados antes. "Havia uma lista com o registro das empresas classificadas dentro dos critérios do ministério. Trazia o código das empresas. Checamos tudo isso na Prefeitura e obedecemos ao estabelecido". A lista contemplava ainda a vacinação de funcionários dos Correios, Cemig, SAAE.

 

Foram muitas as reclamações, mas a coordenadora justifica: "Em Unaí, estamos seguindo à risca as determinações do ministério, para depois não termos que responder ou sermos responsabilizados por sair do cronograma. Sob a minha coordenação, não vamos correr esse risco".

 

Para se resguardar, a Secretaria Municipal de Saúde arquiva cópias dos laudos apresentados por pessoas com comorbidades e listas (com cópia da documentação) dos profissionais que vacinaram "prioritariamente". Tudo devidamente registrado.

 

RESPEITAR QUEM TRABALHA NA APLICAÇÃO DE VACINAS

 

Há quem esteja forçando a barra para ser vacinado fora do cronograma, tentativa de furar-fila, o que não é aceito por quem respeita o cronograma do ministério. "Aí ofendem as servidoras que estão trabalhando nas unidades de vacinação", revela Adriane. Segundo observa, houve até quem rasgasse o contracheque e jogasse nas servidoras, porque se achava no direito de tomar a vacina no momento em que desejasse. "Não pode ser assim", reitera a coordenadora. "Ninguém será contemplado se não estiver no cronograma". Se a pessoa tiver dúvidas, é só procurar os cronogramas do Ministério da Saúde e certificar-se se pode ou não tomar a vacina.

 

Por outro lado, assegura Adriane, qualquer cidadão que estiver na sua vez de vacinar (obedecendo ao cronograma) e apresentar a documentação exigida, será vacinado, sem dúvida nenhuma. Nessa condição, ela afirma, "ninguém vai negar a vacina a essa pessoa".

 

Outra situação é a pessoa querer escolher a marca da vacina a ser tomada. O município não garante essa prerrogativa a ninguém. A orientação é aplicar a vacina disponível na unidade. Adriane justifica: "Quando começamos a aplicar um tipo de vacina (a CoronaVac, por exemplo), esgotamos todo o estoque, só depois começamos a aplicação de outro tipo (a Pfizer, por exemplo)". Tal decisão assegura melhor controle sobre estoques e facilita o planejamento da aplicação da segunda dose.

 

Restrições de marca de vacina somente em um caso, envolvendo gestantes. Autoridades sanitárias recomendam que as grávidas evitem ser vacinadas com a AstraZeneca, porque a bula da vacina não libera o uso em grávidas. Um caso de morte de gestante no país está sob investigação.

 

REAÇÕES DEPOIS DA VACINA

 

As vacinas contra o coronavírus são muito "recentes", foram concebidas a toque de caixa para tentar conter infecções e enfrentar a aceleração de hospitalizações e de mortes. Algumas pessoas têm reagido aos efeitos do imunizante, situação considerada normal por Adriane, pela reação significar o organismo criando anticorpos para combater o "invasor". Sintomas leves equivalem a reações normais.

 

Reações mais graves, por seu turno, precisam ser reportadas à unidade onde a pessoa se vacinou. "Uma dor de cabeça muito forte, dores intensas pelo corpo, febre alta, sintomas que põem a pessoa de cama, precisam ser comunicados". Reações muito fortes, no entanto, são mais raras, segundo ela. "A maioria apresenta sintomas dentro da normalidade".

 

As reações à primeira dose, segundo Adriane, não devem afetar a decisão da pessoa de tomar a dose complementar, pois só assim ela estará efetivamente imunizada contra os efeitos mais graves da covid. Quando toma a primeira dose, a pessoa já recebe o cartão de vacina com a data que deverá retornar para a segunda aplicação. Até o momento, apenas a vacina da Janssen garante imunidade completa com a aplicação de apenas uma dose.

 

Do ponto de vista médico-científico e de autoridades sanitárias oficiais, todas as vacinas disponíveis (em Unaí: CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen) garantem a proteção necessária para evitar o agravamento dos efeitos da doença. Depois de imunizada, por qualquer vacina, a pessoa poderá até se infectar com o coronavírus, mas desenvolverá sintomas mais leves da covid. E isso, é claro, resulta em redução no quantitativo de internações hospitalares ou de ocupação de leitos de terapia intensiva.

 

Informações emitidas por entidades científicas e pelas principais agências oficiais de saúde nacional e internacionais asseguram que a vacina é a única forma segura de garantir a imunidade coletiva, sem a resultante de inúmeras mortes. Para isso, no entanto, pelo menos 7 em cada 10 pessoas precisam estar vacinadas.

 

Enquanto não ocorre a imunização em massa contra a covid, mesmo os vacinados precisam continuar usando máscaras, evitando aglomerações, mantendo o distanciamento e higienizando as mãos (lavando com água e sabão ou esfregando-as com álcool em gel).

