Coronavírus Unaí: orientação para profissionais de saúde sobre fluxo e protocolo de atendimento

Que fazer com casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus? Para onde encaminhar? Como os profissionais deverão atuar no atendimento? Médicos, enfermeiros e técnicos de saúde que atuam nas unidades municipais estão tomando conhecimento, nesta sexta-feira (20/3), sobre o fluxograma e protocolos de atendimento aos casos de infecção por coronavírus que derem entrada nas unidades de saúde pública unaiense.

Na parte da manhã, as orientações foram passadas para os médicos. À tarde, foi a vez de enfermeiros e técnicos de enfermagem receber informações. A movimentação de profissionais de saúde é registrada durante toda esta sexta, no plenário da Câmara Municipal de Unaí.

O mais importante: as autoridades e órgãos governamentais estão pedindo para que as pessoas fiquem em casa, principalmente idosos e doentes crônicos (diabéticos, hipertensos, cardiopatas).

Em caso de febre alta, tosse seca e nariz escorrendo (coriza), e que não seja identificado como gripe comum ou resfriado, o indivíduo deve entrar em contato com os órgãos de saúde do município, para obter orientação.

Em caso de insuficiência respiratória ou dispneia (falta de ar), procurar o Pronto-Socorro do Hospital Municipal. Mas só procurar o PA nesse caso urgente, a fim de evitar aglomerações na unidade, que é pequena e, sendo assim, pode tornar-se fonte de risco para infecções.

Neste momento, as autoridades sanitárias ainda entendem como "suspeito para infecção" o indivíduo que esteve em contato com outros que viajaram para país com alta incidência da Covid-19, ou que entrou em contato com quem veio de cidades com transmissão comunitária do novo coronavírus, como Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, entre outras. O número das cidades cresce a cada dia.

flux2 0006

flux2 0007