Dengue é uma preocupação de todos os prefeitos, enfatiza Branquinho

A manifestação do prefeito José Gomes Branquinho durante o 1º Seminário Regional de Mobilização contra a Dengue complementou uma fala do diretor da Gerência Regional de Saúde (GRS Unaí), José Juliano Espíndula, o qual afirmou que o poder público, especialmente as prefeituras, tem feito o que é possível para combater o mosquito transmissor e para oferecer atendimento às pessoas acometidas pela dengue. O seminário ocorreu na manhã desta sexta (13/12), no plenário da Câmara Municipal de Unaí, com a presença de representantes dos 12 municípios que integram a regional noroeste de saúde.

O prefeito de Unaí ressaltou que o pessoal da Secretaria de Saúde de Unaí trabalha a valer para prevenir e combater a dengue. Disse que a Prefeitura faz o que pode para contratar agentes temporários, que também trabalham a valer. E que a Prefeitura orienta a população, e faz mutirão de limpeza, mas – no final – o resultado nem sempre vem. "Nossa luta é inglória contra um bichinho pequeninho assim", mostra com os dedos, quase juntando o polegar ao indicador. "Está passando da hora de darmos um fim a essa dengue", sentencia o prefeito.

Esse resultado esperado, porém, não depende somente do poder público, como foi atestado durante as exposições iniciais de um técnico de referência da GRS e sabido pelo grosso da população. "Precisamos redobrar o trabalho de conscientização da nossa população", afirmou Branquinho. "Porque a Prefeitura não pode entrar na casa das pessoas, cada um tem de cuidar do que é seu", acrescentou.

Muito trabalho

Branquinho reconhece que as equipes que lidam com a dengue em Unaí "trabalham muito". Ele disse que o pessoal da saúde "trabalha, trabalha", que a Prefeitura contrata mais gente para ajudar, que também "trabalha, trabalha". E envolve a Secretaria de Obras e outras secretarias, mas ainda parece pouco. E conclui: "Mas vamos continuar fazendo nossa parte com o mesmo envolvimento de sempre".

No final de sua fala e antes de desejar um bom seminário aos participantes, Branquinho deixou um recado: "vocês precisam conscientizar seu prefeito, para que ele dê todas as condições para vocês trabalharem lá na ponta, senão nós não vamos conseguir vencer essa luta".

O seminário começou às 8h30, reuniu mais de 100 pessoas dos 12 municípios da regional de saúde e estava previsto para terminar às 13h. Por questão de agenda, Branquinho esteve no local somente após as 10h.

brasem 0003

brasem 0004