 

vacunaa 0001

SmartNews.com
Previsão do Tempo

Siga-nos

    facebook FaceBook
insta icon Instagram
Twitter
linkedinico LinkedIn

Banco de Notícias

Assessoria de Comunicação Social e Relações Públicas - comunicaaiunai@gmail.com   -  (38)3677-9610 Ramal 9039
other a Sala de Imprensa (clique)

Notícias publicadas no período: 29/03/2005 até 17h24 do dia 13/12/2012

Prev Next Página:

Rosqueiro, por quê?

Rosqueiro, por quê?

19/10/2021 - Por Assessoria de Comunicação

Unaí no FCO é tema de audiência na Presidência

Unaí no FCO é tema de audiência na Presidência

30/09/2021 - Por Assessoria de Comunicação

Começou o Ruralão 2021

Começou o Ruralão 2021

14/09/2021 - Por Assessoria de Comunicação

Zumba volta a movimentar UAI

Zumba volta a movimentar UAI

22/06/2021 - Por Ricardo Ribas

Retirada de canteiros segue a todo vapor

Retirada de canteiros segue a todo vapor

29/06/2020 - Por Ricardo Ribas

Asfalto chega a Pedras de Marilândia

Asfalto chega a Pedras de Marilândia

17/06/2020 - Por Ricardo Ribas

Dengue em Unaí: muita larva e alto risco

Dengue em Unaí:  muita larva e alto risco

20/01/2020 - Por Ricardo Ribas

Creche e pré-escolar: matriculas abertas

Creche e pré-escolar: matriculas abertas

09/12/2019 - Por Junei Martins

Papai Noel já chegou em Unaí

Papai Noel já chegou em Unaí

02/12/2019 - Por Junei Martins

VORTEX: BATALHA DE RIMA LOTA PRAÇA DA AABB

VORTEX: BATALHA DE RIMA LOTA PRAÇA DA AABB

30/10/2019 - Por Junei Martins

Unaí vai inaugurar UTI nesta sexta-feira

Unaí vai inaugurar UTI nesta sexta-feira

16/10/2019 - Por Junei Martins

Teatro unaiense premiado em Ponte Nova

Teatro unaiense premiado em Ponte Nova

23/09/2019 - Por Junei Martins

Unaí tem 60 mototaxistas legalizados

Unaí tem 60 mototaxistas legalizados

16/09/2019 - Por Junei Martins

Verdão da Serra de volta

Verdão da Serra de volta

13/09/2019 - Por Junei Martins

Aberto o cadastro escolar para 2020

Aberto o cadastro escolar para 2020

01/07/2019 - Por Ricardo Ribas

Grota do Cidade Nova com os dias contados

Grota do Cidade Nova com os dias contados

27/06/2019 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – AMALEGIS 2017/2018

RETROSPECTIVA – AMALEGIS 2017/2018

24/01/2019 - Por Ricardo Ribas

Unaí 75 anos: celebração oficial de gala

Unaí 75 anos:  celebração oficial de gala

16/01/2019 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – CULTURA E TURISMO 2017/2018

RETROSPECTIVA – CULTURA E TURISMO 2017/2018

21/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – FAZENDA 2017/2018

RETROSPECTIVA – FAZENDA 2017/2018

21/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – SAAE 2017/2018

RETROSPECTIVA – SAAE 2017/2018

20/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – SAÚDE 2017/2018

RETROSPECTIVA – SAÚDE 2017/2018

19/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – ESPORTE E LAZER 2017/2018

RETROSPECTIVA – ESPORTE E LAZER 2017/2018

18/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – MEIO AMBIENTE 2017/2018

RETROSPECTIVA – MEIO AMBIENTE 2017/2018

18/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – EDUCAÇÃO 2017/2018

RETROSPECTIVA – EDUCAÇÃO 2017/2018

17/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA ADMINISTRAÇÃO 2017/2018

RETROSPECTIVA ADMINISTRAÇÃO 2017/2018

12/12/2018 - Por Ricardo Ribas

Prefeitura paga servidores nesta sexta (28/9)

Prefeitura paga servidores nesta sexta (28/9)

26/09/2018 - Por Ricardo Ribas

Unaí terá Banco de Alimentos

Unaí terá Banco de Alimentos

17/08/2018 - Por Ricardo Ribas

Falta de UTI volta à pauta de discussões

Falta de UTI volta à pauta de discussões

27/07/2018 - Por Ricardo Ribas

Escolas municipais recebem mobiliário novo

Escolas municipais recebem mobiliário novo

11/04/2018 - Por Ricardo Ribas

Comprado elevador para prédio da Prefeitura

Comprado elevador para prédio da Prefeitura

14/03/2018 - Por Ricardo Ribas

Uma tarde para falar da saúde do homem

Uma tarde para falar da saúde do homem

01/12/2017 - Por Ricardo Ribas

Chuva provoca perdas e danos no Cidade Nova

Chuva provoca perdas e danos no Cidade Nova

28/11/2017 - Por Ricardo Ribas

Prefeitura retoma operação tapa-buracos

Prefeitura retoma operação tapa-buracos

23/06/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Organizadores avaliam Festa do Boqueirão

