Unaí vai inaugurar UTI nesta sexta-feira

Segundo o prefeito Branquinho, "parceria", esta é a melhor palavra para definir o resultado de todos os entendimentos promovidos desde o início de seu mandato, com o objetivo de beneficiar as pessoas de Unaí e região com uma Unidade de Terapia Intensiva, UTI, em Unaí.

"É uma agonia pra todos nós, quando há a indicação de UTI para um paciente grave. Desde o cadastramento no SUS FÁCIL, até a liberação de vaga em Patos de Minas ou outra cidade, ainda mais distante; o paciente, a família e todos nós, sofremos muito. Sem falar no risco para o paciente e a equipe que o acompanha nessas remoções. A instalação da UTI aqui, vai aumentar a oferta de vagas e eliminar o risco de acidentes no transporte", explicou Branquinho.

O prefeito informou que a Prefeitura de Unaí, mediante convênio, em conformidade com a lei, vai garantir UTI gratuita para os pacientes residentes em Unaí.

A UTI VAI FUNCIONAR NO HOSPITAL SANTA MÔNICA

Graças a uma parceria com a empresa gestora em saúde, Intensilife, que já atua nesse segmento em Minas Gerais e Espírito Santo, o Hospital Santa Mônica passa a oferecer UTI em suas instalações.

A intensilife investiu na adequação do espaço físico destinado à UTI, adquiriu equipamentos, medicamentos e insumos, e vai disponibilizar equipe médica, de enfermagem e outros profissionais.

A parceria só foi possível após a sinalização positiva da Prefeitura de Unaí, no sentido de absorver para os moradores da cidade, que precisarem, determinada quantidade de leitos de UTI.

O prefeito Branquinho informou que não houve nenhum investimento de dinheiro público para a instalação da UTI.

O que a prefeitura fez foi sinalizar, com boa vontade, para utilizar os serviços, em conformidade com a lei, para salvar vidas de unaienses, que precisam de UTI.

"Os cálculos feitos pela equipe técnica, considerando o que a Prefeitura gasta com as remoções de pacientes e outros procedimentos, apontam para uma possibilidade de equivalência de gastos, ou até mesmo redução, com a vantagem de que vamos eliminar o risco de acidente para o próprio paciente e equipe no transporte para outras cidades, que não será mais necessário", informou o prefeito.

A UTI será inaugurada já na próxima sexta-feira, 18/10, às 9 horas da manhã.

O efetivo funcionamento ocorrerá após obtenção do licenciamento nos respectivos órgãos estaduais de controle.

72806377 2416755101903137 898732777250226176 n