Coronavírus Unaí: população será orientada por telefone e atendida por equipe volante, a partir desta segunda (23/3)
- 20/03/2020 - 14:24
- Por Ricardo Ribas
3677-4988. Esse é o número de telefone que a Secretaria de Saúde de Unaí colocará à disposição da população para casos suspeitos de coronavírus, a partir desta segunda-feira, 23 de março.
Do outro lado da linha (instalada na Secretaria de Saúde), haverá um médico disponível para escutar o relato da pessoa e já fazer a primeira triagem para atendimento.
Circulando pelas ruas, uma equipe médica volante (formada por médico e enfermeiro), que será acionada, para atender os casos triados. Somente pacientes sintomáticos (febre, tosse seca, coriza) serão atendidos. Casos mais graves, como dificuldade respiratória ou falta de ar, devem procurar diretamente o pronto-socorro do Hospital Municipal.
"Mas, por favor, só procure o PA em caso de insuficiência respiratória ou falta de ar. Se não tiver esse sintoma grave, melhor ficar em casa. O PA é local de risco, por haver grande circulação de pessoas", ressalta Núbia Roberta Custódio, que é enfermeira do Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Municipal de Unaí.
Funcionamento
O teleatendimento e a equipe volante funcionarão assim: o médico ao telefone ouve a pessoa, faz o inquérito, pega o endereço do caso suspeito e encaminha a equipe volante para a residência. Lá, o médico (da volante) vai avaliar e dar o encaminhamento necessário.
Núbia explica que "suspeita" é a pessoa que entrou em contato, sabidamente, com algum portador do vírus, ou pessoa que esteve em países com histórico de circulação do vírus ou em cidades com infecção comunitária, como é o caso de Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Porto Alegre, entre outras que já vão aparecendo.
Poderá haver uma sobrecarga de chamadas no número do teleatendimento. A alternativa é a pessoa, sintomática, telefonar no posto de saúde/ PSF de referência ou se dirigir até lá.