Organizadores avaliam Festa do Boqueirão

14/06/2017 - Por Ricardo Ribas

Aberta oficialmente a 15ª Semana de Museus

Aberta oficialmente a 15ª Semana de Museus

16/05/2017 - Por Ricardo Ribas

Conferência de Saúde aprova 83 propostas

Conferência de Saúde aprova 83 propostas

10/05/2017 - Por Ricardo Ribas

Escola Glória Moreira comemora 18 anos

Escola Glória Moreira comemora 18 anos

04/05/2017 - Por Ricardo Ribas

União: Prefeitura de Unaí, SAAE e UFVJM vão trabalhar juntos

União: Prefeitura de Unaí, SAAE e UFVJM vão trabalhar juntos

07/04/2017 - Por Assessoria de Comunicação

PMU inicia cirurgias de castração de cães

PMU inicia cirurgias de castração de cães

21/03/2017 - Por Ricardo Ribas

Prefeitura participa de blitz comemorativa do Dia da Mulher

Prefeitura participa de blitz comemorativa do Dia da Mulher

08/03/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Prefeitura e Ascanor definem parceria para a 19ª. Festa da Moagem

Prefeitura e Ascanor definem parceria para a 19ª. Festa da Moagem

24/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

PSF´s do Primavera e Novo Horizonte se mobilizam contra a Dengue

PSF´s do Primavera e Novo Horizonte se mobilizam contra a Dengue

24/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Prefeitura retira quebra-molas desnecessários

Prefeitura retira quebra-molas desnecessários

23/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Unaí quer implantação de Samu

Unaí quer implantação de Samu

13/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Município recebe novos ônibus para transporte escolar

Município recebe novos ônibus para transporte escolar

13/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Tapa-buracos depende da usina e da chuva

Tapa-buracos depende da usina e da chuva

06/02/2017 - Por Ricardo Ribas

Governo de Unaí quer fiscalização atuante

Governo de Unaí quer fiscalização atuante

02/02/2017 - Por Ricardo Ribas

Prefeitura vai pagar menos por combustível

Prefeitura vai pagar menos por combustível

01/02/2017 - Por Ricardo Ribas

Administração renegocia contrato de transporte coletivo

Administração renegocia contrato de transporte coletivo

01/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Prefeitura quer acabar com filas na Central de Regulação

Prefeitura quer acabar com filas na Central de Regulação

20/01/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Governo vai extinguir quatro Secretarias Municipais

Governo vai extinguir quatro Secretarias Municipais

19/01/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Unimontes vai ampliar presença em Unaí

Unimontes vai ampliar presença em Unaí

18/01/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Hospital Municipal quer se livrar de sucatas

Hospital Municipal quer se livrar de sucatas

17/01/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Branquinho recebe servidores do Unaprev

Branquinho recebe servidores do Unaprev

12/01/2017 - Por Ricardo Ribas

Limpeza de Unaí começa pela Praça JK

Limpeza de Unaí começa pela Praça JK

05/01/2017 - Por Ricardo Ribas

Visita a secretarias e órgãos municipais

Visita a secretarias e órgãos municipais

03/01/2017 - Por Ricardo Ribas

Prefeito faz 1ª reunião com secretariado

Prefeito faz 1ª reunião com secretariado

03/01/2017 - Por Ricardo Ribas

Manhã cívica marca início dos trabalhos

Manhã cívica marca início dos trabalhos

02/01/2017 - Por Ricardo Ribas

ADEUS GROTA DO TAQUARIL

ADEUS GROTA DO TAQUARIL

30/06/2016 - Por Ricardo Ribas

CCZ oferece seis cães para adoção

CCZ oferece seis cães para adoção

27/06/2016 - Por Ricardo Ribas

Por que fazer o Cartão Unaí Saúde?

Por que fazer o Cartão Unaí Saúde?

23/02/2016 - Por Ricardo Ribas

UAI promove 1º Forró para os idosos

UAI promove 1º Forró para os idosos

14/01/2016 - Por Ricardo Ribas

Diplomados os novos conselheiros tutelares

Diplomados os novos conselheiros tutelares

11/01/2016 - Por Ricardo Ribas

Same/Sesau orienta população sobre HIV-Aids

Same/Sesau orienta população sobre HIV-Aids

04/12/2015 - Por Ricardo Ribas

Prefeituras fecham as portas dia 24 de agosto

Prefeituras fecham as portas dia 24 de agosto

17/08/2015 - Por Ricardo Ribas

Prefeito visita Agrobrasília 2015

Prefeito visita Agrobrasília 2015

14/05/2015 - Por Assessoria de Comunicação

Passeata contra a dengue: quinta-feira (30/4), às 7h30

Passeata contra a dengue: quinta-feira (30/4), às 7h30

27/04/2015 - Por Assessoria de Comunicação